EDITAL Nº 2, DE 15 DE OUTUBRO DE 2021

Páginas77-77
Data de publicação18 Outubro 2021
Data15 Outubro 2021
ÓrgãoMinistério da Educação,Universidade Federal do Ceará,Gabinete do Reitor
SectionDO3

EDITAL Nº 2, DE 15 DE OUTUBRO DE 2021

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA TÉCNICO-ADMINISTRATIVA EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) torna pública a alteração do Edital nº 1, de 06 de Outubro de 2021, para realização de concurso público para o provimento de 81 (oitenta e uma) vagas, sendo 42 (quarenta e duas) vagas para cargos de Nível Médio/Técnico e 39 (trinta e nove) vagas para cargos de Nível Superior, todas de provimento efetivo.

1. O subitem 7.1.1.2.1 do Edital nº 1, de 06 de Outubro de 2021 passa a vigorar com a seguinte redação:

7.1.1.2.1. comprovação da condição de doador, por meio da declaração expedida por Hemocentro ou pelo aplicativo do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), indicando o código de doador (DMR) e o código de validação da declaração (código numérico presente abaixo da declaração).

2. O subitem 7.1.1.2.2 do Edital nº 1, de 06 de Outubro de 2021 fica excluído.

3. O subitem 7.1.2. do Edital nº 1, de 06 de Outubro de 2021 passa a vigorar com a seguinte redação:

7.1.2. Em caso de 2 (duas) ou mais solicitações de isenção de um mesmo candidato, para cargos do mesmo Nível (Médio/Técnico ou Superior), será considerada aquela efetuada com data e horário mais recente, sendo as demais canceladas.

4. O subitem 11.2 do Edital nº 1, de 06 de Outubro de 2021, passa a vigorar com a seguinte redação:

11.2. Ter nacionalidade brasileira (nato ou naturalizado), ou ainda, no caso de ter nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo primeiro do artigo 12 da Constituição Federal.

5. O subitem 13.12 do Edital nº 1, de 06 de Outubro de 2021 fica excluído.

6. O subitem 16.5 do Edital nº 1, de 06 de Outubro de 2021 passa a vigorar com a seguinte redação:

16.5 Somente será convocado para realização da prova prática, o candidato ao cargo de Técnico de Laboratório/Área aprovado na prova escrita objetiva e classificado em até 10 (dez) vezes a quantidade de vagas (170 candidatos), respeitadas as vagas destinadas aos candidatos com deficiência e candidatos negros, conforme o perfil de aprovação definido nos subitens 18.1 e 18.2 deste Edital.

7. Foram inseridos no item 21 do Edital nº 1, de 06 de Outubro de 2021, os seguintes subitens:

21.18 Recursos contra o conteúdo do Edital nº 1, de 06 de Outubro de 2021 poderão ser encaminhados à Coordenação do Concurso, por meio do Painel do Concurso, em formulário disponibilizado para tal fim no site https://www.ufc-concursos.com.br, no período compreendido entre as 10h do dia 19 de Outubro de 2021 e as 23:59h do dia 22 de Outubro de 2021.

21.18.1 O acesso ao Painel do Concurso se dará por meio do Login Único do Governo Federal (Login GOV.BR).

21.18.2 Somente serão analisados os recursos encaminhados utilizando o formulário disponível no site e prazo indicado no subitem 21.18 deste Edital.

21.18.3 Admitir-se-á um único recurso por impetrante, desde que devidamente fundamentado.

21.18.4 Se julgado procedente o recurso interposto, resultando na modificação deste Edital, será feita nova publicação com as modificações pertinentes.

21.18.5 Recursos cujo teor desrespeite a Coordenação do Concurso ou as instituições envolvidas serão preliminarmente indeferidos.

21.18.6 A decisão sobre os recursos será divulgada no site do Concurso https://www.ufc-concursos.com.br, com a publicação do Edital retificador.

21.18.7 Não serão encaminhadas respostas individuais aos impetrantes.

8. Os subitens 1.3.4, 1.3.5, 1.3.7 e 1.3.15, do Anexo I, do Edital nº 1, de 06 de Outubro de 2021, passam a vigorar com a seguinte redação, respectivamente:

1.3.4 Cargo de Técnico de Laboratório / Análises Químicas

Fundamentos (físicos e químicos) de fluorescência de raios x: O espectro eletromagnético e as técnicas analíticas, tabela periódica e as propriedades dos elementos químicos, a interação da radiação com a matéria (teoria do espalhamento), a geração de raios x, linhas espectrais, difração e fluorescência de raios x. Análises qualitativas por espectrômetros e tipos de espectrômetro de Fluorescência de Raios X (WD-XRF e ED-XRF): tubos, colimadores, filtros, monocromadores, detectores e condições instrumentais; descrição do equipamento. Análises quantitativas por FRX: calibrações, padrões analíticos, fontes de erros (efeitos matriz, ligação química e granulação) e tratamento do erro experimental, algarismos significativos, média, desvio padrão, limite de confiança. Técnicas de preparação de amostras para FRX: teoria e prática. Reagentes químicos: preparação, manuseio e conservação; Ligações químicas. Técnicas de separação e identificação: destilação simples e fracionada, filtração simples e a vácuo, recristalização, partição líquido-líquido, evaporação, cromatografia, ponto de fusão. Ácidos e bases. Manutenção e uso de instrumentos de laboratório de Química. Normas de higiene e segurança de laboratório.

1.3.5 Cargo de Técnico de Laboratório / Estradas

Solos: Amostragem de campo. Identificação visual e tátil de amostras de solo. Classificação dos solos com base nos resultados de laboratório e de campo. Determinação de índices físicos (massa específica natural, dos sólidos, seca, teor de umidade, índices de vazios, porosidade, grau de saturação). Análise granulométrica conjunta de solos (peneiramento e sedimentação). Determinação dos limites de consistência (limites de liquidez, plasticidade e contração). Ensaio de compactação Proctor. Módulo de resiliência de solos. Deformação permanente em solos. Fenômenos de capilaridade e permeabilidade. Ensaio de permeabilidade (cargas constante e variável). Ensaio de adensamento. Pavimentação: Caracterização tecnológica de agregados para pavimentação (graduação, limpeza, resistência à abrasão, propriedades de forma, absorção, adesividade ao ligante asfáltico e massa específica). Caracterização básica de ligantes asfálticos (penetração, viscosidade, ponto de amolecimento e ponto de fulgor). Asfalto modificado por polímero. Asfalto borracha. Emulsão asfáltica. Asfalto diluído de petróleo. Estabilização granulométrica e química de camadas granulares. Dosagem e caracterização mecânica de misturas asfálticas densas. Tratamento superficial (TSS, TSD e TST). Microrrevestimento asfáltico. Reciclagem de pavimentos asfálticos. Segurança do trabalho e boas práticas laboratoriais: Acidentes de trabalho. Prevenção de acidentes. Equipamentos de proteção. Riscos ambientais. Mapa de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT