Editais - Universidade de SÓo Paulo

Data de publicação05 Janeiro 2023
SeçãoCaderno Executivo 1
70 – São Paulo, 133 (4) Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I quinta-feira, 5 de janeiro de 2023
caso a nota seja inferior a 4,0 (quatro), o candidato será elimi-
nado. A Segunda Fase, independente do resultado da Primeira
Fase, consistirá de arguição online relativa ao Curriculum Vitae,
em que serão contemplados os temas aderentes ao PPGSHS. A
nota mínima requerida nesta fase é 5,0 (cinco), em escala de 0
(zero) a 10 (dez).
Somente os canditados que tiverem a inscrição deferida
poderão participar do processo de seleção para o mestrado.
A lista com as inscrições deferidas estará disponível no sítio
http://www.eesc.usp.br/ppgshs até 02/02/23.
3. Primeira Fase: Prova de múltipla escolha online de Língua
Inglesa, de Língua Portuguesa e de Conhecimentos Específicos
No dia 06/02/23 os candidatos farão as provas online de
múltipla escolha de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e de
Conhecimentos Específicos.
As provas de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e de Conhe-
cimentos Específicos serão “online” em link a ser divulgado, em
único dia, nos períodos matutino (Conhecimentos Específicos) e
vespertino (Língua Inglesa e Lingua Portuguesa).
Os candidatos também deverão providenciar um computa-
dor com câmera (webcam). A câmera deverá permanecer habi-
litada e focada no rosto do candidato durante toda a realização
da prova. Os candidatos inscritos deverão acessar uma sala
virtual do Google Meet a partir das 07h40min, no dia do exame.
O link da sala virtual será enviado por e-mail pela Comissão de
Seleção até o dia 05/02/23. A realização da prova será gravada.
A Comissão de Seleção não se responsabiliza por problemas de
conexão de internet ou outros problemas de comunicação não
previstos que impossibilitem ao candidato cumprir as exigências
deste Edital durante a realização das provas. A interrupção da
conexão durante o período de execução da prova implicará na
reprovação do candidato.
A prova de Conhecimentos Específicos terá o caráter de
avaliar o entendimento de Conhecimentos Específicos nos temas
pertinentes ao PPGSHS. Esta prova terá múltiplas questões das
áreas de Hidráulica e Recursos Hídricos e Saneamento nos temas
apresentados no item 4, e será aplicada a todos os candidatos.
Poderá ser usada calculadora científica. O candidato deverá
anotar na prova em qual área de conhecimento se inscreveu.
Serão atribuídos pesos diferentes às questões conforme a
área selecionada pelo candidato:
Área de Saneamento: questões de Saneamento – peso 8;
questões de Hidráulica e Recursos Hídricos – peso 2.
Área de Hidráulica e Recursos Hídricos: questões de Sane-
amento – peso 2; questões de Hidráulica e Recursos Hídricos
– peso 8.
A prova de Conhecimentos Específicos terá início às
8h00min, com término às 12h00min. No mesmo dia, a prova de
Língua Inglesa terá início às 14h00min e término às 16h00min e
a prova de Língua Portuguesa terá início às 16h15min e término
às 18h15min. Os horários das provas referem-se ao horário
oficial de Brasília-DF.
4. Temas para a prova de conhecimentos específicos (Pri-
meira Fase)
-Indicadores de Sustentabilidade Aplicados ao Saneamento;
-Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS6. Assegu-
rar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamen-
to para todos;
-Águas residuárias: Caracterização quantitativa e qualitati-
va das águas residuárias; Operações e processos de tratamento;
-Águas de abastecimento: Caracterização quantitativa e
qualitativa das águas de abastecimento; Processos e operações
de tratamento; Sistemas de tratamento de águas de abasteci-
mento; Resíduos de estações de tratamento de água; Sistemas
de abastecimento de água;
- Microbiologia de processos anaeróbios de tratamento de
água residuária e esgoto sanitário;
- Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Política
Nacional de Resíduos Sólidos, ordem de prioridade, classificação
dos resíduos, destinação final, planos de gestão;
- Escoamento permanente em condutos forçados;
- Escoamento uniforme em tubulações;
- Perdas de carga localizadas;
- Escoamento permanente em condutos livres;
- Hidrostática;
- Manometria;
- Forças sobre superfícies;
- Hidrologia;
- Ciclo hidrológico;
- Balanço hídrico;
- Bacia hidrográfica;
- Precipitação;
- Escoamento superficial.
Literatura sugerida para os candidatos:
Azevedo Netto– Manual de Hidráulica, Vol 1 – 5a edição.
Calijuri, M. C. & Cunha, D G F (organizadores) (2019):
Engenharia Ambiental: Conceitos, Tecnologias e Gestão. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2a Edição. Leituras sugeridas: Capítulos 3, 7,
10, 17, 18, 22, 33.
Collischonn, W., Dornelles, F. (2015) Hidrologia para Enge-
nharia e Ciências Ambientais. Porto Alegre: ABRHidro. Leituras
sugeridas: Capítulos 3, 5, 7, 10, e 11.
Di Bernardo, L. Sabogal Paz, L. P. (2008). Seleção de
Tecnologias de Tratamento de Água. Volumes 1 e 2. Ed. LDiBe.
São Carlos/SP.
POLÍTICAS PARA A MULHER
DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Divisão de Administração de Pessoal
Despacho da Senhora Diretora da DHA
Retificação do D.O. de 03.12.2022
Referente ao Edital de Abertura n.01/2022 – Processo de Progressão Referente à L.C. 1.080/2008- ano 2022, retifica-se conforme
abaixo:
Cargo/Função-atividade: Oficial Administrativo
Onde se lê:
Servidores aptos: 79
Leia-se:
Servidores aptos: 80
Cargo/Função-atividade: Oficial Operacional
Onde se lê:
Servidores aptos: 292
Leia-se:
Servidores aptos: 291
Cargo/Função-atividade: Oficial Administrativo
Inclua-se o servidor:
DR.14
Percival Aparecido Pedroso, RG 16.375.835-9
Cargo/Função-atividade: Oficial Operacional
Exclua-se o servidor:
DR.14
Percival Aparecido Pedroso, RG 16.375.835-9
Retificação do D.O. de 20.12.2022
Referente à Classificação Final do Processo de Progressão Referente à L.C. 1.080/2008- ano 2022, retifica-se conforme abaixo:
Cargo/Função-atividade: Oficial Administrativo
Onde se lê:
23 Zuleika Eugênia Martins de Lima 11564716-8 Oficial Administrativo 1/F 100 100 100,0 0,00 100,00 1.461 07/11/1958 13 classificado
Leia-se:
24 Zuleika Eugênia Martins de Lima 11564716-8 Oficial Administrativo 1/F 100 100 100,0 0,00 100,00 1.461 07/11/1958 13 não classificado
Cargo/Função-atividade: Oficial Operacional
Onde se lê:
105 Rute Aparecida Ferreira Ceridorio 172937437 Oficial Operacional 1/F 100 100 100,0 0,00 100,00 731 06/04/1960 20 não classificado
Leia-se:
104 Rute Aparecida Ferreira Ceridorio 172937437 Oficial Operacional 1/F 100 100 100,0 0,00 100,00 731 06/04/1960 20 classificado
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE
MARÍLIA
DIRETORIA DE ENSINO REGIAO DE MARILIA
Retificando D.O.E. de 17/11/2022, p.456, Diretoria de Ensino
de Marília, , inclua-se: no Edital de classificação final do cre-
denciamento para atuação em Regime de Dedicação Exclusiva
– RDE, das escolas estaduais do Programa Ensino Integral – PEI,
conforme previsto no Decreto nº 66.799, de 31-05- 2022, cujo
objetivo é o preenchimento de vagas existentes e de composição
de cadastro reserva para o ano letivo de 2023, sob nº 90 -A,
JACKELINE RIBEIRO RODRIGUES CORREA, CPF 34464965806,
DI 1, CATEGORIA A, INSCRIÇÃO 20221007166846– LETRAS-
-PORTUGUÊS E INGLÊS E PEDAGOGIA- ANOS INICIAIS.
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE SÃO
JOSÉ DOS CAMPOS
REGIÃO DE SÃO JOSE DOS CAMPOS
Convocação:
A Direção da EE Prof. Edewaldo Freitas Gaia Sant’ana,
em SJCampos, convoca MARINES DE CASTRO MIRANDA, RG.
20.515.619 - 8, Agente de Organização Escolar, a compare-
cer a esta Unidade Escolar, à Rua Rosário, 540, Jardim Amé-
rica, em SJCampos, a fim de regularizar a sua vida funcional.
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE
TAUBAT É
DIRETORIA ENSINO-REGIÃO DE TAUBAT-E
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 03/2023
O Dirigente Regional de Ensino, no uso de suas atribuições legais
conferidas pelo Decreto nº 64.187/2019, CONVOCA os candidatos
inscritos e classificados para o cargo/função de Supervisor de Ensino,
nos termos da Resolução SE 05, de 07 de janeiro de 2020, alterada
pelas Resoluções SE 18, de 31-1-2020 e SEDUC 56, de 30-6-2020,
que dispõe sobre os procedimentos relativos às substituições nas
classes de Suporte Pedagógico do Quadro do Magistério, durante
impedimentos legais e temporários de integrantes da referida classe,
conforme as disposições do Decreto nº 53.037, de 28 de maio de
2008, alterado pelo Decreto nº 59.447, de 19 de agosto de 2013, para
participarem da sessão de atribuição, conforme segue:
Local: Praça 8 de maio nº 28 – Centro, Taubaté, na Diretoria
de Ensino – Região de Taubaté, piso superior.
Data: 09/01/2023.
Horário: 08h30min.
Cargo/Função: Supervisor de Ensino.
Vaga oferecida: 01 Vaga, por tempo determinado, em
decorrência do afastamento da supervisora Simone Maria dos
Santos Silva Fraga, Licença Tratamento de Saúde por 90 dias a
partir de 27/12/2022.
Conforme Publicação DOE, de 02/01/2023.
Procedimentos a serem observados pelos candidatos
I – A Diretoria de Ensino assegurará a realização da sessão
de atribuição no horário divulgado, observando que qualquer
eventual atraso no início da sessão não beneficiará candidato(s)
retardatário(s).
II - O inscrito nos termos desta resolução deverá apresentar,
em cada sessão de atribuição da qual participe, termo de anu-
ência, do local de exercício, expedido pelo superior imediato e
ratificado pelo Dirigente Regional de Ensino, quando for o caso,
com data atualizada correspondente ao edital de oferecimento
de vagas, cuja validade abrangerá apenas o período de vigência
da designação, bem como declaração de horário para fins de
acumulação, quando for o caso, e declaração do grau de paren-
tesco, nos termos da Súmula Vinculante 13.
III - Ficam expressamente vedadas a atribuição de vaga e
sua respectiva designação por procuração de qualquer espécie.
IV - Para fins de participação na sessão de atribuição de
vaga e sua respectiva designação, o candidato deverá, na data
da atribuição, se encontrar em exercício, não podendo, neste
momento, se encontrar em qualquer tipo de licença, afasta-
mento ou férias.
V – O candidato que se encontrar em regime de acumulação
remunerada de cargos ou de cargo/função, deverá ser observado
que, no caso de acumulação de dois cargos docentes, sendo
designado por um deles, o candidato deverá permanecer no
exercício do outro cargo; na hipótese de acumular um cargo
docente e outro de suporte pedagógico, o candidato será desig-
nado pelo cargo de suporte pedagógico, devendo permanecer
no exercício do cargo docente; a acumulação de cargo/função
docente com as atribuições da designação em classe de suporte
pedagógico somente poderá ocorrer se forem distintos os res-
pectivos locais (unidades/órgãos) de atuação funcional; o soma-
tório das cargas horárias relativas ao cargo/função docente e ao
exercício da designação, quando ambos forem no âmbito desta
Secretaria de Estado da Educação, não poderá exceder o limite
de 65 (sessenta e cinco) horas semanais. Para qualquer situação
de acumulação, deverá haver publicação de novo ato decisório,
que poderá ocorrer após o início de exercício da designação.
SAÚDE
HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE
MEDICINA DA USP
INSTITUTO CENTRAL
CONVOCAÇÃO
“Solicitamos o comparecimento de RODRIGO LUIZ DA
SILVA GONCALVES, CPF 311279018-93, ao Centro de Gestão
de Pessoas do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas
da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo –
HCFMUSP, na Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – 8º
andar – Cerqueira César – São Paulo/SP, no prazo de 03 (três)
dias corridos, a contar da data da publicação.”
NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS
COMUNICADO
O COORDENADOR DO NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS
DO HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA
DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, torna público o RESULTADO
FINAL COM A LISTA DE CLASSIFICAÇÃO dos integrantes da
série de classes de Engenheiro, que concorrem a Promoção por
Antigüidade, referente ao exercício de 2022, de que trata as
Leis 540/88 e 789/94, regulamentada pelos Decretos 42250/97
e 42419/97 e Instrução CRHE-002/97, publicada no D.O. de
05.01.97, retificada no D.O. de 10.03.98.
DA CLASSE III PARA A CLASSE IV
Limite a promover: 01
Classificação–Nome–RG–TEEC–TEESC-TEESPE
1º- SILVIA REGINA PINTO CORREA MENEGUELLI –
239016181 - 1417 – 4640 – 4640
DA CLASSE IV PARA A CLASSE V
Limite a promover: 01
Classificação–Nome–RG–TEEC–TEESC-TEESPE
1º- LUIZ AMERICO AMADEI JACOMINO – 101526040 -1819
– 5835 - 5835
Na Promoção por Antiguidade foi apurado o tempo de
efetivo exercício na classe, contados até 30.06.2022. Os critérios
para apuração do referido tempo são aqueles utilizados para a
concessão do adicional por tempo de serviço.
Índice:
TEEC - Tempo de Efetivo Exercício na Classe
TEESC - Tempo de Efetivo Exercício na Série de Classe
TEESPE - Tempo de Efetivo Exercício no Serviço Público
Estadual
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE
ARAÇATUBA
Edital, de 04.01.2022
Edital de Alocação/Atribuição - Programa de Ensino Inte-
gral - 2023
3ª alocação para o ano letivo de 2023
A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Araçatuba,
no uso de suas atribuições legais, convoca os candidatos clas-
sificados, de acordo com a Classificação no Credenciamento
Inicial- Pós Recurso realizado para o ano letivo de 2023 para
participarem da alocação para a função de Coordenador de
Organização Escolar- COE, que ocorrerá dia 17 de janeiro de
2023, para 01 (uma) vaga na E. E. Arthur Leite Carrijo. A alo-
cação ocorrerá às 8h30min na Diretoria de Ensino – Região de
Araçatuba, localizada à Rua Antônio João, 130- Bairro Bandei-
ras- Araçatuba SP- Sala 27.
Atenção:
Os candidatos deverão apresentar no ato da alocação:
- Documentos Pessoais;
- Comprovante de Inscrição para atribuição de aulas- 2023
(ter no mínimo, 3 (três) anos de experiência em docência, na
rede estadual de ensino).
- Estar classificado no Credenciamento Inicial- Pós Recurso,
realizado para o ano letivo de 2023, para função de Coordena-
dor de Organização Escolar- COE.
- Ter uma das seguintes formações:
· Diploma de licenciatura plena em Pedagogia;
· Certificado de especialização em Gestão Escolar, com
carga horária mínima de 800 (oitocentas) horas;
· Ter diploma/certificado de Mestrado ou Doutorado na área
da educação com foco em Gestão Escolar.
Observação: O profissional será escolhido pelo Diretor de
Escola/ Diretor Escolar, dentre os classificados no processo de
Credenciamento para o exercício da função de Coordenador de
Organização Escolar-COE.
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE
CARAGUATATUBA
PROGRAMA ENSINO INTEGRAL
EDITAL DE ALOCAÇÃO DE VAGAS PARA FUNÇÕES
GESTORAS
CONVOCAÇÃO:
Convocando os credenciados para atuação junto ao Pro-
grama Ensino Integral 2023, na Região da Diretoria de Ensino
de Caraguatatuba, para participarem do processo de alocação
de vagas, conforme disposto na Resolução SE 4, de 03-01-2020,
Resolução 37/2022 e Resolução SEDUC 87/2022.
PARA A FUNÇÃO DE DIRETOR DE ESCOLA/DIRETOR ESCO-
LAR:
I – PRIORIDADE:
Será observada a seguinte ordem de prioridade:
I - titular de cargo de Diretor de Escola ou Diretor Escolar
classificado na própria Diretoria de Ensino, de acordo com a
classificação do credenciamento;
II - titular de cargo de Diretor de Escola ou Diretor Escolar
classificado em outra Diretoria de Ensino, de acordo com a
classificação do credenciamento;
III - titular de cargo docente classificado na própria Diretoria
de Ensino;
IV - titular de cargo docente classificado em outra Diretoria
de Ensino;
V - docente ocupante de função-atividade classificado na
própria Diretoria de Ensino;
VI - docente ocupante de função-atividade classificado em
outra Diretoria de Ensino.
II – SESSÃO DE ATRIBUIIÇÃO:
Data: 09/01/2023 – segunda-feira
Horário: 09 horas
Local: Diretoria de Ensino de Caraguatatuba, Avenida Ala-
goas, 539, Indaiá, Caraguatatuba, SP.
Relação de Vagas:
Escola Estadual: Função: Vagas:
Nair Ferreira Neves – São Sebastião
- exercício imediato Diretor de Escola / Escolar 01
Florentina Martins Sanchez - Ubatuba
- exercício a partir de 01/02/2023 Diretor de Escola / Escolar 01
Observações:
O integrante do Quadro do Magistério que pretenda mudar
sua sede de exercício do Programa, por meio do presente
Processo de Credenciamento, deverá apresentar, na sessão de
alocação, documento que oficialize seu enquadramento nos
limites fixados pelo Artigo 15 da Resolução SE 4, de 03-01-2020
ou Artigo 8º da Resolução SE 8, de 17-01-2020, conforme o caso,
bem como informe se o profissional obteve resultado favorável
da avaliação de desempenho no Programa em 2022.
A classificação no Processo de Credenciamento não assegu-
ra ao candidato o direito à alocação e consequente designação,
tendo em vista a obrigatoriedade de comprovação dos requisitos
autodeclarados no momento da inscrição, conforme edital de
credenciamento.
Os integrantes do Quadro do Magistério, que não atende-
rem aos requisitos para preenchimento da vaga, previstos pela
legislação vigente, serão desclassificados na etapa de alocação,
parte integrante do credenciamento.
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE JAÚ
EDITAL 01/2023
Licitação de Cantina Escolar da EE Dr. Lopes Rodrigues
A Diretoria Executiva da Associação de Pais e Mestres da
EE Dr. Lopes Rodrigues sita na Praça Dr. Lopes Rodrigues s/
nº – Jaú - SP, torna pública a Abertura do Processo de Licita-
ção para a administração dos serviços da Cantina Escolar da
referida Escola e comunica aos interessados que as instruções
e informações sobre a Unidade Escolar deverão ser retiradas
no endereço acima, no período de 09/01/2023 a 16/01/2023,
das 9h às 15h, mediante a comprovação do recolhimento de
R$68,52 ( Sessenta e oito reais e cinquenta de dois centavos ,
correspondente a 2 (duas) UFESPs, em nome da APM DA EE Dr.
Lopes Rodrigues junto ao Banco do Brasil, agência nº 27-2, conta
corrente nº 101264-9, a título de contribuição com despesas de
expediente, não havendo devolução da referida importância. As
propostas e documentação deverão ser encaminhadas em enve-
lopes separados, identificados e lacrados para o mesmo local até
o dia 24/01/2023 das 9h às 15h. A abertura dos envelopes será
realizada em sessão pública no dia 25/01/23 às 13 horas nas
dependências da escola, pela Comissão Julgadora designada
pelo Diretor Executivo da APM.
01 - A comissão julgadora reserva-se o direito de escolher a
proposta que lhe for conveniente e/ou recusar todas as propos-
tas sem devolução do depósito caso não satisfaçam os legítimos
interesses da entidade; na desistência ou não atendimento pelo
1º colocado das exigências contratuais para início das atividades
da cantina escolar, poderá ser convocado o proponente classifi-
cado em 2º lugar.
02 - O autor da proposta vencedora deverá ocupar durante
todo o período de vigência, as instalações da cantina escolar,
respeitando as normas escolares, contrato registrado em car-
tório, não podendo sublocar para outro o seu direito de uso,
devendo estar presente durante o trabalho;
03 - Início das atividades pelo vencedor imediatamente à
organização do espaço;
04 - Prazo para recurso de três dias úteis a contar da data
do julgamento das propostas.
MEIO AMBIENTE, INFRAESTRUTURA E
LOGÍSTICA
COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO
PAULO
PUBLICAÇÃO DE RECURSO DE MULTA
AGÊNCIA AMBIENTAL Do ABC I
R.A. DO NASCIMENTO ARAUJO JUNIOR CONSTRUTORA
- ME, CNPJ 21.432.181/0001-03, localizado à Rodovia Índio
Tibiriça, nº 2743 sala 2 – Ouro Fino Paulista – Ribeirão Pires/SP,
fica ciente de que em 17/10/2022 os recursos interpostos contra
as lavraturas do Auto de Infração Imposição de Penalidade de
Multa – AIIPM nº 16001992 e 16001993 dos Processos CETESB
044439/2020-51 e 044463/2020-83, foram INDEFERIDOS pelo
Gerente do Departamento de Gestão Ambiental IV da Diretoria
de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB, autoridade
julgadora de 1ª Instância, com fundamento nos Pareceres 2022-
1122-PJMA, de 11/10/2022 e 2022-1126-PJMA, de 13/10/2022,
mantendo-se a autuação e a penalidade de multa aplicada.
Desta forma informamos que V.Sas. tem direito a solicitar
vistas ao processo, podendo, desta forma, dirimir as possíveis
dúvidas.
Conforme previsto no artigo 28 da Decisão de Diretoria nº
055/2020/P, de 29.05.2020, alterada pela Decisão de Diretoria
nº 064/2020/P, de 29.06.2020 (“DD nº 55/2020/P”), poderá ser
apresentado recurso administrativo à 2ª instancia no prazo de
20 (vinte) dias, contados da presente publicação.
PUBLICAÇÃO DE RECURSO DE MULTA
AGÊNCIA AMBIENTAL DE TAUBA
SAN MARCO EXTRATORA E COMÉRCIO DE AREIA LTDA -
ME, CNPJ 62.368.246/0001-78, localizado à Sitio Pitangueiras,
s/nº - Quiririm – Taubaté/SP, fica ciente de que em 22/05/2022
o recurso interposto contra a lavratura do Auto de Infração
Imposição de Penalidade de Multa – AIIPM nº 03001035 do Pro-
cesso CETESB 086027/2020-61, foi INDEFERIDO pelo Gerente do
Departamento de Gestão Ambiental V da Diretoria de Controle
e Licenciamento Ambiental da CETESB, autoridade julgadora
de 1ª Instância, com fundamento no Parecer 2022-0447-PJMA,
datado de 18/04/2022, mantendo-se a autuação e a penalidade
de multa aplicada.
Desta forma informamos que V.Sas. tem direito a solicitar
vistas ao processo, podendo, desta forma, dirimir as possíveis
dúvidas.
Conforme previsto no artigo 28 da Decisão de Diretoria nº
055/2020/P, de 29.05.2020, alterada pela Decisão de Diretoria
nº 064/2020/P, de 29.06.2020 (“DD nº 55/2020/P”), poderá ser
apresentado recurso administrativo à 2ª instancia no prazo de
20 (vinte) dias, contados da presente publicação.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E
SANEAMENTO (PPG-SHS), ESCOLA DE ENGENHARIA DE
SÃO CARLOS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Programa de Mestrado - Processo de Seleção para o
Ingresso – 2023/1
1. Considerações Gerais
Estarão abertas durante o período de 05/01/2023 a
31/01/2023 as inscrições para Ingresso no Programa de Mestra-
do em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPGSHS) da Escola
de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, com
início do curso em março de 2023.
O Processo Seletivo 2023 para ingresso junto ao PPGSHS
será realizado de forma remota, em duas fases, ambas elimina-
tórias e classificatórias.
O processo se aplicará a todos os candidatos, mesmo aos
que não necessitarem de bolsas de estudo como, por exemplo,
aqueles que manterão vínculo empregatício.
A inscrição para o processo seletivo será online, através do
endereço ppgselecao.eesc.usp.br. No formulário de inscrição, o
candidato deverá indicar obrigatoriamente a área de interesse
(Hidráulica e Recursos Hídricos ou Saneamento) e três nomes de
orientadores que estão oferecendo vagas específicas do PPGSHS
(lista no final deste Edital).
Uma vez feita a inscrição em uma determinada área, não
será permitido altera-la posteriormente.
O perfil de cada orientador, projetos e linhas de pesquisa
podem ser obtidos na página do Programa (http://www.eesc.
usp.br/ppgshs/orientadores).
2. Sistemática de Seleção
O Processo Seletivo será organizado em duas fases. A
Primeira Fase consistirá de provas de múltipla escolha de Língua
Inglesa, Lingua Portuguesa e de Conhecimentos Específicos, de
acordo com o apontado nos itens 3 e 4. Todas as provas têm
caráter eliminatório. Para as provas de Língua Inglesa e Língua
portuguesa em escala de 0 (zero) a 10 (dez), caso a nota seja
inferior a 5,0 (cinco), o candidato será eliminado. Para a prova
de conhecimentos específicos em escala de 0 (zero) a 10 (dez),
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
quinta-feira, 5 de janeiro de 2023 às 05:00:37

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