EDITAL Nº 1 - COREMU/UFPA, DE 29 DE SETEMBRO DE 2021

Data29 Setembro 2021
Páginas84-86
Data de publicação30 Setembro 2021
ÓrgãoMinistério da Educação,Universidade Federal do Pará,Pró-Reitoria de Ensino de Graduação,Departamento de Apoio ao Vestibular
SeçãoDO3

EDITAL Nº 1 - COREMU/UFPA, DE 29 DE SETEMBRO DE 2021

Processo Seletivo de Residência Multiprofissional e Em Área Profissional da Saúde do Ano de 2022 - PSRMPS 2022

A COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAUDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) torna pública a realização do Processo Seletivo de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do ano de 2022 (PSRMPS-2022) para provimento de vagas nos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (PRMPS) desenvolvidos em hospitais localizados na Capital, na Região Metropolitana, nordeste e sudoeste do Estado do Pará, em conformidade com as exigências do Regulamento da Lei n011.129/2005, artigo 13, Portaria/MEC n01.077/2009, Resolução n01, de 21 de julho de 2015 e demais resoluções correlatas da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), e nos termos deste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Os termos deste edital foram aprovados pela Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) da UFPA, em reunião ordinária realizada em 01 de setembro de 2021.

1.2. O Processo Seletivo de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do ano de 2022 (PSRMPS-2022) será executado pelo Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS/UFPA) e por avaliadores, sob a supervisão da COREMU.

1.3. Os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (PRMPS) caracteriza-se por ensino em serviço, constituindo-se em Curso de Pós-graduação Lato Sensu - Especialização, com carga horária de 60 horas semanais, desenvolvidas em regime de dedicação exclusiva, com duração de 2 anos, totalizando 5.760 horas. As atividades práticas desenvolvidas nos Programas poderão envolver cenários diversificados e plantões de final de semana.

1.4. Os programas de residência, objetos deste Edital, são aprovados e autorizados pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (CNRMS/MEC).

1.5. Poderão inscrever-se neste processo seletivo, em uma das especialidades previstas no item 2 deste Edital, candidatos graduados ou que estejam cursando o último semestre do curso de graduação, desde que possam conclui-lo em data anterior à matrícula.

1.6. É permitido ao egresso realizar programa de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades multiprofissional ou uniprofissional, em apenas mais uma área de concentração diferente daquela concluída (segundo resolução de n01 de 27 de dezembro de 2017 da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde).

1.7. É vedado ao egresso de programa de residência repetir programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades multiprofissional ou uniprofissional, em áreas de concentração que já tenha anteriormente concluído (segundo resolução n°1 de 27 de dezembro de 2017 da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde).

1.8. Os candidatos classificados neste processo seletivo farão jus ao recebimento de bolsa de estudo.

1.8.1. A bolsa de estudo, regulamentada pelo MEC, será disponibilizada por 24 (vinte e quatro) meses, a contar da data de entrada do residente e estará sujeita aos descontos e retenções tributárias e previdenciárias previstos em lei.

1.9. O processo de seleção de que trata este Edital compreenderá as seguintes etapas:

a) Prova Objetiva - exame de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;

b) Avaliação do Currículo - mediante análise de documentos, de caráter eliminatório e classificatório.

1.9.1. Será considerado eliminado do concurso o candidato que não obtiver na Prova Objetiva a pontuação mínima correspondente a 50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova.

1.9.2. Será considerado eliminado do concurso o candidato que faltar em, pelo menos, uma das etapas do concurso, ou não comparecer nos horários estabelecidos para cada etapa estipulados neste Edital.

1.10. As provas do PSRMPS 2022 serão realizadas em Belém/PA.

1.11. Nos dias de prova, o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, documento original de identidade com foto, impresso, conforme o disposto no subitem 12.7 deste edital.

1.12. A seleção destina-se ao preenchimento de vagas nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde desenvolvidos: no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), localizada na cidade de Belém/PA; no Hospital Santo Antônio Maria Zaccarias (HSAMZ), localizado na cidade de Bragança/PA; na Rede de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do município de Altamira, localizada na cidade de Altamira/PA. E dos Programas em Área Profissional da Saúde desenvolvidos no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), na Rede de Atenção à Saúde em Belém/PA e no Hospital Veterinário Universitário do Campus Universitário de Castanhal, na cidade de Castanhal/PA.

1.13. Os profissionais da área de saúde que forem admitidos como residentes obedecerão aos regulamentos da COREMU e da CNRMS.

1.14 É de inteira responsabilidade do candidato inteirar-se de todos os atos, editais e comunicados, referentes a realização dos eventos deste Processo Seletivo, que sejam publicados no Diário Oficial da União e/ou disponibilizados no endereço eletrônico http://www.ceps.ufpa.br.

1.15 Os conteúdos relativos às provas do PSRMPS 2022 constam do Anexo I deste edital, disponível no endereço eletrônico http://www.ceps.ufpa.br.

1.16 Os horários estipulados para o cumprimento das atividades descritas neste edital seguem o horário oficial de Belém/PA.

1.17 Medidas de proteção contra o Coronavírus elaboradas pelo Ceps/UFPA:

I. Atendendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde quanto aos procedimentos de prevenção em razão da pandemia pela qual passa o país e o mundo, estabelecemos as seguintes normas para realização do Processo Seletivo:

a) Ao chegar ao local de prova, o candidato inicialmente passará por verificação da temperatura corporal. Caso apresente temperatura corporal acima de 37,1°C, será encaminhado a uma sala de acolhimento especial, permanecendo neste recinto até o final da prova. Na sequência, o candidato passará por processo individual de assepsia dos calçados em tapete específico e higienização das mãos com álcool em gel ou em solução (ambos a 70%). Somente após estes procedimentos, o candidato poderá se dirigir à sala de acolhimento portando o documento oficial de identificação.

b) Os candidatos deverão apresentar-se obrigatoriamente utilizando máscara que deve ser corretamente utilizada durante todo o tempo de sua permanência no âmbito das unidades da UFPA.

c) O fiscal poderá solicitar ao candidato que retire a máscara, por um curto período temporal, apenas para visualização e/ou verificação de identificação e, somente nesse caso, o candidato estará autorizado a retirar o objeto de prevenção ao novo Coronavírus.

d) Não será permitida, a entrada e/ou a permanência de candidatos que não estejam fazendo o uso correto de máscara no âmbito das unidades da UFPA. Exceto aos casos previstos em leis.

e) A sala de prova estará higienizada para realização do certame e essa higienização será feita por pessoas devidamente equipadas e treinadas.

f) A desobediência aos critérios e aos procedimentos inerentes a prevenção de contágio pelo novo Coronavírus constantes neste Edital implicará na eliminação do candidato.

2. DAS VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA

a) Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: Área de Concentração: Oncologia HUJBB/Belém

Especialidades

Vagas

Biomedicina

2

Enfermagem

3

Farmácia

2

Fisioterapia

4

Nutrição

2

Psicologia

2

Serviço Social

2

b) Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: Área de Concentração: Saúde do Idoso -

HUJBB/Belém

Especialidades

Vagas

Enfermagem

2

Farmácia

2

Fisioterapia

3

Nutrição

2

Psicologia

2

Serviço Social

3

Terapia Ocupacional

2

c) Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico HUJBB/Belém

Especialidades

Vagas

Enfermagem

2

Farmácia (incluindo Farmácia Bioquímica)

2

Fisioterapia

2

Nutrição

2

Odontologia

2

Psicologia

2

d) Programa de Residência...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT