EDITAL CCS Nº 10, DE 20 DE SETEMBRO DE 2022

Link to Original Sourcehttp://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=22/09/2022&jornal=530&pagina=83
Data de publicação22 Setembro 2022
Data20 Setembro 2022
Páginas83-83
ÓrgãoMinistério da Educação,Fundação Universidade Federal da Grande Dourados,Reitoria
SectionDO3

EDITAL CCS Nº 10, DE 20 DE SETEMBRO DE 2022

O COORDENADOR DO CENTRO DE SELEÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD), no uso das atribuições conferidas pela Portaria UFGD n.º 722/2016, em conformidade com a Lei n.º 9.394/1996 e alterações; Lei n.º 12.711/2012 e alterações, Resolução COUNI n.º 283/2022, Regimento Geral da UFGD; Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da UFGD e demais legislações vigentes, torna público o PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR LETRAS-LIBRAS-Licenciatura EaD 2023 UFGD (PSVLetras-Libras-LICEaD-2023/UFGD) para a oferta de 30 (trinta) vagas no curso de graduação de Licenciatura em Letras-Libras, na modalidade a distância, para os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, ou estão em vias de concluir até a data prevista para matrícula, sendo este processo regido em consonância com a legislação pertinente citada e pelas seguintes normas procedimentais.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O PSVLetras-Libras-LICEaD-2023/UFGD será regido por este edital e planejado, coordenado e executado pela Coordenadoria do Centro de Seleção (CCS) e pelas comissões instituídas, tendo como demandante a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD).

1.2. O candidato deverá conhecer este Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para se inscrever no curso escolhido. A efetivação da inscrição do candidato implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e das condições estabelecidas aqui em outros editais correlatos que vierem a ser publicados e divulgados, sobre os quais não poderá alegar desconhecimento.

1.3. O curso de graduação a distância de Licenciatura em Letras-Libras visa ampliar e interiorizar a oferta do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Brasil. Objetiva, ainda, formar professores de LIBRAS, surdos e ouvintes, para atuarem no ensino da Educação Básica e Superior.

1.4. Durante o curso, poderão haver atividades presenciais, tais como: encontros, aulas práticas, estágios, atividades relacionadas a laboratórios de ensino, pesquisa, extensão, tutoria, avaliações e defesa de trabalhos de conclusão de curso. Essas atividades poderão ser desenvolvidas às sextas-feiras, turno diurno e noturno, e aos sábados, no turno diurno.

1.5. Independentemente dos encontros presenciais obrigatórios, os acadêmicos regularmente matriculados em cursos de graduação, na modalidade a distância, dispõem, na Unidade 2 da UFGD, de bibliotecas setoriais, salas de estudo, sala com meios e recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que poderão ser utilizados com maior frequência que a dos encontros obrigatórios, conforme a necessidade e mediante agendamento prévio.

1.6. O candidato deverá verificar o tempo, a distância e o custo de locomoção de sua residência até os locais de atividades presenciais, pois, caso seja aprovado, fará esse trajeto em períodos mensais.

1.7. A UFGD exime-se das despesas com viagens e estadas dos candidatos a serem realizadas no decorrer do curso.

1.8. O Vestibular destina-se a candidatos que CONCLUÍRAM ou estão em VIAS DE CONCLUIR o Ensino Médio até a data prevista para entrega dos documentos exigidos para efetivação da matrícula.

1.8.1. De acordo com art. 4º do Decreto Federal n.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005, as vagas disponíveis neste edital são prioritárias para pessoas surdas, mas, havendo vagas remanescentes, a oferta se dará conforme disposição da Lei n.º 12.711/2012 e suas alterações.

1.9. O candidato que estiver cursando o último ano do Ensino Médio ou equivalente poderá se inscrever para o curso relacionado neste Edital, porém, caso consiga obter classificação, será obrigatória, no ato da matrícula, a entrega dos documentos listados item 14.3.1 e no Edital de Divulgação PROGRAD n.º 86, de 20 de setembro de 2022 disponível em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/LETRAS-LIBRAS-EAD-LICENCIATURA/PSVLetras%20-%20Libras%20-%202023/EDITAL%20DE%20DIVULGA%C3%87%C3%83O%20PROGRAD%20N%C2%BA%2086.2022%20-%20Documentos%20exigidos%20para%20matricula.pdf , caso opte pelo ingresso pelo sistema de reserva de vagas.

1.10. O candidato que tiver concluído seus estudos de Ensino Médio, ou equivalente, em estabelecimento de ensino estrangeiro deverá ter a sua equivalência de estudos declarada pelo Conselho Estadual de Educação, com data anterior à da matrícula para a qual for convocado.

1.11. O candidato que estiver cursando o 1º ou o 2º ano do Ensino Médio ou equivalente, somente poderá se inscrever na condição de treineiro, participando das provas do processo seletivo apenas para avaliar seus conhecimentos, não havendo classificação, pois não concorrerá às vagas ofertadas neste Edital.

1.12. Os resultados do presente Processo Seletivo serão válidos somente para o ano letivo de 2023, com ingresso até o limite de chamadas previstas para matrícula, em editais próprios.

1.13. O processo de chamadas e matrícula será planejado, coordenado e executado pela Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos (CAAC)/PROGRAD, a partir da divulgação da classificação final individual, devendo o candidato atentar-se para as publicações dos cronogramas de chamadas.

1.14. O Manual do Candidato estará disponível no endereço eletrônico https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/letras-libras-ead-licenciatura/psvletras-libras-2023, no início do período de inscrições. A UFGD não disponibilizará nem enviará cópia impressa do Manual do Candidato aos inscritos.

1.15. As principais características do curso estão disponíveis no endereço eletrônico https://portal.ead.ufgd.edu.br/cursos/licenciatura-em-letras-libras/, na seção Licenciatura em Letras-Libras.

1.16. As informações sobre o PSVLetras-Libras-LICEaD-2023/UFGD deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção pelo e-mail: cs.libras@ufgd.edu.br.

1.17. Os candidatos que necessitarem de atendimento acessível em Libras, com intérprete da EaD/UFGD, para dirimir eventuais dúvidas referentes aos editais, deverão recorrer ao contato pelo e-mail secaf.ead@ufgd.edu.br, e as orientações serão prestadas em Libras por vídeo.

1.18. As Informações sobre a Fase de Matrículas e os procedimentos correlatos deverão ser obtidos na Secretaria Acadêmica da UFGD pelo e-mail secaf.ead@ufgd.edu.br.

1.19. A página oficial do PSVLetras-Libras-LICEaD-2023/UFGD é https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/letras-libras-ead-licenciatura/psvletras-libras-2023

1.20. Os horários referidos neste Edital são os oficiais do estado de Mato Grosso do Sul.

2. DO CRONOGRAMA

FASE DE INSCRIÇÃO

ATIVIDADE

DATA

LOCAL

HORÁRIO

Inscrições

De 03 de outubro a 09 de dezembro de 2022.

Pela Internet, na página do Vestibular

Das 8h do primeiro dia às 17h do último dia

Período de solicitação de atendimento diferenciado e envio da documentação necessária

De 03 de outubro a 11 de novembro de 2022

Pela Internet, em https://selecao.ufgd.edu.br/

Das 8h do primeiro dia às 17h do último dia

Período de solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição e envio da documentação necessária

De 03 a 28 de outubro de 2022

Pela Internet, em https://selecao.ufgd.edu.br/

Das 8h do primeiro dia às 17h do último dia

Divulgação do resultado da análise de isenção

04 de novembro de 2022

Pela Internet, na página do Vestibular

A partir das 17h

Período de recurso de isenções indeferidas

07 e 08 de novembro de 2022

Conforme especificações do edital de divulgação

Homologação do resultado da análise dos recursos de isenções indeferidas

09 de novembro de 2022

Pela Internet, na página do Vestibular

A partir das 17h

Último dia para pagamento da taxa de inscrição, inclusive para os candidatos com isenção indeferida

09 de dezembro de 2022

Em qualquer agência bancária

Expediente bancário

Divulgação preliminar das inscrições efetivadas e das solicitações de atendimento diferenciado

14 de dezembro de 2022

Pela Internet, na página do Vestibular

A partir das 17h

Período de recurso das inscrições indeferidas e das solicitações indeferidas de atendimento diferenciado

15 e 16 de dezembro de 2022

Conforme especificações do edital de divulgação

Resultado da análise dos recursos das inscrições indeferidas e do atendimento diferenciado

03 de janeiro de 2023

Pela Internet, na página do Vestibular

A partir das 17h

Homologação das inscrições e das Solicitações de Atendimento Diferenciado

06 de janeiro de 2023

Pela Internet, na página do Vestibular

A partir das 17h

FASE DE PROVAS

ATIVIDADE

DATA

LOCAL

HORÁRIO

Convocação para realização das provas (Locais de Prova disponíveis em https://selecao.ufgd.edu.br/ )

19 de janeiro de 2023

Pela Internet, na página do Vestibular

A partir das 17h

Realização das provas

05 de fevereiro de 2023

Locais indicados na confirmação da inscrição ( https://selecao.ufgd.edu.br/ )

Prova de Redação e

Prova Objetiva: das 13h às 18h30min

Divulgação do gabarito preliminar

06 de fevereiro de 2023

Pela Internet, na página do Vestibular

A partir das 17h

Período de recurso do gabarito preliminar

07 e 08 fevereiro de 2023

Conforme especificações do edital de divulgação

Divulgação do gabarito definitivo

28 de fevereiro de 2023

Pela Internet, na página do Vestibular

A partir das 17h

Divulgação da pontuação na Prova Objetiva

28 de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT