EDITAL Nº 1, de 6 de outubro de 2023

Páginas53-66
Data de publicação09 Outubro 2023
Data06 Outubro 2023
Link to Original Sourcehttp://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=09/10/2023&jornal=530&pagina=53
ÓrgãoMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovação,Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
SeçãoDO3

EDITAL Nº 1, de 6 de outubro de 2023

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE TECNOLOGISTA PLENO I E TECNOLOGISTA JÚNIOR I DA CARREIRA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

O DIRETOR DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE, no uso de suas atribuições com fundamento na Lei nº 8.112/1990, na Resolução nº 2/1994 do CPC do MCTI e por meio da Portaria GM/MGI nº 1.369/2023 e Portaria MCTI nº 7.227/2023, alterada pela Portaria MCTI nº 7.298/2023 torna pública a realização do Concurso Público destinado ao provimento de 49 (quarenta e nove) vagas da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico de que trata a Lei nº 8.691/1993, sendo 21 (vinte e uma) vagas para o cargo de Tecnologista Pleno (Padrão I) e 28 (vinte e oito) vagas para o cargo de Tecnologista Júnior (Padrão I), de acordo com o disposto no presente Edital e sob coordenação e supervisão da comissão temporária constituída por meio da Portaria nº 919/2023/SEI-INPE.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Concurso Público regido por este Edital, pelos diplomas legais e regulamentares, por seus anexos e posteriores retificações, caso existam, visa ao preenchimento de 49 (quarenta e nove) vagas, sendo 21 (vinte e uma) vagas para o cargo de Tecnologista Pleno (Padrão I) e 28 (vinte e oito) vagas para o cargo de Tecnologista Júnior (Padrão I).

1.2 O prazo de validade do Concurso é de 2 (dois) anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União - DOU e também no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/inpe23, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, nos termos do artigo 105 da Lei n° 14.133, de 2021.

1.3 As vagas destinam-se à lotação, nas seguintes unidades administrativas: 31 (trinta e uma) vagas em São José dos Campos - SP; 16 (dezesseis) vagas em Cachoeira Paulista - SP e 2 (duas) vagas em Cuiabá - MT.

1.4 Das vagas que forem providas durante o prazo de validade do Concurso, 5% (cinco por cento) serão reservadas aos candidatos com deficiência, providas na forma do § 2º do art. 5º da Lei nº 8.112/1990, do § 1º do art. 1º do Decreto nº 9.508/2018 e suas alterações e do Decreto nº 3.298/1999 e suas alterações, e 20% (vinte por cento) serão reservadas aos candidatos negros, com fundamento na Lei nº 12.990/2014 e nos termos da Instrução Normativa MGI nº 23/2023 e da Portaria Normativa nº 4/2023 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, conforme dispõe tabela abaixo:

Cargo

AC

PCD

Negros

Total

Tecnologista

36

3

10

49

AC: Ampla Concorrência

PCD: Pessoas Com Deficiência

1.5 As vagas reservadas às pessoas com deficiência e às pessoas negras serão definidas através de sorteio, em sessão pública aberta, a ser realizada até 10 (dez) dias após a publicação do Edital. A sessão pública será gravada. Após o sorteio, as vagas reservadas serão informadas através de publicação específica no Diário Oficial da União - DOU, e também no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/inpe23.

1.6 A inscrição do candidato implicará a ciência plena e integral dos termos deste Edital, de seus anexos, de eventuais alterações e da legislação vigente.

2. DO CONCURSO

2.1 O Concurso será realizado de acordo com as seguintes etapas:

I - Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;

II - Provas Discursivas, de caráter eliminatório e classificatório;

III - Prova de Títulos; somente de caráter classificatório;

IV - Procedimento de Heteroidentificação e Avaliação Biopsicossocial para aqueles que concorrerem, respectivamente, à reserva de vagas para candidatos negros e para candidatos com deficiência.

2.2 Os Editais e demais documentos relativos ao Concurso serão divulgados na Internet, no seguinte endereço eletrônico: https://conhecimento.fgv.br/concursos/inpe23.

2.3 As Provas Objetivas e as Provas Discursivas, e as etapas subsequentes, Procedimento de Heteroidentificação e Avaliação Biopsicossocial serão realizados nos respectivos municípios de lotação das vagas, conforme tabela 3.1.

2.4 Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados nas localidades onde serão realizadas as provas do Concurso, conforme item 2.3, a FGV, mediante aprovação da comissão temporária constituída por meio da Portaria nº 919/2023/SEI-INPE, reserva-se o direito de alocar os candidatos em cidades próximas à determinada para a aplicação das provas.

2.5 A FGV e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE não assumem quaisquer responsabilidades quanto ao deslocamento e à hospedagem dos candidatos.

2.6 Todos os horários definidos neste Edital, em seus anexos e em comunicados oficiais têm como referência o horário oficial de Brasília/DF.

2.7 Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar este Edital, devendo encaminhar e-mail para inpe23@fgv.br em até 5 (cinco) dias úteis após sua publicação, com indicação do Edital a que se refere. Após esse período, o prazo estará precluso.

3. DOS CARGOS

3.1 Os cargos de Tecnologista Júnior (Padrão I) e Tecnologista Pleno (Padrão I), de que trata a Lei nº 8.691/1993), possuem direitos e vantagens definidos na Lei nº 8.112/1990. O número de vagas disponibilizadas para cada cargo relativos à respectiva atribuição está estabelecido na tabela a seguir, conforme o disposto no item 17.3:

Especialidade

Nº de vagas

Lotação das vagas

Gestão de Sistema RF de Estação Terrena. (TG01)

1

Cuiabá - MT

Gestão de Sistema RF de Estação Terrena. (TG02)

1

Cachoeira Paulista - SP

Manutenção da infraestrutura elétrica e mecânica de antenas em banda S e banda X. (TG03)

1

Cuiabá - MT

Operação de sistemas espaciais embarcados. (TG04)

1

São José dos Campos - SP

Metrologia mecânica e metrologia física. (TG05)

1

São José dos Campos - SP

Metrologia elétrica e de rádio frequência. (TG06)

2

São José dos Campos - SP

Projetos mecânicos e processos de fabricação mecânica. (TG07)

1

São José dos Campos - SP

Projeto e fabricação de cablagem, sistemas de distribuição e medição de linhas elétricas de alimentação reguladas (corrente contínua). (TG08)

1

São José dos Campos - SP

Ambientes críticos de tecnologia da informação em centro de dados. (TG09)

1

Cachoeira Paulista - SP

Integração entre sensores, coletores e transmissores de dados e manutenção de equipamentos e sistemas elétricos/eletrônicos. (TG10)

1

Cachoeira Paulista - SP

Manutenção de infraestrutura de energia (geração e distribuição), ar condicionado, combate a incêndio e controle de acesso em instalações críticas de CPD de grande porte. (TG11)

1

Cachoeira Paulista - SP

Tecnologista Júnior I

Especificações de rede, análise de acessos, informações e requisitos de segurança. Instalação e administração de equipamentos (servidores, roteadores, switches, firewall etc. Administração de ambiente de redes de dados e comunicação de datacenter. (TG12)

1

Cachoeira Paulista - SP

Ambiente de Supercomputação e HPC (high-performance computing). (TG13)

1

Cachoeira Paulista - SP

Propelentes para uso espacial (combustíveis e oxidantes, combustíveis líquidos, propulsão líquida) e propulsão espacial. (TG14)

1

Cachoeira Paulista - SP

Caldeiras, vasos de pressão, linhas pressurizadas, bombas de vácuo, ensaios padronizados de qualificação em geral. Projeto, operação e manutenção de sistemas de vácuo e instrumentação associada. (TG15)

1

Cachoeira Paulista - SP

Engenharia de Sistemas de Satélites - Missões Espaciais. (TG16)

1

São José dos Campos - SP

Engenharia de Sistemas de Satélites - Arquitetura Elétrica. (TG17)

1

São José dos Campos - SP

Desenvolvimento de Software para Operação de Satélites. (TG18)

2

São José dos Campos - SP

Desenvolvimento de Software Embarcado. (TG19)

3

São José dos Campos - SP

Desenvolvimento de Sistemas Eletrônicos Digitais. (TG20)

1

São José dos Campos - SP

Desenvolvimento e Integração de Partes para Pequenos Satélites. (TG21)

1

São José dos Campos - SP

Desenvolvimento de Sistemas Ópticos para Sensores e Instrumentos Espaciais. (TG22)

1

São José dos Campos - SP

Dinâmica orbital e controle de atitude e órbita (AOCS). (TG23)

1

São José dos Campos - SP

Engenharia de Sistemas de Satélites - Radares de Abertura Sintética. (TG24)

1

São José dos Campos - SP

TOTAL

28

Especialidade

Nº de vagas

Lotação das vagas

Desenvolvimento de software e sistemas para área de geoinformática. (TG25)

1

São José dos Campos - SP

Especificação, projeto e arquitetura de sistemas de software para o processamento e distribuição de imagens de sensoriamento remoto. (TG26)

1

São José dos Campos - SP

Desenvolvimento de software e sistemas de informações geográficas, banco de dados geográficos, gestão e disponibilização de dados geográficos via web, plataformas de visualização de dados geográficos (TG27)

1

São José dos Campos - SP

Desenvolvimento de produtos de sensoriamento remoto para o monitoramento de queimadas. (TG28)

1

São José dos Campos - SP

Análise e desenvolvimento de produtos de sensoriamento remoto para o monitoramento das mudanças da cobertura e uso da terra. (TG29)

1

São José dos Campos - SP

Desenvolvimento de produtos de satélites e radares meteorológicos e aplicações, bem como processamento de imagens. (TG30)

2

Cachoeira Paulista - SP

Desenvolvimento de software para processamento de imagens e dados adquiridos por satélites e sensores...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT