Edital 8

Páginas65-65
Data de publicação13 Maio 2022
ÓrgãoMinistério da Educação,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
SectionDO3

Edital 8

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO PEDAGÓGICO

ÁREA: EDIFICAÇÕES

1 - MECÂNICA DOS SOLOS APLICADA: Introdução: noções preliminares, conceitos e definições; Propriedades das partículas sólidas; Permeabilidade dos solos; Investigação do subsolo; Tensões admissíveis; Recalque; Noções de geologia; Tipos de solos; Solos colapsíveis.

2 - DESENHO TÉCNICO: Fundamentos do desenho técnico; introdução ao desenho com instrumentos - régua, esquadro, compasso, escala; noções de desenho geométrico; normas da ABNT; tipos de projeções; projeções ortogonais; vistas ortográficas: principais, seccionais e auxiliares. Noções de geometria descritiva. Ponto, reta e plano. Paralelismo e perpendicularismo de retas e planos. Figuras planas e suas projeções. Cotagem. Perspectivas axonométricas e cilíndrica oblíquo.

3 - LEGISLAÇÃO, NORMAS E LICENCIAMENTO AMBIENTAL: Uso, ocupação e parcelamento do solo urbano de Teresina; Código de Obras de edificações da cidade de Teresina; Noções de Normas técnicas; Normatização no Brasil; Normas da série ISSO 9.000 e ISO 14.000; Introdução: Principais conceitos e definições; Histórico da Avaliação de Impacto Ambiental; Aspectos legais da avaliação de impactos ambientais no Brasil; O processo de Avaliação de Impacto Ambiental e seus objetivos; Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental; Identificação e Previsão de Impactos Ambientais; Metodologias de Avaliação de Impactos Ambientais; Utilização e aplicações da Avaliação de Impactos Ambientais no Brasil e no Mundo; Análise de Risco Ambiental; Etapas e procedimentos de licenciamento; Audiências Públicas; Tendências do licenciamento ambiental.

4 - TOPOGRAFIA: Topografia: definição, importância e divisão; Unidades de medidas na topografia; Rumo, azimute e coordenadas topográficas; Coordenadas UTM e Noções de GPS; Prática instrumental e levantamento topográfico de campo; Cálculo de cadernetas, poligonais e divisão de áreas. Altimetria: nivelamento, curva de nível, sistematização.

5 - DESENHO ARQUITETÔNICO: O projeto arquitetônico e seus componentes. A representação gráfica do projeto arquitetônico. Normas da ABNT: simbologia e convenções. Adequação de escalas conforme a natureza do projeto. Desenho de plantas, cortes, fachadas e detalhes arquitetônicos. Utilização dos sistemas CAD (Projeto auxiliado por computador). Metodologia de desenvolvimento de desenhos em sistema CAD. Conceitos, ferramentas, funções e utilização de desenho auxiliado por computador. Introdução à aplicação do CAD no desenho arquitetônico. Criação, manipulação de desenhos bidimensionais em software CAD; Personalização de sistemas CAD: geração de bibliotecas, criação de menus e programação. Noções de projetos de edificações de pequeno e médio porte. Aplicação de metodologias relativas a análise do sítio. Ênfase no exercício de simbolização e expressão estética, resolução dos aspectos ambientais e construtivos. Organização espacial: espaço público/ privado, interior/ exterior, coletivo/ individual, permanência/ transição. Formatação de desenho de plantas, cortes, fachadas e detalhes arquitetônicos de projetos de edificações em CAD. Manipulação de desenhos bidimensionais e criação, manipulação de desenhos tridimensionais em software CAD. Personalização de sistemas CAD: geração de bibliotecas, criação de menus e programação.

6 - MATERIAL DE CONSTRUÇÃO CIVIL: Introdução à Ciência dos Materiais; Especificação técnica; Normalização; Propriedades Gerais dos Corpos; Aglomerantes; Agregados; Cimento Portland; Propriedades básicas das argamassas e dos concretos; Aditivos; Estudo da dosagem de concreto e argamassas; Preparo, transporte, lançamento, adensamento e cura; Propriedades do concreto fresco; Propriedades do concreto endurecido; Ensaios laboratoriais básicos dos componentes do concreto e argamassas; Ensaios não-destrutivos do concreto; Ensaios acelerados para previsão da resistência do concreto; Controle tecnológico do concreto.

7 - INSTALAÇÕES PREDIAIS: Noções de Instalações elétricas prediais: dimensionamento de eletrodutos; condutores e dispositivos de manobras e proteção; Compartimento de medidores; Circuitos de iluminação e força; Diagrama Unifilar e Trilifilar; Balanceamentos de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT