Editais - Universidade Estadual Paulista

Data de publicação08 Outubro 2022
SectionCaderno Executivo 1
sábado, 8 de outubro de 2022 Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 132 (204) – 97
- Tendo iniciado o Estágio, os alunos bolsistas e voluntários,
deverão entregar na Secretaria de Pós-Graduação, a folha de
frequência devidamente assinada, disponível em: JANUS \> PAE
\> Frequência, todos os meses a partir de fevereiro.
OBSERVAÇÃO: Caso seja implementado o controle de fre-
quência online, o aluno deverá seguir as instruções contidas no
Termo de Compromisso.
Supervisão
- Cabe ao supervisor orientar as atividades desenvolvidas
pelo estagiário e acompanhar o desenvolvimento do plano de
atividades.
- O professor responsável pelo oferecimento da disciplina de
graduação é incumbido pela supervisão do projeto.
- O estagiário não poderá ministrar aulas teóricas, mesmo
com a presença do supervisor.
Classificação e Seleção
A classificação dos candidatos para distribuição das cotas
de bolsas do Estágio Supervisionado em
Docência será realizada pela Comissão Coordenadora do
PAE do Instituto Oceanográfico da USP. Os critérios de classifica-
ção obedecem às seguintes prioridades:
a) alunos do Programa de Pós-Graduação da Unidade, que
ainda não tenham realizado o estágio.
b) alunos do Programas de Pós-Graduação da Unidade que
já realizaram o estágio.
c) alunos de outros Programas de Pós-Graduação da USP.
Para classificação em cada categoria, será julgado o mérito
acadêmico do aluno, por meio da avaliação do Curriculum Vitae.
Os inscritos serão selecionados levando em consideração a
seguinte pontuação curricular:
- 2 pontos por ano de iniciação científica com bolsa; 1 ponto
por ano de iniciação científica sem bolsa;
- 2 pontos por ano de estágio em laboratórios de pesquisa
ou empresas;
- 1 ponto por evento científico com apresentação de trabalho;
- 1 ponto por resumo ou trabalho publicado em evento
(pontuação para trabalhos como primeiro autor. Para trabalhos
como coautor a pontuação será 70 % do valor indicado);
- 3 pontos por artigo científico aceito ou publicado em
revista arbitrada (pontuação para trabalhos como primeiro
autor. Para trabalhos como coautor a pontuação será 70 % do
valor indicado).
Os pontos deverão ser computados levando em conside-
ração toda vida acadêmica do aluno. Caso ocorra empate em
alguma categoria, serão utilizados como critérios de desempate:
(a) prioridade ao aluno bolsista CAPES que ainda não realizou
estágio, (b) prioridade ao aluno não-bolsista que ainda não rea-
lizou estágio e (c) data matrícula mais antiga na pós-graduação.
O.B.S.: Será encaminhado via e-mail à todos os interessa-
dos um Formulário de apresentação do Curriculum Vitae para
seleção e classificação dos candidatos inscritos no Estágio
Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento
de Ensino (PAE) no Instituto Oceanográfico- USP.
Este formulário deve ser entregue devidamente preenchido
através do e-mail: cpg-io@usp.br, Assunto: Inscrição Estágio
Supervisionado em Docência – Aluno:******** até a data
limite de inscrição: 31.10.2022.
Ao término do Estágio
Ao final do período, o estagiário deverá elaborar um
relatório (entrega obrigatória) descrevendo todas as atividades
realizadas no decorrer do estágio, o qual deverá ser assinado e
acompanhado de uma Ficha de Avaliação do Supervisor.
O certificado somente será fornecido aos alunos que conclu-
írem as duas etapas do Programa.
A entrega do Relatório do Estagiário e da Ficha de Avaliação
do Supervisor (http://www.prpg.usp.br/?page_id=420) após o
término do estágio e o não cumprimento do prazo de entrega
dos Relatórios e Fichas de Avaliação resultará no cancelamento
do Estágio e a devolução do montante recebido.
Desligamento do Estágio
O desligamento da Etapa de Estágio Supervisionado em Docên-
cia antes do término do prazo estabelecido se dará em virtude de:
a) Trancamento de matrícula, abandono ou conclusão do curso;
b) Não cumprimento da carga horária firmada no termo
de compromisso;
c) Não cumprimento do plano de atividades.
Cabe à Comissão Coordenadora do PAE do IO/USP a reso-
lução de casos omissos e situações não previstas neste Edital.
Mais informações poderão ser obtidas junto a Secretaria
de Pós-Graduação.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
REITORIA
SECRETARIA GERAL
Edital
O Diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da
Unicamp, comunica que ficam convocados os alunos regular-
mente matriculados no Curso de Graduação em Odontologia
desta Faculdade, para a Eleição da nova Diretoria do Centro
Acadêmico “XXI de Abril”, (gestão 01/01/2023 a 31/12/2023).
As inscrições das chapas serão realizadas de 17 a 21-10-2022,
através do e-mail diretoria@fop.unicamp.br, mediante requeri-
mento contendo nome da chapa e sua composição. A eleição
será eletrônica iniciada às 10h do dia 26-10-2022 e encerrada
às 16h do dia 27-10-2022. (Proc. nº 06-P-16524/1995)
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA
Faculdade de Engenharia
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MES-
QUITA FILHO”
FACULDADE DE ENGENHARIA- CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA
EDITAL Nº 364/2022-STGP-CISA – DIVULGAÇÃO DA
NOTA DA PROVA OBJETIVA (CONCURSO - EDITAL Nº
224/2022-STGP-CISA)
O Diretor Técnico de Divisão, da Divisão Técnica Adminis-
trativa, da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira,
UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita
Filho”: DIVULGA A NOTA DA PROVA OBJETIVA referente ao
concurso público para contratação de 1 (um) ASSISTENTE DE
INFORMÁTICA II, Regime CLT e LC, Nível Médio, na condição
de Técnico Administrativo Substituto, 40 horas semanais, objeto
do EDITAL Nº 224/2022-STGP-CISA, cuja prova foi realizada no
dia 11 de Setembro de 2022, das 14h as 18h, na Faculdade de
Engenharia de Ilha Solteira, sito à Av. Brasil nº 56 – Centro – Ilha
Solteira (Campus 1).
Candidatos ausentes:
CPF PROTOCOLO
383.723.538-67 P2022-2611-VA8AOD8EO
439.691.318-47 P2022-2611-ALIS3HEFY
324.689.948-76 P2022-2611-6UI8IIUUG
007.589.802-05 P2022-2611-5V05SNZC0
352.300.898-06 P2022-2611-UEI80RE08
464.255.418-14 P2022-2611-A44N1CQU4
165.856.918-06 P2022-2611-C6COIOOO6
368.267.728-33 P2022-2611-87R2RY3E
7
376.134.668-92 P2022-2611-RUU6NT682
Os candidatos relacionados acima não compareceram ao
local da prova conforme indicado no EDITAL Nº 329/2022-STGP-
-CISA de convocação para prova objetiva, publicado no DOE –
Poder Executivo – Seção I – de 6/9/2022 - pág. 97. (PROCESSO
Nº 949/2022-CISA).
Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem
média ponderada final igual ou superior a 8 (oito), após norma-
lização. O resultado do processo seletivo será divulgado após a
homologação pela CPG (Comissão de Pós-Graduação).
8. Da Revisão da Nota
Solicitação de revisão das notas poderá ser feita à CCP
(ccpgeofis@iag.usp.br), até 02 (dois) dias úteis após a divulga-
ção dos resultados e a resposta deverá ser enviada em até 05
(cinco) dias úteis.
9. Observações finais
A aprovação no processo seletivo não garante bolsa ao
candidato. Havendo bolsas disponíveis, elas serão atribuídas
pela ordem de classificação.
A matrícula deverá ser efetivada até março/2023, conforme
calendário a ser divulgado pela Comissão de Pós-Graduação.
Este edital se extingue com a publicação do novo edital de
processo seletivo.
Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação
em Geofísica (CCP) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciên-
cias Atmosféricas da USP. Tel (11) 3091-4755. Rua do Matão,
1226, Cidade Universitária, São Paulo, SP - CEP 05508-090.
(email: cppgeofis@iag.usp.br).
INSTITUTO OCEANOGRÁFICO
Universidade de São Paulo
Instituto Oceanográfico
Edital nº 05 – Abertura de inscrição para o Estágio Super-
visionado em Docência, do Programa de Aperfeiçoamento de
Ensino (PAE), 1º Semestre de 2023.
O Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo
(USP), torna pública a abertura de inscrições para a seleção de
alunos interessados em atuar nas disciplinas de graduação do
IO/USP, mediante participação no Programa de Aperfeiçoamento
de Ensino (PAE), que propõe aprimorar a formação de alunos de
pós-graduação a partir de Estágio Supervisionado em Docência.
Inscrição
As inscrições serão realizadas nos seguintes períodos:
10 a 31.10.2022 (INSCRIÇÕES ONLINE)
10 a 04.11.2022 (PERÍODO DE AVALIZAÇÃO ONLINE)
Lembramos que não serão aceitas inscrições fora do período
acima determinado. O aluno deve efetuar sua inscrição online no
Sistema Janus, seguindo o caminho: PAE\>Inscrição\>1ºsemestre
de 2023\>Adicionar/Alterar
Para inscrição o aluno deve preencher o plano de trabalho
que descreve o conjunto de atividades que serão desenvolvidas
durante o estágio, com até 6.000 caracteres, que deve ser ela-
borado pelo aluno e o supervisor da disciplina de graduação que
será oferecida no decorrer do 1? semestre de 2023.
Requisitos para inscrição
Poderão efetuar sua inscrição somente alunos:
- Regularmente matriculados em curso de mestrado ou
doutorado da Universidade de São Paulo, desde que tenham
concluído ou estejam cursando a Preparação Pedagógica no 2º
semestre de 2022*
- Tenham data limite para depósito posterior a 30.06.2023;
- Encaminhar cópia do certificado de conclusão na 1ª fase,
no caso de alunos que participaram no Núcleo de Atividades ou
Conjunto de Conferências;
- Alunos com matrícula trancada, ou as alunas em licença
maternidade, poderão realizar a inscrição, porém devem retornar
de seu afastamento antes do início do Estágio.
*Caso o aluno seja reprovado na Preparação Pedagógica
(modalidade de disciplina) ou não entregue o comprovante de con-
clusão (núcleo de atividades ou conjunto de conferências) terá sua
participação cancelada. Vale ressaltar que, a disciplina deve constar
como concluída na ficha do aluno até o último dia de inscrição.
Observações importantes:
Na modalidade “Disciplina” o aluno não precisa entregar
documento algum para comprovar a conclusão, pois essa
informação está na ficha do aluno, porém, cabe ressaltar que
a disciplina deve constar como concluída (contendo conceito e
frequência) até a data limite de inscrição, ou seja, 31.10.2022.
Na modalidade “Conjunto de Conferências” e “Núcleo de
Atividades” o aluno deverá entregar o comprovante de conclu-
são até o último dia de inscrição definido pela Unidade.
A aceitação da inscrição está sujeita à aprovação do
Orientador e Supervisor da disciplina, ambos devem fazer o
procedimento de deferimento (ou indeferimento) online. Caso
algum dos docentes não se manifeste ou desautorize, a inscrição
será cancelada automaticamente pelo Sistema.
O aluno poderá verificar se sua inscrição foi avalizada pelos
docentes acessando sua inscrição no sistema Janus e compete
ao próprio comunicar ao orientador e supervisor quanto a neces-
sidade de tal procedimento.
A secretaria avalizará a inscrição somente com solicitação
por escrito (via email), do orientador e/ou supervisor, quando for
o caso (dentro do período estabelecido).
O aluno deve entregar pessoalmente o termo de compro-
misso, em duas vias, na Secretaria de Pós-Graduação até o
dia que antecede o estágio (31.01.2023) e caso não o faça, o
estágio será cancelado.
- Os estagiários que não entregarem o controle de fre-
quência até no máximo dia 23 de cada mês, não receberão o
pagamento da bolsa referente ao mês do ocorrido.
Lembramos que é importante que todos entreguem a folha
de frequência, independente do pagamento, pois apenas pelo
registro desta no Sistema Janus é que existe a garantia de reali-
zação do Estágio Supervisionado em Docência.
Estágio
- O estágio terá duração de 05 (cinco) meses, a partir de
01 de fevereiro de 2023, com dedicação de 06 (seis) horas
semanais;
- A participação no PAE é opcional para os estudantes de
Pós-Graduação da USP, exceto para os Bolsistas CAPES/PROEX
(nível Doutorado), que deverão cumprir o Programa uma vez que
sua forma atende às exigências da agência quanto ao requisito
“estágio em docência”;
- O valor do auxílio será calculado com base na remu-
neração horária do docente, na categoria Assistente em RTP,
incluindo-se a gratificação de mérito;
- Não poderão receber auxílio os alunos que tenham vínculo
empregatício com a Universidade de São Paulo ou que excederam
o número de participações no Estágio; isto é, que tenham recebido
até 04 bolsas no doutorado, limitando-se a 02 bolsas no mestrado.
Aos Orientadores e Supervisores:
- Os orientadores e Supervisores terão de 10 a 04.11.2022
para avalizar as inscrições no sistema Janus.
- Os orientadores e supervisores fornecerão o deferimento
ou indeferimento através do Sistema Janus daqueles alunos que
estiverem sob sua orientação/supervisão, seguindo o seguinte
caminho: JANUS \> PAE \> Avalização de inscrição.
- Acessando o caminho acima, deve-se clicar no aluno que
se deseja avalizar a inscrição e em seguida clicar em “Ver plano
de trabalho”. O plano de trabalho será aberto e ao final da pági-
na estarão disponíveis os botões para avalizar ou desautorizar
a referida inscrição.
Aos Alunos
- Efetuada a inscrição no Estágio, através do Sistema Janus,
o aluno deverá solicitar a avalização desta ao supervisor da
disciplina e ao seu orientador.
- Os alunos aprovados para o Estágio, após encaminha-
mento do e-mail por esta Secretaria, deverão entregar 02 vias
do Termo de Compromisso, que deve ser acessado em: JANUS
\> PAE \> TERMO.
- O estagiário é responsável em informar de imediato e
por escrito à Comissão do PAE do IOUSP, qualquer fato que
interrompa, suspenda ou cancela sua matrícula no Programa e
outras alterações, diferentes das indicadas na ficha de inscrição,
tais como mudança de supervisor ou alteração de disciplina,
ficando também responsável por quaisquer despesas causadas
pela ausência dessas informações.
processo seletivo. As notas ou pontuações ou conceitos mínimos
para aceitação dos referidos exames serão:
a) TOEFL ITP: 350 (quatrocentos) pontos; TOEFL internet
Based Test: 50 (cinquenta e cinco) pontos;
b) iTEP: 3,0 (três e zero); e IELTS: 4,0 (cinco);
c) certificados emitidos pela Sociedade Brasileira de Cultura
Inglesa (com conceitos A, B ou C): FCE - "First Certificate of English",
desde que obtido há menos de dois anos; CAE - "Certificate of
Advanced English", obtidos há menos de cinco anos; "Certificate of
Proficiency in English", sem limite de tempo para a sua obtenção;
d) Certificado da Universidade de Michigan, obtido através
do "Michigan Proficiency Exam";
e) EF SET 50 minutes. Este exame é gratuito e a prova é
online. A pontuação mínima exigida é equivalente ao nível inter-
mediário avançado B2, ou seja, nota mínima 51 (ver pontuação
em https://www.efset.org/english-score/).
Observação: Em caso de atraso na expedição de certificado,
o candidato deverá entrar em contato com a CCP (ccpgeofis@
iag.usp.br). Não será exigida demonstração de proficiência em
língua portuguesa para alunos estrangeiros.
3. Dos Critérios de Seleção:
Os candidatos serão avaliados pela Comissão Coordenado-
ra do Programa (CCP). A seleção será baseada em:
1) desempenho acadêmico;
2) prova escrita;
3) curriculum vitae;
4) projeto de pesquisa.
4. Do desempenho acadêmico
A pontuação no desempenho acadêmico será baseada
nos itens abaixo constantes de três blocos. A nota final será a
soma dos pontos de cada bloco, limitada ao valor máximo de
dez (10) pontos.
4.1. Histórico escolar da graduação (peso 0.5)
O histórico da graduação deve ser completo, com a indica-
ção das aprovações, reprovações e trancamentos de disciplinas.
Caso o histórico escolar não apresente essas informações, é
indispensável a apresentação de uma declaração oficial comple-
mentando as informações contidas no histórico. A ausência do
conjunto completo de informações solicitadas implica na recusa
da inscrição no processo seletivo.
Observação. A média ponderada do histórico do candidato
ao Doutorado Direto deve ser igual ou superior a 8,0 (oito).
Além disso, o candidato não pode ter tido nenhuma reprovação.
A nota do histórico escolar (NHE) é expressa em uma escala
de 0 a 10, e calculada através de:
NHE =(média ponderada - tg), onde tg é o tempo de gradu-
ação (tg = (ns-ni)/ni), sendo ns = número de semestres (ou anos,
dependendo da seriação do curso) gastos para concluir o curso
e ni = número de semestres (ou anos, dependendo da seriação
do curso) ideais para concluir o curso. A média ponderada,
quando não informada no histórico, será calculada ponderando-
-se as notas das diferentes disciplinas pela carga horária, sendo
calculada em uma escala de 0 a 10. No caso de aproveitamento
expresso por conceitos (A, B, C...), a CCP estabelecerá uma
escala numérica equivalente de 0 a 10.
4.2. Curriculum Vitae (peso 1.0)
O candidato ao Doutorado Direto deve, obrigatoriamente,
ter acumulado no mínimo 3 (três) pontos, computados da
seguinte forma com iniciação científica com bolsa, resumos em
simpósios de iniciação científica, resumos ou resumos expandi-
dos em congressos, ou publicação de artigo em revista arbitrada.
Bloco A) Monitoria, Iniciação Científica, Estágio e/ou Empre-
go (até 10 pontos)
a) Monitoria: 0,5 ponto por monitoria de disciplina com
duração de um semestre acadêmico
b) Iniciação Científica: 2,0 pontos por ano de iniciação
científica com bolsa*
c) Iniciação Científica: 0,5 pontos por ano de iniciação
científica sem bolsa*
d) Estágio de Pesquisa ou Profissional em área afim: 2,0
pontos por ano de estágio**
e) Intercâmbio acadêmico no exterior: 2,0 pontos por ano
de intercâmbio**
f) Emprego em áreas de geociências, ensino ou tecnologia:
2,0 pontos por ano empregado**
g) Emprego nas demais áreas: 0,1 ponto por ano empregado**
h) Cursos extracurriculares: 0,25 ponto por curso de espe-
cialização que esteja relacionado com Geofísica ou áreas afins e
com duração mínima de 8 horas
(*tempo inferior a um ano será considerado proporcio-
nalmente para o cálculo das pontuações; **a duração mínima
considerada será de 4 meses, com pontuação proporcional)
Bloco B) Publicação de trabalhos científicos (até 10 pontos):
i) Participação evento de iniciação científica com apresenta-
ção de trabalho (0,6 ponto por trabalho*)
j) Participação evento científico com apresentação de traba-
lho (1,0 ponto por trabalho*)
k) Artigo científico aceito ou publicado em revista arbitrada
(3,0 pontos por artigo*)
(*a pontuação indicada é para publicações como primeiro
autor. Para segundo e terceiro autor a pontuação será 75% e
50% do valor indicado, respectivamente. Desconsidera-se publi-
cações a partir do quarto autor.
5. Da prova escrita (Peso 5)
Estarão aptos a realizar a prova escrita os candidatos que
obtiveram as notas mínimas exigidas no ítem 4 (Desempenho
Acadêmico). A prova escrita será realizada online através do
Google forms no dia 25/11/2022, das 9:30 às 13:00, com conte-
údo de matemática, física e geologia/geofísica.
Para aprovação, o candidato deve atingir pelo menos 60%
de acertos e obter pontuação diferente de zero em matemática/
física. A prova será baseada no seguinte conteúdo:
- Física: mecânica, eletromagnetismo, ondulatória, termo-
dinâmica e óptica;
- Matemática: vetores, números complexos, estatística,
limites, derivadas e integrais;
- Introdução à Geociências: estrutura interna da Terra, pro-
priedades físicas (densidade, propriedades magnéticas, elásticas
e elétricas), tectônica global, minerais e rochas, deformações das
rochas: estruturas e processos. Bacias sedimentares.
Bibliografia recomendada:
W. Teixeira et al., 2009. Decifrando a Terra, Companhia
Editora Nacional.W.M.;J. Grotzinger e T. Jordan, 2013. Para
entender a Terra, Bookman.M.;Telford, L.P. Geldarte R.E. She-
riff, 1990. Applied Geophysics, Cambridge University Press.W.;
Lowrie, 1997. Fundamentals of Geophysics, Cambridge Univer-
sity Press.D.L.; Rogers, N, 2008. An Introduction to our Dynamic
Planet. Cambridge University Press; Nussenzveig, 2008. Curso
de Física Básica, vol. 1, 2, 3 e 4, Editora Edgard Blücher.;H.L.
Guidorizzi, 2001. Um Curso de Cálculo vol. 1, 2, 3 e 4, Editora
LTC; Ávila, 2003. Cálculo 1 e Cálculo 2, Editora LTC.
6. Do Projeto de Pesquisa (peso 3.5)
O projeto deve ser redigido pelo próprio candidato (limite
de 30 páginas) e se restringir àquilo que o aluno desenvolverá
durante o doutorado. O projeto será analisado com base em um
parecer independente, por relator nomeado pela CCP. O candida-
to será arguido sobre o projeto em defesa pública, onde deverá
demonstrar conhecimento adequado sobre o tema escolhido
para seu projeto e a possibilidade de seu desenvolvimento. O
candidato terá 20 minutos para expor o seu projeto e poderá
usar Power Point ou similar. A defesa do projeto poderá ser feita
por via eletrônica, através do Skype ou similar. A nota atribuída
ao projeto será composta pela média aritmética da nota do
texto do projeto (de 0 a 10) e da nota da arguição oral (de 0 a
10). A nota final é a média das notas atribuidas pela comissão
de seleção. A nota mínima considerada neste item é 8,0 (oito).
Observação: A data e horário da análise do projeto serão
divulgados por e-mail em até trinta (30) dias a partir da data de
divulgação do resultado da prova escrita.
7. Da Aceitação no Programa de Pós-Graduação
1.7. Projeto de pesquisa completo (máximo de 30 páginas),
redigido pelo aluno, contendo uma exposição clara do problema
a ser tratado, da metodologia a ser utilizada e dos objetivos
a serem atingidos. O projeto deve ser factível em um prazo
máximo de cinco anos e deve ter potencial para a produção de
trabalhos de nível internacional.
2. Dos Critérios de Seleção:
A. Histórico escolar da pós-graduação (Peso 2)
Na avaliação do histórico leva-se em conta:
- tempo de conclusão do mestrado, definido como
tc=(ms-24)/24, ms - número de meses necessários para o depósito;
- média, ponderada pelo número de créditos, do histórico
escolar. No caso de aproveitamento expresso por conceitos (A, B,
C...), a comissão de admissão estabelecerá uma escala numérica
equivalente de 0 a 10.
- média ponderada pelo número de créditos do aprovei-
tamento em disciplinas. No caso de aproveitamento expresso
por conceitos (A, B, C...), a comissão de admissão adotará uma
escala numérica equivalente de 0 a 10.
- nota final = [(média ponderada - tc) - 0,5 x número de
reprovações]
Observação: no tempo de conclusão não serão computadas
prorrogações em função da COVID-19. Tempo de conclusão, defi-
nido como: tc=(ms-24)/24, ms - número de meses necessários
para o depósito; nota final = média ponderada - tc
B. Curriculum vitae (Peso 3)
Avaliação das atividades curriculares com ênfase naquelas
realizadas após a graduação. A nota final será a soma das notas
parciais, limitada ao valor máximo de dez (10,0) pontos.
- monitorias na pós-graduação - 0,5 ponto por monitoria em
disciplina de qualquer nível;
- Estágio de pesquisa ou profissional ou emprego em áreas
afins - 1,0 ponto por ano de estágio, não ultrapassando 6 (seis)
pontos; frações de ano, serão computadas proporcionalmente.
- intercâmbio no exterior - 1,0 ponto por ano de intercâm-
bio. Para o cálculo das pontuações, as frações de tempo serão
consideradas proporcionalmente;
- cursos extracurriculares - 0,5 ponto por curso de especia-
lização realizado que esteja relacionado com Engenharia, Física,
Matemática e Ciências da Terra, com duração mínima de 8 horas;
- seminários realizados como convidado e que não sejam os
obrigatórios do curso - 0,5 ponto por seminário;
- publicação (ou submissão) de artigos científicos em revista
arbitrada - 3,0 pontos por artigo*;
- resumo expandido publicado em anais de evento - 1,0
ponto por trabalho*;
- participação em evento científico com apresentação de
trabalho - 1,0 ponto por trabalho*;
*A pontuação indicada acima é para publicações como pri-
meiro autor; no caso de segundo ou terceiro autor, a pontuação
será 75% e 50% do valor indicado, respectivamente; de quarto
autor em diante não será pontuado.
C. Análise do projeto de pesquisa (Peso 5).
O projeto deve ser redigido pelo próprio candidato (limite
de 30 páginas) e se restringir àquilo que o aluno desenvolverá
durante o doutorado. O projeto será analisado com base em um
parecer independente, por relator nomeado pela CCP. O candida-
to será arguido sobre o projeto em defesa pública, onde deverá
demonstrar conhecimento adequado sobre o tema escolhido
para seu projeto e a possibilidade de seu desenvolvimento. O
candidato terá 20 minutos para expor o seu projeto e poderá
usar Power Point ou similar. A defesa do projeto poderá ser feita
por via eletrônica, através do Skype ou similar. A nota atribuída
ao projeto será composta pela média aritmética da nota do texto
do projeto (de 0 a 10) e da nota da arguição oral (de 0 a 10).
A nota final será a média das notas atribuidas pela Comissão
de Seleção. A nota mínima considerada neste item é 8,0 (oito).
Observação: A data e horário da análise do projeto serão
divulgados por e-mail em até 30 dias após a homologação da
inscrição pela Comissão de Seleção.
3. Da Aceitação no Programa de Pós-Graduação
Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem
nota final igual ou superior a 8 (oito), após normalização das
notas (máximo 10). O resultado do processo seletivo será divul-
gado após a homologação do resultado pela CPG (Comissão de
Pós-Graduação).
4. Da Revisão da Nota
Solicitação de revisão das notas poderá ser feita à CCP
(ccpgeofis@iag.usp.br), até 02 (dois) dias úteis após a divulga-
ção dos resultados e a resposta deverá ser enviada em até 05
(cinco) dias úteis.
Este edital se extingue com a publicação de novo edital de
processo seletivo.
Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação
em Geofísica (CCP) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciên-
cias Atmosféricas da USP. Tel (11) 3091-4755. Rua do Matão,
1226, Cidade Universitária, São Paulo, SP - CEP 05508-090.
(email: cppgeofis@iag.usp.br).
Edital ATAc-IAG 037/2022 - Processo Seletivo para o
curso de Doutorado Direto do Programa de Pós-graduação
em Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciên-
cias Atmosféricas da Universidade de São Paulo.
O Programa de Pós-Graduação em Geofísica, através da sua
Comissão Coordenadora do Programa (CCP), através deste edital,
abre inscrições para o processo seletivo de candidatos para o Dou-
torado Direto (sem mestrado), com ingresso no primeiro semestre
de 2023. O curso de Doutorado Direto destina-se a alunos com
desempenhos acadêmico e científico destacados durante seu
curso de graduação, atestados pelo histórico escolar e pelo curri-
culum vitae. São aceitos graduados em Ciências Exatas, Ciências
da Terra e Engenharias, desde que obedecidas as condições gerais
estabelecidas no artigo 37 do Regimento da Pós-Graduação da
Universidade de São Paulo (disponível em http://www.leginf.
usp.br/?resolucao=resolucao-no-7493-de-27-de-marco-de-2018).
1. Das Disposições Gerais
1.1. O número de vagas disponível é 10 (dez).
1.2. A relação dos orientadores credenciados e habilitados a
receberem novos alunos pode ser consultada na página do Programa.
1.3. A aprovação do candidato neste processo seletivo não
garante a concessão de uma bolsa de estudos. A concessão de
bolsas depende da disponibilidade das mesmas e da classifi-
cação do candidato neste processo seletivo. Havendo dispo-
nibilidade de bolsas CAPES ou CNPq das cotas do programa,
poderá ser atribuída uma bolsa de estudos ao aluno interessado,
seguindo a classificação no processo seletivo.
1.4. Aos futuros egressos do curso será outorgado o título
de "Doutor em Ciências" - Área de Concentração: Geofísica
2. Das Inscrições
As inscrições poderão ser feitas até 16/11/2022 através do
SIAD-Geofísica (https://siad-geofisica.iag.usp.br/?q=node/add/
inscricao), sendo obrigatório apresentar os documentos abaixo
em formato digital e devidamente legíveis. É de total responsa-
bilidade do(a) candidato(a) verificar a clareza e o recebimento
deste material pela CCP. Na falta de qualquer um dos itens, a
inscrição será automaticamente indeferida.
Documentos necessários:
1. Cópia de documento de identificação.
2. Curriculum vitae em formato próprio disponível na pági-
na do Serviço de Pós-Graduação (https://www.iag.usp.br/pos/
geral/portugues/formularios).
3. Cópia do histórico escolar de graduação.
4. Projeto de pesquisa completo (máximo de 30 páginas),
redigido pelo aluno, contendo uma exposição clara do problema
a ser tratado, da metodologia a ser utilizada e dos objetivos
a serem atingidos. O projeto deve ser factível em um prazo
máximo de cinco anos e deve ter potencial para a produção de
trabalhos de nível internacional.
5. Comprovante de proficiência da língua inglesa. A profici-
ência em língua inglesa deverá ser comprovada através de certi-
ficados ou exames como TOEFL, iTEP, IELTS ou EF SET realizados
até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do candidato neste
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
sábado, 8 de outubro de 2022 às 05:02:59

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