EDITAL Nº 1, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2022

Páginas158-175
Data de publicação25 Fevereiro 2022
Data24 Fevereiro 2022
ÓrgãoMinistério de Minas e Energia,Centrais Elétricas Brasileiras S,A,Eletrobrás Termonuclear S,ELETROBRAS TERMONUCLEAR S.A. - ELETRONUCLEAR
SeçãoDO3

EDITAL Nº 1, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2022

CONCURSO PÚBLICO PARA OS CARGOS DE PROFISSIONAL DE NÍVEL SUPERIOR E DE PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO OPERACIONAL

A ELETROBRAS TERMONUCLEAR S.A. - ELETRONUCLEAR torna pública a realização de Concurso Público com oferta de vagas para contratação e formação de cadastro de reserva sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT, para os cargos de Profissional de Nível Superior e de Profissional de Nível Médio Operacional mediante as condições estabelecidas neste Edital.

1 - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - O Concurso Público será regido por este Edital sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO e da ELETRONUCLEAR.

1.2 - O Concurso Público será constituído de avaliação da qualificação técnica dos candidatos, representada por habilidades e conhecimentos aferidos por meio da aplicação de provas objetivas (para todos os cargos/formações), de caráter eliminatório e classificatório; e de exames de capacitação física somente para o cargo/formação de Especialista em Segurança de Área Protegida de Nuclear, também de caráter eliminatório, e aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos pretos ou pardos, de caráter eliminatório na hipótese de autodeclaração falsa.

1.2.1 - Os exames de capacitação física (exclusivamente para o cargo/formação de Especialista em Segurança de Área Protegida de Nuclear) serão realizados nas cidades de provas vinculadas às cidades de opção de inscrição dos candidatos.

1.3 - As provas objetivas e as aferições da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos pretos ou pardos serão realizadas nas cidades de provas vinculadas às cidades de opção de inscrição dos candidatos.

1.4 - Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados nas cidades de realização das provas, essas poderão ser aplicadas em outras cidades, a critério da FUNDAÇÃO CESGRANRIO e da ELETRONUCLEAR.

1.5 - Os Procedimentos Admissionais e a Perícia Médica dos candidatos aprovados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, de caráter eliminatório, estão sob a responsabilidade da ELETRONUCLEAR.

1.6 - Os candidatos admitidos deverão ter disponibilidade para realizar viagens a serviço, no país e no exterior.

1.7 - Os cargos/formações relacionados neste Concurso Público destinam-se à contratação para as instalações da ELETRONUCLEAR localizadas nas cidades de Angra dos Reis e Rio de Janeiro/RJ, podendo, entretanto, o candidato convocado, de acordo com as necessidades de serviço, ser lotado em unidade localizada em quaisquer das cidades onde a ELETRONUCLEAR possua ou venha a possuir representação, independentemente da cidade pela qual optou na ocasião da inscrição neste Concurso Público.

1.8 - Os candidatos admitidos farão jus a salário, benefícios e vantagens em vigor na época de sua admissão.

1.9 - A carga horária de trabalho é de 8 (oito) horas diárias, num total de 44 (quarenta e quatro) horas semanais.

1.10 - Em razão da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da COVID-19, as datas previstas neste Edital são passíveis de alteração a depender da evolução da pandemia e dos decretos reguladores, não cabendo qualquer ônus à FUNDAÇÃO CESGRANRIO ou à ELETRONUCLEAR.

2 - DOS CARGOS/FORMAÇÕES

2.1 - CARGO: PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO OPERACIONAL

2.1.1 - FORMAÇÃO: ESPECIALISTA EM PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

Requisitos: Nível Médio completo e Curso Técnico em Eletrônica ou Eletromecânica ou Eletrotécnica ou Mecânica ou Química, com registro no órgão de classe competente.

Exemplos de atribuições: Realizar levantamentos radiométricos em áreas da Central Nuclear; promover a descontaminação de pessoal, monitorar materiais, ferramentas e o manuseio de fontes radioativas; coletar e analisar amostras radioativas; controlar os rejeitos radioativos; realizar o controle de dose e acesso de pessoal a Áreas Controladas; elaborar procedimentos; testar e operar instrumentos de medição de radioatividade e desempenhar tarefas correlatas.

2.1.2 - FORMAÇÃO: ESPECIALISTA EM SEGURANÇA DE ÁREA PROTEGIDA DE NUCLEAR

Requisitos: Diploma ou Certificado de conclusão do Ensino Médio e Curso de Formação de Vigilante realizado por instituição credenciada junto aos órgãos competentes, com certificado devidamente registrado na Polícia Federal, conforme Lei Federal nº 7.102/83 e Portaria nº 3.233/12 da Polícia Federal do Ministério da Justiça.

Exemplos de atribuições: Efetuar a vigilância do patrimônio e bens da Eletronuclear. Monitorar os dispositivos de segurança, efetuar rondas, controlar acessos de pessoas e viaturas. Desempenhar tarefas correlatas.

2.1.3 - FORMAÇÃO: TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Requisitos: Nível Médio Completo de Técnico de Segurança do Trabalho, reconhecido pelo MEC, e registro na DRT.

Exemplos de atribuições: Supervisionar, coordenar, orientar e/ou executar atividades inerentes à Segurança e Higiene do Trabalho, realizar análises dos riscos das tarefas executadas, participar de DDS e treinamentos observando as normas, instruções e legislação pertinentes. Desempenhar tarefas correlatas.

2.1.4 - FORMAÇÃO: TÉCNICO ELETRICISTA

Requisitos: Nível Médio completo e Curso Técnico em Elétrica, reconhecidos pelo MEC, com registro no órgão de classe competente.

Exemplos de atribuições: Dar apoio técnico para acompanhamento em sua área de especialidade, análise de processos executivos, verificação do atendimento às especificações técnicas, projetos, normas e procedimentos executivos, prazos e requisitos de qualidade.

2.1.5 - FORMAÇÃO: TÉCNICO EM CONSTRUÇÃO CIVIL

Requisitos: Nível Médio completo e Curso Técnico em Construção Civil, reconhecidos pelo MEC, com registro no órgão de classe competente.

Exemplos de atribuições: Inspecionar serviços de construção civil, verificando se equipamentos e materiais estão corretamente dimensionados para atingir prazos e custos definidos; avaliar, juntamente com os responsáveis técnicos pelos projetos, se as especificações estabelecidas estão sendo atendidas de forma a garantir a qualidade; acompanhar o desenvolvimento da obra, observando os prazos e a qualidade dos serviços executados, para que o cronograma definido seja atendido e desempenhar tarefas correlatas. Apoio Técnico para acompanhamento em sua área de especialidade, interfaces entre atividades de construção civil e montagem eletromecânica, análise de processos executivos, verificação do atendimento às especificações técnicas, projetos, normas e procedimentos executivos, prazos e requisitos de qualidade.

2.1.6 - FORMAÇÃO: TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

Requisitos: Nível Médio completo e Curso Técnico em Eletromecânica ou Mecatrônica, reconhecidos pelo MEC, com registro no órgão de classe competente.

Exemplos de atribuições: Desenvolver o detalhamento de instalação para projetos de I&C. Especificar equipamentos de I&C (Sensores, transmissores, etc.). Projetar rotas de cabos de comando e sinal (I&C).

2.1.7 - FORMAÇÃO: TÉCNICO EM ELETRÔNICA

Requisitos: Nível Médio completo e Curso Técnico em Eletrônica, reconhecidos pelo MEC, com registro no órgão de classe competente.

Exemplos de atribuições: Atuar em atividades de manutenção (calibração, aferição, reparo e testes de malhas instrumentação e controle) de sensores, transdutores, transmissores de sinal, conversores, controladores, atuadores elétricos, pneumáticos, analisadores de processo. Executar inspeções de material; executar normatização e padronização de material; executar avaliação industrial e de qualificação de fornecedores; desenvolvimento de estudos sobre aplicabilidade de material nos diversos componentes e sistemas; efetuar análises técnicas de processo de aquisição e avaliação de desvios; executar especificação técnica de materiais e desempenhar tarefas correlatas.

2.1.8 - FORMAÇÃO: TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

Requisitos: Nível Médio completo e Curso Técnico em Eletrotécnica ou Eletromecânica, reconhecidos pelo MEC, com registro no órgão de classe competente.

Exemplos de atribuições: Operar equipamentos (motores elétricos e a diesel, bombas, caldeiras, sistemas de usinas nucleares, etc.). Manutenção de válvulas motorizadas, motores elétricos de indução; disjuntores eletromecânicos; CCMs de 480 Vac, gerador elétrico/ excitatriz; transformadores a seco/óleo; pontes rolantes; sistema de ar condicionado; carregadores de baterias; retificadores; inversores estáticos, aferição/calibração de relés de proteção. Manutenção (calibração, aferição, reparo e testes de malhas de instrumentação e controle) de sensores, transdutores, transmissores de sinal, conversores, controladores, atuadores elétricos, pneumáticos, analisadores de processo. Elaboração de especificações e processos na área de licitações para aquisição de materiais e serviços. Qualificar EPI. Executar inspeções de material; executar normatização e padronização de material; executar avaliação industrial e de qualificação de fornecedores; desenvolvimento de estudos sobre aplicabilidade de material nos diversos componentes e sistemas; efetuar análises técnica de processo de aquisição e avaliação de desvios; executar especificação técnica de materiais. Desempenhar tarefas correlatas.

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT