EDITAL Nº 19, DE 26 DE SETEMBRO DE 2023RETIFICAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Páginas70-70
Data de publicação11 Outubro 2023
Link to Original Sourcehttp://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=11/10/2023&jornal=530&pagina=70
ÓrgãoMinistério da Educação,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
SectionDO3

EDITAL Nº 19, DE 26 DE SETEMBRO DE 2023RETIFICAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DO EDITAL DE ABERTURA - CONCURSO PÚBLICO Nº 1/2023

A Reitora Substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pela Portaria nº 740, de 06/06/2018, publicada no DOU de 07/06/2018 no uso das atribuições legais e estatutárias, considerando o disposto no Art. 37 da Constituição Federal, a Lei Federal nº 8.112/1990, a Lei Federal nº 12.772/2012 , o Decreto Federal nº 7.312/2010 e o Decreto Federal nº 9.739/2019, torna público o presente Edital para informar o que segue:

1.Altera-se no ANEXO X - PROGRAMAS - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS de NÍVEL SUPERIOR, os programas dos CARGOS 3: ARTES, 8: ELETROTÉCNICA, 9: ENGENHARIA ELÉTRICA, 13: GEOGRAFIA, 19: MÚSICA: PERCUSSÃO, 20: MÚSICA: VIOLÃO, 21: PEDAGOGIA, 22: PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, 23: PRODUÇÃO CULTURAL, passando a ser conforme segue e não como constou:

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CARGO 03: ARTES

PROGRAMA: 1. As implicações pedagógicas do processo de estruturação da prática de ensino em artes visuais. 2. Arte da Pré-história à Idade Média - Arte das civilizações antigas. Arte das civilizações orientais. Arte da antiguidade clássica grego-romana. Arte medieval cristã: arte paleocristã, estilos bizantino, romântico e gótico. 3. História da Arte. 4. Metodologia do Ensino de Arte: Relações entre metodologia conteúdo e prática de ensino. O método como parte do processo de planejamento do ensino de arte. Análise de abordagens metodológicas para o ensino de artes visuais. 5. História do Ensino de Artes Visuais no Brasil: Concepções modernas e pós-modernas sobre ensino de arte. Arte nas instituições de ensino superior. Políticas educacionais para o ensino e formação de professores de arte. Arte em contextos não formais de ensino: ação educativa em museus, galerias, etc. 6. Processos de criação Artística: Desenvolvimento do aparelho motor e da expressão criativa. Introdução dos elementos formais e sintáticos do desenho: ponto; linha, massa, textura, volume, composição, valor tonal, cor, luz e sombra. 7. Representação e Compreensão da Arte: Visão cognitiva e psicodinâmica do desenho. 8. Fundamentos da Arte na Educação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CARGO 08: ELETROTÉCNICA

PROGRAMA: TEORIA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS: Elementos fundamentais, Leis fundamentais, teoremas e metodologias de análise de circuitos elétricos; Circuitos elétricos em C.C.; Circuitos elétricos em C.A. monofásicos e polifásicos em regime permanente; Resposta nos domínios do tempo e da frequência para circuitos com associações RL, RC e RLC, em série, paralelo e mistas; Análise de harmônicas de fontes sinusoidais. CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA E MÁQUINAS ELÉTRICAS: Circuitos magnéticos com excitação em C.C e C.A.; Circuitos elétricos acoplados magneticamente; Características Indução x Campo de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT