Editais - Universidade de São Paulo

Data de publicação13 Julho 2021
SeçãoCaderno Executivo 1
58 – São Paulo, 131 (133) Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I terça-feira, 13 de julho de 2021
Documentação: Com bolsa de estudos: cópia do contrato ou
termo de concessão ou declaração da agência de fomento; sem
bolsa: declaração do orientador
Item: Apresentação de trabalhos científicos em reuniões
científicas
Documentação: Cópia do e-mail ou carta de aceitação
do trabalho ou comprovante de inscrição ou apresentação do
trabalho
Item: Resumos publicados em anais de congressos
Documentação: Anais impressos: cópia do e-mail ou carta
de aceitação e das páginas do resumo; anais eletrônicos: cópia
do email ou da carta de aceitação e cópia da página do evento
contendo o cabeçalho do resumo e a URL do trabalho
Item: Trabalhos completos publicados em anais de con-
gressos
Documentação: Anais impressos: cópia do e-mail ou carta
de aceitação e da primeira página do trabalho; anais eletrônicos:
cópia do email ou da carta de aceitação e cópia da página do
evento contendo o cabeçalho do trabalho e sua URL
Item: Artigos publicados em periódicos
Documentação: Primeira página do artigo e DOI ou URL
do artigo
Item: Cursos de aperfeiçoamento ou capacitação ligados à
área de concentração
Documentação: Certificado de conclusão, onde apareça o
número de horas; certificado de estudos especiais na área, em
que apareça a lista de cursos e as notas
II.3. Critérios para avaliação do histórico escolar. A avaliação
do histórico escolar será feita por cada membro da comissão de
seleção separadamente, mediante nota que pode variar de 0 a
10. A nota final será a média aritmética das notas dos avalia-
dores. Os critérios considerados nesta avaliação são listados na
tabela a seguir:
Item: Desempenho acadêmico
Critério: Notas e reprovações no histórico escolar da
graduação e, se for o caso, de disciplinas de pós-graduação já
cursadas; média ponderada do curso de graduação; classificação
na turma
Pontuação: Até 5
Item: Carga horária da graduação
Critério: Carga horária do curso de graduação e, particular-
mente, das disciplinas relacionadas com a área de concentração
desejada
Pontuação: Até 2
Item: Tempo para conclusão do curso de graduação
Critério: Número de semestres para conclusão do curso
Pontuação: Até 3
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
CAMPUS DE ARARAQUARA
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Comunicado
Comunicamos o resultado do processo seletivo do Progra-
ma de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas
À Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas do Câmpus
de Araraquara da Unesp.
Mestrado 06 vagas
NOME RESULTADO
Julio Cesar Mutti Reprovado
Doutorado 05 vagas
NOME RESULTADO
Gabriela Barbosa de Paiva
Vitória Fernanda Bertolazzi Zocca
Laura Araujo da Silva Amorim
Karen Cristina Oliveira
Caio de Azevedo Lima
Giulia Polinário
Freddy Humberto Marin Dett
Recursos serão aceitos até 2 dias úteis após a divulgação
dos resultados para o e-mail: pg.fcf@unesp.br
Os candidatos classificados dentro do número de vagas
deverão realizar a Matrícula no dia 22 ou 23-07-2021 através
do link https://sistemas.unesp.br/central/#/sistemas e enviar o
termo de ciência e termo de compromisso para o e-mail pg.fcf@
unesp.br
O aluno que não efetivar sua matrícula ou não entregar o
termo de ciência/termo de compromisso no período estabelecido
para matrícula será automaticamente desclassificado e perderá
o direito à vaga.
Divisão Técnica Administrativa
Despacho do Diretor, de 12-7-2021
Prorrogando o período de inscrições de 14 a 26-07-2021
das 00hh às 23h59 do Edital 35/2021-DTAd-FCF/CAr. Publicado
no D.O. de 19-06-2021, referente ao concurso público de Provas
e Títulos para contratação de 01 Professor Substituto, por prazo
determinado, em caráter emergencial, para atender excepcional
interesse público, no 2º semestre letivo de 2021, e pelo prazo
máximo de 05 meses, em 12 horas semanais de trabalho, sob
o regime jurídico da CLT e legislação complementar, na área
Bioquímica, Ciência e Tecnologia de Alimentos, sub-área de
conhecimento Enzimologia, Ciência de Alimentos e nas discipli-
nas “Ciência de Alimentos; Enzimologia Farmacêutica”, junto
ao Departamento de Análises Clínicas da Faculdade de Ciências
Farmacêuticas do Câmpus de Araraquara.
(Processo 234/2021-FCF/CAr.)
DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO
COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO
DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Comunicado
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo torna pública a
lista de classificação dos/as candidatos/as aprovados/as e repro-
vados/as na prova discursiva do Concurso Público Emergencial
para Credenciamento de Estagiários/As de Direito – Unidade São
Vicente, realizado em 02-07-2021, em ordem de classificação.
Recebimento de recursos e títulos quanto a classificação
da prova discursiva, devem ser interpostos na forma dos itens 1
a 6, do capitulo X e 1 a 12, do capítulo XII, do edital publicado
em 2021.
Os recursos e/ou títulos devem ser encaminhados no dia
13-07-2021, até às 17h, através do e-mail drh@defensoria.
sp.def.br
Prova Discursiva – Aprovados/As Geral
Classificação Nome Completo Data de Nascimento Nota final Situação
1 Beatriz Soares Nébias dos Santos 02-02-1999 7,5 Aprovado
2 Vitória Rodrigues Rego 02-06-1999 7,5 Aprovado
3 Gleisiane Jacintho Moura 18-09-1999 7,5 Aprovado
4 David Mandelbaum 11-01-1999 7,25 Aprovado
5 Julia Fernandes Marques 24-01-1999 7,25 Aprovado
6 Edmilson de Oliveira Ribeiro 31-03-1981 6,75 Aprovado
7 Isabelli Cabral Fazzini 12-11-1998 6,75 Aprovado
8 Emerson Gonçalves da Silva 22-06-1989 6,5 Aprovado
9 Loirena da Silva Farias 09-03-1998 6,5 Aprovado
10 Mariana da Silva Diniz 26-09-1998 6,5 Aprovado
11 Tássia Knobbe Cardoso Alves 24-05-1994 6,25 Aprovado
12 Kamilla Andrade de Santana 14-02-1996 6,25 Aprovado
13 Natasha Shannon Santa Kussano 16-04-1990 6 Aprovado
14 Gabrielly Almeida Couto Santos 10-04-1998 6 Aprovado
15 Sara Carolina dos Santos Neri 17-02-1999 6 Aprovado
mento Geral da Pós-Graduação da USP, do Regulamento da
Pós-Graduação da EESC-USP e do Regulamento do Programa
de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da EESC-USP.
Essas normas e regimentos podem ser obtidos na página do Pro-
grama na internet ou na secretaria do PPG-ET, no endereço cons-
tante no item 2.1 ou pelo e-mail pos-transportes@eesc.usp.br.
6.2. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia da
Transportes da EESC-USP não se responsabiliza pela aplicação e
pagamentos das taxas dos Exames de Proficiência indicados no
item 3.3 e do teste internacional Graduate Record Examination
(GRE) indicado no item 4.2.1.
6.3. A documentação dos candidatos reprovados será
descartada após a divulgação dos resultados deste processo
seletivo.
6.4. As provas da primeira etapa poderão ter a data alte-
rada por quaisquer dificuldades impostas pela pandemia da
COVID-19.
6.5. Este edital é válido até 20-08-2021 e pode ser revogado
antes disto, a critério da CCP-ET.
6.6. Com o presente edital ficam revogadas as disposições
em contrário.
6.7. O processo seletivo tem validade por 180 dias contados
a partir da data de divulgação dos resultados, podendo ser pror-
rogado uma vez, por igual período.
6.8. Os casos omissos serão decididos pela Comissão de
Seleção instituída pela CCP-ET.
6.9. Formulários e informações adicionais estão disponíveis
na secretaria do PPG-ET, na página do sistema PPGSELEÇÃO
(https://ppgselecao.eesc.usp.br/) e na página do Programa na
Internet (www.stt.eesc.usp.br), na opção Pós-Graduação - Pro-
cesso Seletivo e também podem ser obtidos pelo e-mail pos-
-transportes@eesc.usp.br.
6.10. A concessão das bolsas de estudo do Programa aos
alunos ingressantes ocorrerá depois que o candidato efetuar
sua matrícula no curso e seguirá a ordem de classificação
baseada na nota final dos candidatos aprovados neste processo
seletivo. O número de bolsas a ser concedido dependerá da
disponibilização de cotas pelas agências de fomento (CAPES e
CNPq) ao Programa.
ANEXO I
I.1. Temas para a prova de Matemática. Domínio de uma
função; Função polinomial; Função exponencial e equações
exponenciais; Função logarítmica e propriedades operatórias;
Trigonometria no triângulo retângulo e no círculo; Funções e
relações trigonométricas; Progressões aritmética e geométrica;
Propriedades e operações com matrizes; Determinantes; Solu-
ções de sistemas lineares; Coordenadas cartesianas; Vetores;
Dependência linear; Bases; Produto escalar; Produto vetorial;
Translação e rotação; Retas e planos; Distância e ângulo; Coor-
denadas polares e esféricas; Limite; Continuidade; Derivada;
Teorema do valor médio; Aplicações da derivada; Aplicações da
integral; Métodos de integração; Elementos dos estudos das
probabilidades. Bibliografia sugerida:
1) Guidorizzi, H. L. (2002) Um Curso de Cálculo, vol. 1, 5ª.
ed, Livros Técnicos e Científicos.
2) Stewart, J. (2014) Cálculo, vols. 1 e 2, 7ª. ed, Cengage
Learning.
3) Thomas, G. B. (2013) Cálculo, vol. 1, 12ª. ed, Pearson.
4) Swokowski, E. W. (1995) Cálculo com Geometria Analíti-
ca, vols. 1 e 2, 2ª. ed, Makron Books.
I.2. Temas para a prova de Física. Grandezas físicas, padrões
e unidades; Vetores e escalares; Adição, decomposição e multi-
plicação de vetores; Conceito de força resultante; Decomposição
de forças e produto escalar; Equilíbrio de pontos materiais no
plano; Equilíbrio de pontos materiais no espaço; Estática dos
corpos rígidos; Força de reação; Equilíbrio de corpos rígidos em
duas dimensões; Cinemática dos pontos materiais; Movimen-
tos unidimensionais; Movimentos em duas e três dimensões;
Lançamentos de projéteis no campo gravitacional; Movimentos
circulares; Trabalho realizado por força constante e por força
variável. Bibliografia sugerida:
1) Beer, F.; Johnston, E.; Mazurek, D.; Eisenberg, E. (2011)
Mecânica Vetorial para Engenheiros: Estática. 9ª. ed. McGraw-
-Hill.
2) Tipler, P.; Mosca, G. (2009) Física para Cientistas e Enge-
nheiros, vol. 1, 6ª. ed, LTC.
3) Halliday, D.; Resnick, R.; Walker, J. (2016) Fundamentos de
Física, vol. 1, 10ª. ed, LTC.
I.3. Prova de Redação. Na correção da prova de Redação
serão considerados os seguintes aspectos: (i) domínio da norma
culta da língua portuguesa; (ii) compreensão do tema proposto,
abordagem do tema e potencial crítico dos argumentos escolhi-
dos e (iii) concisão, coerência, organização, clareza e fluência
do texto.
Anexo II
II.1. Critérios para avaliação do currículo. Os critérios
constantes da tabela a seguir serão aplicados na avaliação do
currículo. Ao candidato que obtiver o maior número de pontos
será atribuída nota 10,0 e a nota dos demais candidatos será
calculada proporcionalmente ao número de pontos obtidos,
variando de 0,0 a 10,0. Serão considerados apenas as atividades
e publicações do período entre 2018 e 2021.
Item: Formação ligada à área de concentração
Critério: Curso de graduação conforme tabela do item 2.2:
100 pontos; outros cursos de graduação: até 80 pontos, a critério
da Comissão de Seleção, dependendo da conexão entre a gradu-
ação e a área de concentração.
Máximo: 100 pontos
Item: Iniciação Científica (IC)
Critério: Com bolsa de estudos: 40 a 60 pontos/ano, a cri-
tério da Comissão de Seleção; sem bolsa: 15 a 30 pontos/ano, a
critério da Comissão de Seleção (limitado a 2 ICs)
Máximo: 120 pontos
Item: Apresentação de trabalhos científicos em reuniões
científicas-
Critério: Em português: 5 pontos/trabalho, até 10 pontos;
em inglês: 10 pontos/trabalho, até 20 pontos (limitado a 2
apresentações)
Máximo: 20 pontos
Item: Resumos publicados ou aceitos para publicação em
anais-
Critério: Em português: 5 pontos/resumo, até 10 pontos; em
inglês: 10 pontos/resumo, até 20 pontos (limitado a 1 resumo)
Máximo: 20 pontos
Item: Trabalhos completos publicados ou aceitos para
publicação em anais de congressos-
Critério: Em português: 20 pontos/trabalho, até 80 pontos;
em inglês: 40 pontos/trabalho, até 80 pontos (limitado a 2
trabalhos)
Máximo: 80 pontos
Item: Artigos publicados ou aceitos para publicação em
periódicos relevantes para a Engenharia de Transportes
Critério: Periódicos A1, A2 ou B1 (Qualis): 160 pontos; peri-
ódicos B2 e B3: 60 pontos/artigo, até 120 pontos, a critério da
Comissão de Seleção; periódicos B4 e B5: 40 pontos/artigo, até
60 pontos; Periódicos C: 20 pontos/artigo, até 20 pontos.
Máximo: 160 pontos
- Se o candidato não for o primeiro autor, a pontuação será
dividida por dois.
- - Artigos submetidos valem 80% do valor equivalente ao
artigo aprovado para publicação ou publicado.
II.2. Comprovação das atividades indicadas no currículo. A
documentação aceita para comprovação das atividades indica-
das no currículo está listada na tabela a seguir. Os candidatos
poderão enviar documentação adicional, cuja aceitação ficará a
critério da Comissão de Seleção.
Item: Formação ligada à área de concentração
Documentação: Histórico escolar
Item: Iniciação científica
Taxas de Seleção PGr. A cópia do comprovante deve ser enviada
junto com a documentação para a inscrição.
3.4. Indicação da área de interesse. Os candidatos deverão
indicar a área de concentração em que se inscrevem, uma vez
que a classificação final dos candidatos aprovados será feita por
área de concentração.
3.5. Deferimento das inscrições. Só serão deferidas as
inscrições recebidas em conformidade com os prazos constantes
no item 2.1, cuja documentação estiver completa. As inscrições
deferidas serão divulgadas até uma semana depois de termi-
nado o prazo de inscrições, apenas na Secretaria do PPG-ET e
na página http://www.stt.eesc.usp.br, na opção Pós-Graduação
- Processo Seletivo.
4. Processo de Seleção
4.1. A realização do processo de seleção será coordenada
por uma comissão formada por orientadores do Programa,
designados pela Comissão Coordenadora do Programa de
Pós-Graduação em Engenharia de Transportes. O processo sele-
tivo consiste de duas etapas, sendo a primeira eliminatória e a
segunda classificatória.
4.2. Primeira etapa. A primeira etapa consiste de três
provas: Matemática, Física e Redação em Língua Portuguesa. O
candidato que obtiver nota zero em qualquer uma das provas
estará eliminado. Os candidatos poderão usar calculadora cien-
tífica, conforme o item 6.8, nas provas de Matemática e Física.
A nota da primeira etapa será a média aritmética das notas das
três provas. Serão considerados aprovados na primeira etapa os
alunos que obtiverem nota maior ou igual a 6,0. Os conteúdos
e temas para as provas da primeira fase estão discriminados no
Anexo I deste edital. As provas de Matemática e Física da pri-
meira etapa serão realizadas no dia 24-07-2021 (sábado), às 8h,
em modo remoto, com duração máxima de três horas. A prova
de Redação será realizada no mesmo dia, com início às 14h, em
modo remoto e com duração máxima de duas horas. Além dos
itens básicos necessários para a realização das provas (lápis,
caneta, borracha, régua e calculadora), os candidatos também
deverão providenciar um computador com câmera acoplada ou
um notebook com webcam e também deverão dispor de um dis-
positivo com câmera digital de boa qualidade (smartphone, por
exemplo), caso seja necessário fotografar a solução de alguma
questão da prova para envio.
4.2.1. Fica facultado a qualquer candidato substituir as
provas escritas da primeira etapa, conforme item 4.2 (Mate-
mática, Física e Redação em Língua Portuguesa), pelo teste
oficial Graduate Record Examination (GRE). Esta regra se aplica
também ao candidato estrangeiro que concorrer em seu país às
bolsas PEC-PG concedidas pelo governo brasileiro ou a bolsas
concedidas por outros órgãos de fomento. A pontuação mínima
no teste oficial GRE é de 155 em raciocínio verbal, 148 em
raciocínio quantitativo e 4,0 em escrita analítica. Serão aceitos
os resultados oficiais do GRE obtidos a partir de 01-01-2021.
4.2.1.1. A nota a ser atribuída ao candidato na primeira
etapa será a média das pontuações obtidas pelo candidato
em raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita analítica,
sendo as notas individuais destas avaliações transformadas em
uma escala de 0 a 10 por meio de regra de três simples. Por
exemplo, um candidato que obtiver 5 no GRE em escrita analíti-
ca receberá nota 7,5 na pontuação do processo seletivo, sendo
aplicada regra de três simples considerando que a pontuação
máxima neste item no GRE (6 pontos) equivale a 10 na escala
de 0 a 10 e a pontuação mínima exigida pelo Programa (4,0)
equivale a 5 na escala de 0 a 10. O mesmo procedimento será
aplicado às notas das provas de raciocínio verbal e raciocínio
quantitativo, sendo que em ambos os casos a pontuação máxi-
ma do GRE é 170.
4.2.1.2. No campo apropriado do formulário de inscrição,
se desejado, os candidatos deverão indicar a opção de subs-
tituição das provas escritas da primeira etapa, conforme item
4.2 (Matemática, Física e Redação em Língua Portuguesa), pelo
teste oficial Graduate Record Examination (GRE). 4.2.1.3. O
resultado oficial do GRE deve ser recebido pela secretaria do
PPG-ET até o dia 23-07-2021 (sex-feira), até 11h, pelo e-mail
pos-transportes@eesc.usp.br.
4.2.1.4. Os resultados oficiais do GRE recebidos após os
prazos indicados no item 4.2.2.3 implicarão na desclassificação
do candidato na primeira etapa do processo de seleção.
4.3. Segunda etapa. A segunda etapa consiste da avaliação
do currículo e do histórico escolar da graduação e, se houver,
de disciplinas de pós-graduação cursadas isoladamente no
PPG-ET ou em outros programas. Os critérios para avaliação do
currículo e do histórico escolar estão discriminados no Anexo II
deste edital. A nota da segunda etapa do processo de seleção
será a média ponderada da nota do currículo (peso 2) e da nota
da avaliação do histórico escolar (peso 3). O currículo deverá ser
apresentado de acordo com o modelo disponível na secretaria
do PPG-ET ou na página do PPG-ET na internet. Só deverão ser
incluídas no currículo atividades passíveis de comprovação. Os
comprovantes aceitos estão descritos no Anexo II deste edital.
4.4. Pontuação final e classificação. A pontuação final dos
candidatos será a média ponderada da nota obtida na primeira
etapa (peso 2) e da nota obtida na segunda etapa (peso 1). A
classificação dos candidatos será feita em função das áreas de
concentração. Em caso de empate na pontuação, o critério de
desempate será a nota da primeira etapa. Persistindo o empate,
o critério passa a ser a nota da segunda etapa.
4.5. Divulgação dos resultados. O resultado do processo
seletivo será divulgado até o dia 02-08-2021, na secretaria do
PPG-ET e na página do Programa na internet. A classificação
dos candidatos aprovados será feita em ordem decrescente da
pontuação final, separadamente para cada área de concentra-
ção do Programa.
4.6 Manifestação de interesse na vaga. Os candidatos
devem enviar e-mail para a secretaria do Programa confir-
mando o interesse na vaga em até 10 dias corridos da data de
divulgação dos resultados. O não recebimento do e-mail será
interpretado como não interesse pela vaga e os candidatos da
lista de espera serão convocados.
5. Matrícula
5.1. Matrícula dos alunos regulares. Respeitando a ordem
de classificação e considerando o número de vagas disponíveis,
os candidatos selecionados serão notificados pela coordenação
do PPG-ET por e-mail para a realização da matrícula. Na ocor-
rência de candidatos selecionados que manifestem desinteresse
pela vaga ou que optem por fazer a matrícula como aluno espe-
cial ou que não apresentem a documentação necessária para
matrícula como aluno regular e sendo o número de candidatos
aprovados maior que o número de vagas oferecidas na área
de concentração ou se houver abertura de novas vagas pelos
orientadores permanentes do Programa, dentro do presente
edital, os próximos candidatos na lista de classificados poderão
ser convocados. As matrículas serão efetivadas no período esti-
pulado pelo calendário a ser publicado pela USP.
5.1.1. Em decorrência da pandemia da COVID-19 e em
caráter estritamente excepcional, o comprovante de proficiência
em língua inglesa poderá ser apresentado no ato da matrícula,
ou seja, sua apresentação passa a não ser obrigatória na fase
de inscrição.
5.1.2. Em decorrência da pandemia da COVID-19 e em
caráter estritamente excepcional, não será exigida no ato da
matrícula a apresentação do diploma dos candidatos aprova-
dos que não puderam colar grau até a data da matrícula. Em
substituição, a Circular CoPGr/01/2021 exige a apresentação
dos seguintes documentos: (i) documento oficial da Instituição
informando a data de conclusão do curso e (ii) declaração
oficial da instituição notificando a impossibilidade de ocorrer
a colação de grau.
6. Disposições Finais
6.1. A inscrição do candidato implica no reconhecimento
e na aceitação das normas estabelecidas neste edital, do Regi-
Federal 8.666/1993, observando o prazo de vigência contratual
de 33 meses, a contar da data de assinatura do contrato.
Salientamos que, conforme Instrução 01/2020 do Tribunal
de Contas do Estado, no momento da assinatura do Contrato e
do Termo de Ciência e Notificação (Anexo XX), a empresa con-
vocada deverá apresentar a Declaração de Atualização Cadas-
tral do representante responsável pela assinatura no sistema
“Cadastro Corporativo TCESP – CadTCESP”, disponível no Portal
de Sistemas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (dora-
vante TCESP), através do endereço https://www.tce.sp.gov.br/.
Convocação
Convocamos a representante legal da empresa Brisamax
Comércio, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado Eireli
EPP, o Senhor Sérgio Ricardo da Silva para comparecer no prazo
de 05 dias úteis, a contar desta publicação, à Rua dos Andradas,
140, Santa Ifigênia, São Paulo - SP, para assinatura do Segundo
Termo Aditivo ao contrato 006/2020, referente à prestação de
serviços de manutenção em equipamentos e sistemas de refrige-
ração, condicionador de ar (sem a inclusão de peças).
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
Comunicado
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
Edital 2/2021
Seleção de Candidatos Às Vagas do Programa de Pós-Gra-
duação em Engenharia de Transportes para o Curso de Mestrado
para o Segundo Semestre Letivo de 2021
A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação
em Engenharia de Transportes, da Escola de Engenharia de São
Carlos da Universidade de São Paulo, torna público que estarão
abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de
Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de
Transportes (PPG-ET) e estabelece as normas para o processo
de seleção de alunos.
1. Das Disposições Gerais
1.1. Os candidatos deverão apresentar a inscrição no pro-
cesso seletivo por meio do sistema PPGSELEÇÃO da EESC/USP,
acessado no seguinte endereço: https://ppgselecao.eesc.usp.br/.
Para realizar a inscrição nesta plataforma, o candidato deverá se
cadastrar no sistema usando um e-mail pessoal.
1.2. O processo de seleção será realizado em duas fases.
1.3. Poderão participar do processo de seleção candidatos
que completarem cursos de graduação até a data de matrícula,
conforme disposto nos itens 5.1, 5.1.1 e 5.1.2.
1.4. Aos egressos do referido curso será outorgado o Título
de “Mestre em Ciências”. Programa: Engenharia de Transportes,
com a indicação da respectiva área de concentração em que
está matriculado.
1.5. A realização do processo de seleção será coordenada
pela Comissão Coordenadora do Programa - CCP-ET.
2. Áreas de Concentração e Número de Vagas por Orien-
tador
2.1. Os candidatos deverão se inscrever em apenas uma das
duas áreas de concentração do PPG-ET: (1) Planejamento e Ope-
ração de Sistemas de Transporte; (2) Infraestrutura de Transpor-
tes (Pavimentos ou Geomática). Os orientadores credenciados e
o número de vagas estão listados a seguir:
Área de concentração: Planejamento e Operação de Siste-
mas de Transporte
Orientadores credenciados: Ana Paula Camargo Larocca
(1), André Luiz Barbosa Nunes da Cunha (1), Antônio Nélson
Rodrigues da Silva (1), José Reynaldo Anselmo Setti (1) e Renato
da Silva Lima (2).
Área de concentração: Infraestrutura de Transportes
Orientadores credenciados: Adalberto Leandro Faxina (3),
Ana Paula Camargo Larocca (1), Ana Paula Furlan (1), Jamilla
Emi Sudo Lutif Teixeira (1), Jefferson Lins da Silva (1), José Leo-
mar Fernandes Jr. (3), Rogério Pinto Ribeiro (1), Paulo César Lima
Segantine (2) e Irineu da Silva (1)
3. Inscrição no Processo Seletivo
3.1. Período das inscrições. O período para realização das
inscrições pelo sistema PPGSELEÇÃO da EESC/USP é de 03-05-
2021 a 14-07-2021.
3.2. Requisitos para inscrição. Poderão se inscrever no
processo seletivo candidatos portadores de diploma de nível
superior ou candidatos em fase de conclusão de curso de gradu-
ação. Os requisitos para cada área de concentração são listados
na tabela a seguir:
Área de concentração: Planejamento e Operação de Siste-
mas de Transporte
Áreas de formação de nível superior: Engenharia (qualquer
especialização); Arquitetura; Economia; Administração; Mate-
mática; Estatística; Ciências da Computação; Física; Geografia;
Tecnólogos em Logística; ou outras áreas afins.
Área de concentração: Infraestrutura de Transportes (Pavi-
mentos)
Áreas de formação de nível superior: Engenharia Civil;
Engenharia Química; Engenharia Ambiental; Geologia; Tecnólo-
gos em Construção Civil, Pavimentação ou Estradas; ou outras
áreas afins.
Área de concentração: Infraestrutura de Transportes (Geo-
mática)
Áreas de formação de nível superior: Engenharia Civil; Enge-
nharia Cartográfica; Engenharia de Agrimensura; Engenharia
Ambiental; Matemática; Estatística; Ciências da Computação;
Tecnólogos em Construção Civil, Estradas, Geoprocessamento
ou Logística; ou outras áreas afins.
3.3. Documentação para inscrição. A documentação deve
ser anexada em formato digital (PDF) no sistema PPGSELEÇÃO
da EESC/USP, não sendo necessário autenticar as cópias dos
documentos requeridos:
- currículo Lattes (http://www.lattes.cnpq.br/) em formato
PDF detalhando as experiências acadêmicas e profissionais; é
necessário enviar também a documentação comprobatória das
atividades desenvolvidas no período de 2018 a 2021, como
consta no Anexo II.2 deste edital;
- cópia do diploma da Graduação, frente e verso, ou docu-
mentação indicada no item 5.1.2 deste edital;
- cópia do Histórico Escolar oficial completo do curso de
graduação, incluindo eventuais reprovações e trancamentos;
- cópia do Histórico Escolar oficial completo de disciplinas
de pós-graduação cursadas como aluno especial no PPG-ET
ou em outro Programa de Pós-graduação, incluindo eventuais
reprovações e trancamentos, caso o candidato já tenha cursado
disciplinas de pós-graduação;
- duas cartas de recomendação acadêmica, devendo o
candidato indicar na plataforma PPGSELEÇÃO o nome e e-mail
de dois avaliadores, os quais receberão acesso à plataforma para
preenchimento das cartas;
- comprovante de proficiência em língua inglesa obtido nos
últimos 5 anos e válido até a data de apresentação na inscrição,
com pontuação mínima de 480 pontos no teste TOEFL ITP ou 70
pontos no teste TOEFL iBT ou 5,5 pontos no teste IELTS ou grau
C ou superior no Cambridge CAE. Em decorrência da pandemia
da COVID-19 e em caráter estritamente excepcional, o compro-
vante de proficiência em língua inglesa poderá ser apresentado
no ato da matrícula, ou seja, sua apresentação passa a não ser
obrigatória na fase de inscrição.
- cópias do RG e do CPF, para brasileiros; cópia do passapor-
te ou RNE, para estrangeiros;
- uma foto 3×4 recente;
- comprovante de recolhimento de taxa de inscrição no
valor de R$100,00, que deverá ser depositada no Banco do
Brasil, Ag. 3062-7, C/C: 168150-8, em nome de USP/EESC/STT -
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terça-feira, 13 de julho de 2021 às 05:10:09

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