EDITAL Nº 13, DE 11 DE SETEMBRO DE 2023

Páginas41-53
Data de publicação12 Setembro 2023
Data11 Setembro 2023
Link to Original Sourcehttp://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=12/09/2023&jornal=530&pagina=41
ÓrgãoMinistério da Educação,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
SectionDO3

EDITAL Nº 13, DE 11 DE SETEMBRO DE 2023

CONCURSO PÚBLICO Nº 1/2023

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, nomeado pelo Decreto Presidencial de 11/02/2020, publicado no Diário Oficial da União de 12 de fevereiro de 2020 no uso das atribuições legais e estatutárias, considerando o disposto no Art. 37 da Constituição Federal, a Lei Federal nº 8.112/1990, a Lei Federal nº 12.772/2012 , o Decreto Federal nº 7.312/2010 e o Decreto Federal nº 9.739/2019 torna pública a abertura, a contar da data de publicação deste Edital, das inscrições para o provimento de cargos efetivos de PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO - EBTT do Quadro de Pessoal Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, sob o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, de acordo com a Lei Federal n.º 8.112/1990, e suas respectivas alterações, para lotação e/ou exercício nas unidades discriminadas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

- O Concurso Público realizar-se-á sob a responsabilidade da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC), obedecidas às normas deste Edital.

- Os candidatos poderão obter informações e orientações sobre o Concurso Público, tais como editais, processo de inscrição, local de prova, gabaritos, resultado das provas, cronograma, resultados das etapas e resultado final no endereço eletrônico https://www.fundatec.org.br, na área "Concursos".

- A divulgação oficial das informações referentes a este Concurso Público dar-se-á pela publicação de editais no Diário Oficial da União e pela internet nos sites: https://ifrs.edu.br/concursos e www.fundatec.org.br.

O Concurso Público será composto de três etapas sendo a realização de:

Prova Teórico-objetiva - de caráter eliminatório e classificatório, valendo até 100 (cem) pontos;

Prova de Desempenho Didático - eliminatória e classificatória, valendo até 100 (cem) pontos; e

Prova de Títulos - de caráter classificatório, valendo até 100 (cem) pontos.

DO QUADRO DEMONSTRATIVO DE VAGAS

PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (EBTT -DEDICAÇÃO EXCLUSIVA)

Cód

Área/ Subárea

Escolaridade exigida e outros requisitos

Vaga AC¹/

Unidade de lotação

Vaga PCD²/

Unidade de lotação

Vaga PN³/

Unidade de lotação

Total de Vagas

01

Administração

Bacharelado em Administração ou Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

1 Veranópolis

-

-

1

02

Administração: Marketing Digital

Bacharelado em Administração ou Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

1 Farroupilha

-

-

1

03

Artes

Licenciatura em Artes

1 Vacaria

-

-

1

04

Biologia: Bioquímica, Toxicologia e Imunologia

Licenciatura ou Bacharelado na área de Ciências Biológicas.

1 Sertão

-

-

1

05

Informática: Programação, Estruturas de Dados e Análise de Algoritmos

Bacharelado em Ciência da Computação ou Sistemas de Informação ou Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Bacharelado em Engenharia de Computação.

1 Ibirubá

-

-

1

06

Informática Geral

Bacharelado em Ciência da Computação ou Sistemas de Informação ou Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Bacharelado em Engenharia de Computação.

1 Sertão

1 Vacaria

-

1 Vacaria*

3

07

Educação Física

Licenciatura em Educação Física.

1 Canoas

1 Farroupilha

-

-

2

08

Eletrotécnica

Bacharelado em Engenharia Elétrica ou Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação.

1 Ibirubá

-

-

1

09

Engenharia Elétrica

Bacharelado em Engenharia Elétrica ou Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação.

1 Rio Grande

-

-

1

10

Engenharia Mecânica

Bacharelado em Engenharia Mecânica.

1 Ibirubá

-

-

1

11

Filosofia

Licenciatura em Filosofia.

1 Rolante

-

-

1

12

Física

Licenciatura em Física.

1 Vacaria

-

-

1

13

Geografia

Licenciatura em Geografia.

1 Sertão

-

-

1

14

Geomática/Geoprocessamento

Licenciatura em Geografia, ou Bacharelado em Engenharia de Agrimensura e/ou Cartográfica, ou Bacharelado em Geografia, ou Oceanologia, ou Oceanografia, ou Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento.

-

-

1 Rio Grande*

1

15

Meio Ambiente

Bacharelado em Engenharia Ambiental ou Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, ou Bacharelado em Gestão Ambiental.

1 Bento Gonçalves

-

-

1

16

História

Licenciatura em História.

-

-

1 Rolante *

1

17

Letras: Português/Inglês

Licenciatura em Letras: Português e Inglês.

2 Vacaria

-

1 Sertão*

1 Veranópolis*

4

18

Matemática

Licenciatura em Matemática.

1 Rolante

1 Viamão

1 Erechim*

1 Osório*

4

19

Música: Percussão

Bacharelado em Música ou Licenciatura em Música ou Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música ou Licenciatura em Educação Musical.

1 Porto Alegre

-

-

1

20

Música: Violão

Bacharelado em Música ou Licenciatura em Música ou Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música ou Licenciatura em Educação Musical.

1 Porto Alegre

-

-

1

21

Pedagogia

Licenciatura em Pedagogia.

1 Farroupilha

-

-

1

22

Produção Audiovisual

Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ou em Rádio e Televisão ou Publicidade e Propaganda; ou Bacharelado em Cinema e Audiovisual; ou em Realização Audiovisual; ou Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual; ou Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia.

1 Alvorada

-

-

1

23

Produção Cultural

Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural; ou Bacharelado em Produção Cultural; ou Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ou em Rádio e Televisão ou Publicidade e Propaganda; ou Bacharelado ou Licenciatura na área de Artes; ou Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia.

1 Alvorada

-

-

1

24

Química

Licenciatura em Química.

1 Ibirubá

-

-

1

25

Refrigeração e Climatização

Bacharelado em Engenharias ou Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração e Climatização ou Graduação em cursos da área de Ciências Exatas e da Terra.

1 Rio Grande

1 Rio Grande*

-

2

26

Turismo/Turismo, Hospitalidade e Lazer

Bacharelado em Turismo ou Curso Superior de Tecnologia em Turismo.

-

-

1 Restinga*

1

Legenda:

(1) AC - Ampla Concorrência,

(2) PcD - Pessoa com Deficiência,

(3) PN - Pessoas Negras (pretos ou pardos).

*Vaga definida em sorteio, conforme itens 2.1.4 e 2.1.4.1 do presente edital.

1.1.1 Os cursos indicados como requisito/escolaridade devem ser reconhecidos pelo MEC e somente serão comprovados e analisados no ato na posse.

1.1.2 Para efeitos de comprovação da graduação, não serão aceitos diplomas de Licenciatura Curta, conforme legislação vigente.

1.1.3 No ato da posse, o docente deverá apresentar certificado de conclusão de curso de licenciatura plena ou habilitação legal equivalente, nos termos da Resolução CNE/CP nº 1, de 6 de maio de 2022, ou normativa que vier a substituí-la durante a vigência do presente edital.

1.1.3.1 Caso o docente não possua a formação exigida no item 1.1.3, deverá, no prazo de 30 meses a contar da data da posse, apresentar o certificado de conclusão referido no item.

1.1.3.2 O subitem anterior aplica-se, exclusivamente, às áreas/subáreas em que o curso de licenciatura não é apresentado como requisito de escolaridade no Quadro Demonstrativo de Vagas.

1.1.3.3 É de responsabilidade do servidor a obtenção da formação acima referida.

1.1.4 São atribuições do cargo Professor EBTT: desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na área e subárea (quando houver) objeto do concurso, bem como em todas as áreas de sua formação (Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado) e outros conteúdos afins, para todos os públicos do instituto federal e em todos os níveis e modalidades de ensino previstos na legislação vigente, e, quando solicitado, realizar atividades inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição. Participar de atividades de comissões e projetos da própria Instituição. Cabe ao docente exercer as determinações previstas nos regulamentos da instituição, assim como na legislação pertinente à carreira de professor do ensino básico, técnico e tecnológico. As atividades serão realizadas, sempre que possível, visando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

1.1.4.1 A atuação do docente se dará dentro da área/subárea indicada no Quadro Demonstrativo de Vagas e, a critério e no interesse exclusivo da administração, o docente atuará em todas as áreas da sua formação, conforme os requisitos da vaga ou formação realizada após ingresso na instituição.

1.1.5 A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, finais de semana, pontos facultativos e feriados de acordo com a necessidade da Instituição, observado o regime de trabalho.

1.1.6 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS possui como unidades a Reitoria, os Campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

1.1.6.1 As vagas descritas no Quadro Demonstrativo serão destinadas aos campi de lotação previamente apresentados.

1.1.6.2 As vagas que vierem a surgir durante a validade do edital poderão ser alocadas em qualquer uma das unidades da instituição.

Classe D-I, Nível 1...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT