Editais - Universidade de São Paulo

Data de publicação02 Dezembro 2022
SeçãoCaderno Executivo 1
sexta-feira, 2 de dezembro de 2022 Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 132 (240) – 99
Item: Trabalhos completos aceitos para publicação ou
publicados em anais(1)
Critério: 50 pontos/trabalho
Máximo: 100
Item: Artigos publicados ou aceitos para publicação em
periódicos Qualis(2)
Critério: Periódicos A1, A2 ou B1: 180 pontos. Periódicos B2
ou B3: 100 pontos (até 150 pontos). Periódicos B4 ou B5: 60
pontos (até 120 pontos)
Máximo:180
(1) Se o candidato não for o primeiro autor, a pontuação é
dividida por dois.
(2) Classificação do Qualis/CAPES 2013-16, Engenharias I
II.2. Comprovação das atividades indicadas no currículo: A
documentação aceita para comprovação das atividades indica-
das no currículo está listada na tabela a seguir. Os candidatos
poderão enviar documentação adicional, cuja aceitação ficará a
critério da Comissão de Seleção.
Item: Formação ligada à área de Engenharia de Transportes
Documentação necessária: Diploma da graduação ou certi-
ficado de colação de grau
Item: Iniciação científica
Documentação necessária: Com bolsa de estudos: cópia do
contrato ou termo de concessão ou declaração da agência de
fomento. Sem bolsa: declaração do orientador ou da instituição
Item: Apresentação de trabalhos científicos em congressos
Documentação necessária: Comprovante de apresentação
ou e-mail de aceitação do trabalho ou comprovante de inscrição
Item: Resumos publicados em anais de congressos
Documentação necessária: Anais impressos: cópia do e-mail
ou carta de aceitação e das páginas do resumo; Anais eletrôni-
cos: cópia do e-mail ou da carta de aceitação e cópia da página
do evento contendo o cabeçalho do resumo e a URL do trabalho
Item: Trabalhos completos publicados em anais de con-
gressos
Documentação necessária: Anais impressos: cópia do e-mail
ou carta de aceitação e da primeira página do trabalho; Anais
eletrônicos: cópia do e-mail ou da carta de aceitação e cópia da
página do evento contendo o cabeçalho do trabalho e sua URL
Item: Artigos publicados em periódicos
Documentação necessária: Primeira página do artigo e DOI
ou URL do artigo
II.3. Critérios para avaliação do histórico escolar: A avalia-
ção do histórico escolar será feita por cada membro da comissão
de seleção separadamente, mediante nota que pode variar de 0
a 10. A nota final será a média aritmética das notas dos avalia-
dores. Os critérios considerados nesta avaliação são listados na
tabela a seguir:
Item: Desempenho acadêmico
Critério: Notas e reprovações no histórico escolar da
gradu- ação e, se for o caso, de disciplinas de pós-gradu- ação já
cursadas; média ponderada do curso de graduação; classificação
na turma
Pontuação: Até 5
Item: Carga horária da graduação
Critério: Carga horária do curso de graduação e, particular-
mente, das disciplinas relacionadas com a área de Engenharia
de Transportes
Pontuação: Até 2
Item: Tempo para conclusão do curso de graduação
Critério: Número de semestres para conclusão do curso
Pontuação: Até 3
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E
LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE
RIBEIRÃO PRETO
Portador de Diploma de Curso Superior
Edital FFCLRP-SG 01/2022 de 30.11.2022
O Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Marcelo
Mulato no uso de suas atribuições legais, com o objetivo de
preencher as vagas remanescentes, aprova o seguinte edital
para o Processo de Portador de Diploma de Curso Superior
nesta Unidade:
De acordo com o disposto no parágrafo único do artigo
67 do Estatuto, no parágrafo 1º do artigo 72 do Regimento
Geral da USP, na Resolução CoG-3823/1991 que regulamenta a
matrícula de portadores de diploma de curso superior em cursos
de graduação e nas normas específicas para cada curso, poderá
ser concedida matrícula, independentemente do concurso vesti-
bular, a portadores de diploma de curso superior devidamente
registrado, em vagas remanescentes, após a matrícula dos
alunos regulares da Universidade e atendidas as transferências
previstas no Regimento Geral da USP.
NÚMERO DE VAGAS PARA OS CURSOS:
Física Médica: 02 vagas;
Química (Bacharelado/Forense/Tecnológica, Biotecnologia e
Agroindústria): 01 vaga;
Biblioteconomia e Ciência da Informação: 08 vagas;
Matemática Aplicada a Negócios: 04 vagas;
As inscrições serão recebidas online pelo site https://www.
ffclrp.usp.br/graduacoes/portador/ nos dias 26 e 27/01/2023, até
as 17h. Após as 17h do dia 27/01/2023 não será mais possível
enviar ou corrigir nenhum documento e o candidato estará
desclassificado.
No ato da inscrição, os interessados deverão anexar no link
informado os seguintes documentos:
1) Cédula de Identidade ou, no caso de estrangeiro, Regis-
tro Nacional de Estrangeiro (RNE), que comprove sua situação
regular no Brasil;
2) Diploma do curso superior devidamente registrado; o
candidato estrangeiro ou brasileiro com diploma expedido por
universidade estrangeira deve apresentar diploma reconhecido
no Brasil, na impossibilidade de ser apresentada o diploma,
será facultada sua apresentação até a data da matrícula, se
esta for deferida, devendo o candidato apresentar o Certificado
de Conclusão;
3) Histórico do curso superior completo (incluindo reprova-
ções) reconhecido pela autoridade competente;
4) Conteúdo programático das disciplinas cursadas e apro-
vadas para os cursos de Física Médica e Química (Bacharelado/
Forense/Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria), emitido
pela faculdade de origem (só serão aceitos programas impressos
da internet com código de autenticidade ou com assinatura do
responsável);
No ato da inscrição a documentação deverá estar completa
e não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido.
Os candidatos que não apresentarem a documentação
exigida nesse prazo serão eliminados do processo.
Conforme o regimento Geral da USP, em seu artigo 79, “os
pedidos de dispensa de cursar disciplinas serão homologados
pela CG da unidade, após manifestação do Departamento ou
órgão responsável” devendo o interessado estar ciente que
estará sujeito às adaptações curriculares necessárias.
Para os cursos que exigirem provas, as quais serão realiza-
das presencialmente no dia 06/02/2023, obedecendo as normas
sanitárias necessárias e específicas da unidade. Não será permi-
tida a entrada do candidato após o horário de início das provas
que consta do protocolo de inscrição que o candidato receberá
quando fizer a inscrição online.
O resultado final da classificação será divulgado no dia
15/02/2023 no Serviço de Graduação da FFCLRP, pelo site www.
ffclrp.usp.br e publicação no Diário Oficial do Estado. Os candi-
datos aprovados receberão um e-mail do Serviço de Graduação
com os procedimentos para realização da matricula virtual que
acontecerá no dia 04/03/2023 das 09h às 16h, a não realização
dos procedimentos da matricula no referido dia implicará na
até o dia 20 de março de 2023 (quando iniciam as aulas das
disciplinas do 1º. semestre de 2023) ou como alunos regulares
no período de matrículas do 2º. semestre de 2023, a ser definido
pela Comissão de Pós-Graduação da EESC.
5.2. Documentos obrigatórios para matrícula on-line: no ato
da matrícula, os candidatos selecionados deverão apresentar os
documentos discriminados a seguir. Os documentos originais
deverão ser apresentados junto com uma cópia legível, sem
necessidade de autenticação cartorial, para conferência pelo
PPG-ET.
5.2.1. Brasileiros:
• RG ou CNH;
• CPF;
• Título de eleitor;
• Certificado de reservista (se aplicável);
• Certidão de nascimento ou casamento;
• Diploma de graduação (com cópia da frente e verso) ou,
na falta deste, atestado de colação de grau;
• Histórico escolar da graduação; e
• Comprovante de proficiência em inglês (veja item 3.4.6),
caso o candidato não tenha apresentado este documento no ato
da inscrição no processo seletivo.
5.2.2. Estrangeiros:
• Carteira de Registro Nacional Migratório (CNRM, antigo
RNE) ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE);
• Visto temporário ou permanente com item IV;
• Diploma de graduação (com cópia da frente e verso) ou,
na falta deste, atestado de colação de grau ou ainda certificado
de conclusão de curso superior de graduação;
• Histórico escolar da graduação;
• Certidão de nascimento ou certidão de casamento; e
• Comprovante de proficiência em inglês (veja item 3.4.6),
caso o candidato não tenha apresentado este documento no ato
da inscrição no processo seletivo.
6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1. A inscrição do candidato implica no reconhecimento
e na aceitação das normas estabele- cidas neste edital, do
Regimento Geral da Pós-Graduação da USP, do Regulamento da
Pós-Graduação da EESC-USP e do Regulamento do Programa
de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da EESC-USP.
Essas normas e regimentos podem ser obtidos na página do
Programa na internet (https://stt.eesc.usp.br) ou através da
secretaria do PPG-ET pelo e-mail pos-transportes@eesc.usp.br.
6.2. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de
Transportes da EESC-USP não se res- ponsabiliza pela aplicação
e pagamentos das taxas dos exames de proficiência indicados
no item 3.4.6 e do teste internacional Graduate Record Exami-
nation (GRE) indicado no item 4.3.3.
6.3. A documentação dos candidatos reprovados será
descartada após a divulgação dos resultados deste processo
seletivo.
6.4. O processo seletivo tem validade por 240 dias contados
a partir da data de divulgação dos resultados, podendo ser pror-
rogado uma vez, por igual período.
6.5. Os casos omissos serão decididos pela Comissão de
Seleção instituída pela CCP-ET.
6.6. Informações adicionais estão disponíveis na secretaria
do PPG-ET, e podem também ser solicitados pelo e-mail pos-
-transportes@eesc.usp.br ou pelo telefone +55-16-3373-9617.
6.7. Com o presente edital ficam revogadas as disposições
em contrário.
6.8. A concessão das bolsas de estudo aos alunos ingres-
santes ocorrerá depois que o candidato efetuar sua matrícula no
curso. O número de bolsas a ser concedido dependerá das cotas
disponibilizadas pelas agências federais de fomento (CAPES e
CNPq) ao PPG-ET.
ANEXO I
I.1. Temas para a prova de Matemática: Domínio de uma
função; Função polinomial; Fun- ção exponencial e equações
exponenciais; Função logarítmica e propriedades operatórias;
Trigonometria no triângulo retângulo e no círculo; Funções e
relações trigonométricas; Progressões aritmética e geométrica;
Propriedades e operações com matrizes; Determi- nantes; Solu-
ções de sistemas lineares; Coordenadas cartesianas; Vetores;
Dependência linear; Bases; Produto escalar; Produto vetorial;
Translação e rotação; Retas e planos; Distância e ângulo; Coor-
denadas polares e esféricas; Limite; Continuidade; Derivada;
Teorema do valor médio; Aplicações da derivada; Aplicações da
integral; Métodos de integração; Elementos dos estudos das
probabilidades.
Bibliografia sugerida:
(i) Guidorizzi, H. L. (2002) Um Curso de Cálculo, vol. 1, 5a.
ed., LTC.
(ii) Stewart, J. (2014) Cálculo, vols. 1 e 2, 7a. ed., Cengage
Learning.
(iii) Thomas, G. B. (2013) Cálculo, vol. 1, 12a. ed., Pearson.
(iv) Swokowski, E. (1995) Cálculo com Geometria Analítica,
2a. ed., Makron.
I.2. Temas para a prova de Física: Grandezas físicas, padrões
e unidades; Vetores e esca- lares; Adição, decomposição e multi-
plicação de vetores; Conceito de força resultante; Decomposição
de forças e produto escalar; Equilíbrio de pontos materiais no
plano; Equilíbrio de pontos materiais no espaço; Estática dos
corpos rígidos; Força de reação; Equilíbrio de corpos rígidos em
duas dimensões; Cinemática dos pontos materiais; Mo- vimen-
tos unidimensionais; Movimentos em duas e três dimensões;
Lançamentos de projéteis no campo gravitacional; Movimentos
circulares; Trabalho realizado por força constante e por força
variável.
Bibliografia sugerida:
(i) Beer, F.; Johnston, E.; Mazurek, D.; Eisenberg, E. (2011)
Mecânica Vetorial para Enge- nheiros: Estática. 9a. ed. McGraw-
-Hill.
(ii) Tipler, P.; Mosca, G. (2009) Física para Cientistas e Enge-
nheiros, vol. 1, 6a. ed., LTC.
(iii) Halliday, D.; Resnick, R.; Walker, J. (2016) Fundamentos
de Física, vol. 1, 10a. ed., LTC.
I.3. Prova de Redação: Na correção da prova de Redação
serão considerados os seguintes aspectos: (i) domínio da norma
culta da língua portuguesa; (ii) compreensão do tema pro-
posto, abordagem do tema e potencial crítico dos argumentos
escolhidos; e (iii) concisão, coerência, organização, clareza e
fluência do texto.
ANEXO II
II.1. Critérios para avaliação do currículo: Os critérios da
tabela a seguir serão usados na avaliação do currículo. Ao can-
didato com o maior número de pontos será atribuída nota 10 e
a nota dos demais será calculada proporcionalmente ao número
de pontos obtidos. Serão considerados apenas as atividades e
publicações do período entre 2019 e 2022.
Item: Formação ligada à área de Engenharia de Transportes
Critério: Engenharia (qualquer especialização); Arquitetura;
Economia; Administração; Matemática; Estatística; Computação;
Tecnólogos em Logística; Física; Geografia; ou áreas afins: 100
pontos. Outros cursos de graduação: a critério da Comissão de
Seleção, de 0 a 80 pontos
Máximo: 100
Item: Iniciação científica
Critério: Com bolsa de estudos: 20 pontos/ano, Sem bolsa:
10 pontos/ano (até 3 anos)
Máximo: 60
Item: Apresentação de trabalhos científicos em congres-
sos(1)
Critério: 10 pontos/trabalho
Máximo: 20
Item: Resumos publicados ou aceitos para publicação em
anais(1)
Critério: 10 pontos/resumo
Máximo: 20
(reading) e compreensão auditiva (listening). Não há como fazer
somente uma das etapas. Para obtenção do certificado, as duas
etapas devem ser completadas. Para o PPG-ET, a comprovação
de proficiência requer nota mínima de 45 pontos na etapa de
compreensão escrita (reading); a nota da etapa de compreensão
auditiva (listening) não será considerada.
3.4.6.2. O CICBEU Online English Proficiency Test é um
exame de proficiência apli- cado exclusivamente para alguns
programas de pós-graduação da USP e UFS- Car. Mais informa-
ções podem ser obtidas em https://exame.cicbeu.com.br.
3.5. Deferimento de inscrições: só serão deferidas as inscri-
ções recebidas em conformidade com os prazos constantes no
item 3.1, cuja documentação estiver completa.
4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
4.1. A realização do processo de seleção será coordenada
por uma comissão formada por orientadores do PPG-ET desig-
nados pela CCP-ET. O processo seletivo consiste em duas etapas,
sendo a primeira eliminatória e a segunda classificatória.
4.2. O exame será realizado de modo não-presencial pelas
plataformas Google Classroom e Google Meet.
4.3. Primeira etapa: A primeira etapa consiste em três
provas: Matemática, Física e Redação em Língua Portuguesa. As
notas das provas podem variar entre 0 (zero) e 10 (dez).
O candidato que obtiver nota inferior a 3 (três) em qualquer
uma das provas estará eliminado. Os candidatos poderão usar
calculadora científica nas provas de Matemática e Física. A nota
da primeira etapa será a média aritmética das notas das três
provas. Serão considerados aprovados na primeira etapa os
alunos que obtiverem nota da primeira etapa maior ou igual a
6 (seis). Os conteúdos e temas para as provas da primeira fase
estão discriminados no ANEXO I deste edital.
4.3.1. As provas da primeira etapa serão realizadas no dia
15 de fevereiro de 2023. A prova de Redação terá início às 10:00,
com duração máxima de duas horas. As provas de Matemática e
Física terão início às 13:30, com duração máxima de três horas.
Além dos itens básicos necessários para a realização das provas
(lápis, caneta, borracha, régua e calculadora científica), os candi-
datos também deverão providenciar um computador com câme-
ra acoplada. A câmera deverá permanecer habilitada e focada
no rosto do candidato durante toda a realização desta prova.
Os candidatos também deverão dispor de um dispositivo com
câmera digital de boa qualidade (smartphone, por exemplo),
com aplicativo instalado e testado para realizar a conversão das
imagens para PDF. As soluções das provas deverão ser enviadas
na plataforma Google Classroom no formato PDF. Os candidatos
inscritos deverão acessar uma sala virtual do Google Meet a par-
tir das 9:40 no dia do exame. O link da sala virtual será enviado
por e-mail pela Comissão de Seleção até o dia 12 de fevereiro
de 2023. A realização da prova será gravada. Os candidatos
poderão ser convocados, por e-mail, para a participação de teste
para a familiarização com a plataforma Google Classroom no
dia 13 de fevereiro de 2023, às 14:30. A participação no teste
não é obrigatória.
4.3.2. A Comissão de Seleção não se responsabiliza por
problemas de conexão de internet ou outros problemas de
comunicação não previstos que impossibilitem ao candidato
cumprir as exigências deste Edital durante a realização das
provas. A interrupção da conexão durante o período de execução
da prova implicará na reprovação do candidato.
4.3.3. Fica facultado a qualquer candidato substituir as
provas escritas da primeira etapa, indicadas no item 4.3, pelo
resultado oficial do teste Graduate Record Examination (GRE).
4.3.3.1. Esta regra se aplica também ao candidato estran-
geiro que concorrer em seu país às bolsas PEC-PG concedidas
pelo governo brasileiro ou a bolsas concedidas por quaisquer
outros órgãos de fomento, brasileiros ou estrangeiros.
4.3.3.2. A pontuação mínima exigida no teste oficial GRE é
de 155 em raciocínio verbal, 148 em raciocínio quantitativo e 4,0
em escrita analítica. Serão aceitos os resultados oficiais do GRE
obtidos a partir de 1.jan.2022.
4.3.3.3. O candidato deverá indicar no campo apropriado
do formulário de inscrição a opção pela substituição das provas
escritas da primeira etapa (Matemática, Física e Redação em
Língua Portuguesa) pelo resultado oficial do Graduate Record
Examination (GRE). O resultado oficial do GRE deve ser anexado
na plataforma de inscrição, respeitando-se o prazo estabelecido
no item 3.1.
4.3.3.4. A nota a ser atribuída ao candidato na primeira
etapa será a média das pontuações obtidas pelo candidato
em raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita analítica,
sendo as notas individuais destas avaliações transformadas
em uma escala de 0 a 10 por meio de regra de três simples.
Por exemplo, um candidato que obtiver 5 no GRE em escrita
analítica receberá nota 7,5 na pon- tuação do processo sele-
tivo, sendo aplicada regra de três simples considerando que a
pontuação máxima neste item no GRE (6 pontos) equivale a 10
na escala de 0 a 10 e a pontuação mínima exigida pelo PPG-ET
(4,0) equivale a 5 na escala de 0 a 10. O mesmo procedimento
será aplicado às notas das provas de raciocínio verbal e racio-
cínio quantitativo, sendo que em ambos os casos a pontuação
máxima do GRE é 170.
4.4. Segunda etapa: A segunda etapa consiste na avaliação
do currículo e do histórico escolar da graduação e, se houver, de
disciplinas de pós-graduação cursadas isoladamente no PPG-ET
ou em outros programas. Os critérios para avaliação do currículo
e do histórico escolar estão discriminados no ANEXO II deste
edital. A nota da segunda etapa do processo de seleção será a
média aritmética ponderada da nota do currículo (peso 2) e da
nota da avaliação do histórico escolar (peso 3).
4.5. Pontuação final e classificação: A pontuação final dos
candidatos será a média ponderada da nota obtida na primeira
etapa (peso 2) e da nota obtida na segunda etapa (peso 1).
Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem
pontuação final maior ou igual a 6,0. Em caso de empate na
pontuação, o critério de desempate será a nota da primeira
etapa. Persistindo o empate, o critério passa a ser a nota da
segunda etapa.
4.6. Divulgação dos resultados: O resultado do processo
seletivo será divulgado a partir do dia 18 de fevereiro de 2023,
na mesma página usada para inscrições no processo seletivo
(https://ppgselecao.eesc.usp.br/). Em havendo mais candidatos
aprovados que as vagas disponíveis, será publicada uma lista de
espera, com a classificação dos excedentes aprovados.
4.6.1. Os candidatos excedentes aprovados serão convo-
cados na ordem dessa lista caso algum candidato selecionado
manifeste desinteresse pela vaga, ou prefira fazer a matrícula
como aluno especial, ou ainda não seja capaz de apresentar
toda a documentação necessária para a matrícula. Os efeitos da
lista de espera cessarão no primeiro dia letivo da pós-graduação,
conforme calendário da CPG-EESC para o ano letivo de 2023.
4.7. Manifestação de interesse na vaga: Os candidatos
aprovados serão notificados pelo PPG-ET e deverão enviar
mensagem para a secretaria do PPG-ET através do e-mail pos-
-transportes@eesc.usp.br confirmando o interesse na vaga até
o dia 21 de fevereiro de 2023. A falta do envio deste e-mail
será interpretada como desistência da vaga, com consequente
eliminação do candidato e convocação do próximo aprovado
na lista de espera.
5. DA MATRÍCULA NO CURSO DE MESTRADO
5.1. Matrícula dos alunos regulares: Os candidatos sele-
cionados serão convocados pela coordenação do PPG-ET por
e-mail para a realização da matrícula. As matrículas deverão ser
efetivadas, impreterivelmente, entre os dias 20 e 24 de fevereiro
de 2023, conforme calendário definido pela Comissão de Pós-
-Graduação da EESC.
5.1.1. Os candidatos selecionados que não colarem grau até
o final do período de matrícula não poderão matricular-se como
alunos regulares. Poderão matricular-se posteriormente e assim
que colarem grau, como alunos especiais, preferencialmente
o número do processo e o dia e hora que comparecerá ao
Cartório da Procuradoria de Procedimentos Disciplinares. Caso o
Advogado não compareça no dia e hora agendados seu atendi-
mento ficará sujeito à espera, de modo que não retarde outros
atendimentos agendados.
- REPUBLICADO, por ter saído com incorreções.
DR. FABIO SOARES DE OLIVEIRA – OAB/SP 204.923
DR. LEONARDO LUIS DIAS – OAB/SP 397.568
DR. ANDRÉ LUIZ VEZZA DE QUEIRÓZ BRIGADÃO – OAB/
SP 286.026
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHA-
RIA DE SÃO CARLOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
DE TRANSPORTES
EDITAL Nº 3/2022
SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENGENHA-
RIA DE TRANSPORTES
A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação
em Engenharia de Transportes (PPG-ET), da Escola de Engenha-
ria de São Carlos da Universidade de São Paulo, torna público
que estarão abertas as inscrições para processo de seleção de
candidatos ao Mestrado em Engenharia de Transportes para
o primeiro semestre de 2023, que será regido pelas normas
estabelecidas neste edital.
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O processo de seleção será realizado em duas fases.
1.2. Poderão participar do processo de seleção candidatos
que completarem cursos de gradu- ação até a data de matrícula,
conforme disposto no item 5.1 deste edital.
1.3. Aos egressos do referido curso será outorgado o Título
de “Mestre em Ciências, Programa: Engenharia de Transportes”,
com a indicação da respectiva área de concentração.
1.4. O processo de seleção será conduzido pela Comissão
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia
de Transportes (CCP-ET).
2. DO NÚMERO DE VAGAS POR ORIENTADOR
2.1. O número de vagas para o mestrado é 22 (vinte e dois),
que estão assim distribuídas entre os orientadores credenciados
para orientar no PPG-ET:
Adalberto Leandro Faxina: 3 vagas
Ana Paula Camargo Larocca: 3 vagas
Ana Paula Furlan: nenhuma vaga
André Luiz Barbosa Nunes da Cunha: 2 vagas
Antônio Nélson Rodrigues da Silva: 2 vagas
Cira Souza Pitombo: 2 vagas
Irineu da Silva: 1 vaga
Jamilla Emi Sudo Lutif Teixeira: 1 vaga
Jefferson Lins da Silva: 2 vagas
José Reynaldo Anselmo Setti: 2 vagas
José Leomar Fernandes Jr.: nenhuma vaga
Paulo César Lima Segantine: 2 vagas
Renato da Silva Lima: 2 vagas
2.2. A lista de aprovados obedecerá ao limite máximo de
vagas previstas neste edital e ao número de vagas oferecidas por
cada orientador credenciado no PPG-ET para orientar alunos de
mestrado, conforme mostrado no item 2.1 deste edital.
3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
3.1. PRAZO E LOCAL DAS INSCRIÇÕES: As inscrições para
o processo seletivo de candidatos ao curso de mestrado, para o
primeiro semestre letivo de 2023, deverão ser efetuadas exclusi-
vamente através do endereço eletrônico https://ppgselecao.eesc.
usp.br, até 24:00 de 9 de fevereiro de 2023 (horário de Brasília).
3.2. Somente serão aceitas as inscrições enviadas por
meio do formulário eletrônico, conforme indicado no item 3.1
deste edital. O PPG-ET não se responsabilizará por inscrições
não recebidas por motivos de ordem técnica de computadores,
de falhas de comunicação, de congestionamento de linhas de
comunicação, por erro ou atraso de submissão, bem como por
quaisquer outros motivos que impeçam a transferência de dados
até o encerramento do prazo para inscrição. Recomenda-se, por-
tanto, evitar o encaminhamento da inscrição no limite do prazo.
3.3. Os documentos necessários para a inscrição devem ser
digitalizados para o formato PDF para a submissão no endereço
eletrônico da inscrição.
3.4. Documentação para a inscrição: No ato da inscrição,
além do preenchimento do formulário eletrônico disponível no
endereço eletrônico https://ppgselecao.eesc.usp.br, deverão ser
anexados em formato PDF, sem necessidade de autenticação em
cartório, os seguintes documentos:
3.4.1. Diploma da graduação, frente e verso, ou, na falta
deste, atestado de colação de grau, ou ainda, declaração de
que o candidato colará grau até a data da matrícula, conforme
disposto no item 5 deste edital.
3.4.2. Histórico escolar oficial da graduação, incluindo
eventuais reprovações e tranca- mentos.
3.4.3. Currículo Lattes (CNPq), indicando formação acadê-
mica, experiência em pesquisa e extensão, e atividades pro-
fissionais. Os documentos comprobatórios dessas informações
poderão ser solicitados ao longo do processo de seleção; a falta
da entrega dos documentos comprobatórios no prazo estabele-
cido poderá implicar na perda de pontos no processo seletivo.
3.4.4. Comprovante de recolhimento de taxa de inscrição no
valor de R$50,00 (cinquenta reais), que deverá ser depositada no
Banco do Brasil, Ag. 3062-7, C/C: 168150-8, em nome de “USP/
EESC/STT – Taxas de Seleção PGr”, CNPJ: 63.025.530/0028-24.
3.4.4.1. A isenção do pagamento da taxa de inscrição
deverá ser solicitada pelos in- teressados com a devida ante-
cedência, contactando-se o PPG-ET através de e-mail para
pos-transportes@eesc.usp.br. O PPG-ET adota critérios similares
aos usados pela FUVEST para concessão da isenção da taxa de
inscrição no processo seletivo.
3.4.5. Histórico escolar oficial completo de disciplinas de
pós-graduação, incluindo even- tuais reprovações e tranca-
mentos, caso o candidato já tenha cursado disciplinas de pós-
-graduação como aluno regular ou especial no PPG-ET ou em
quaisquer outros programas de pós-graduação.
3.4.6. Comprovante de proficiência em língua inglesa obti-
do nos últimos 5 anos e válido até a data de apresentação na
inscrição. Opcionalmente, o candidato poderá apresentar este
comprovante até a data da matrícula (veja item 5.2). Para a cer-
tificação de proficiência em inglês, será exigido apenas o módulo
referente à habilidade de leitura. Os testes de proficiência em
inglês aceitos e suas respectivas pontuações são os seguintes:
Teste: EF SET 50 (ver item 3.4.6.1)
Pontuação mínima: 45 pontos (Reading)
Teste: TOEFL Paper
Pontuação mínima: 460 pontos
Teste: TOEFL iBT
Pontuação mínima: 64 pontos
Teste: CICBEU Online EPT (ver item 3.4.6.2)
Pontuação mínima: 460 pontos
Teste: IELTS
Pontuação mínima: 4.5 pontos
Teste: Cambridge Tests
Pontuação mínima: B1 Preliminary (PET)
Teste: TEAP
Pontuação mínima: 60 pontos
Teste: WAP
Pontuação mínima: 60 pontos
3.4.6.1. O exame EF SET 50 é um exame de proficiência
gratuito, online. O teste, que está disponível em https://www.
efset.org/pt/, consiste em duas etapas: compreensão escrita
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
sexta-feira, 2 de dezembro de 2022 às 05:02:50

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