EDITAL Nº 32, DE 27 DE ABRIL DE 2022

Páginas71-71
Data27 Abril 2022
Data de publicação28 Abril 2022
ÓrgãoMinistério da Educação,Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
SeçãoDO3

EDITAL Nº 32, DE 27 DE ABRIL DE 2022

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRAMENTO DE COLABORADORES E SERVIDORES COM O OBJETIVO DE INTEGRAR A REDE DE ESPECIALISTAS DA GESTÃO TERMINOLÓGICA DO INEP PARA COLABORAR NA ATUALIZAÇÃO DO THESAURUS BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO (BRASED), DO BANCO DE DADOS TERMINOLÓGICOS DO SETOR EDUCACIONAL DO MERCOSUL (BDT/SEM) E NO PROJETO DE GLOSSÁRIO/DICIONÁRIO DIGITAL BILÍNGUE DA EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP).

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), no exercício de suas atribuições, conforme estabelece os incisos II e VI, do art. 16, do anexo I, do Decreto nº 6317, de 20 de dezembro de 2007, e da Lei 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, torna público o presente Edital e convida docentes de Instituições Públicas Federais de Educação Superior e servidores efetivos e/ou ocupantes dos cargos em comissão do Inep que tenham interesse em integrar a Rede de Especialistas da Gestão Terminológica do Inep para elaboração, revisão e validação de definições de termos da área educacional para o Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased), para o Banco de Dados Terminológicos do Setor Educacional do Mercosul (BDT/SEM) e para o Projeto de Glossário/Dicionário Digital Bilíngue da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

1. DO OBJETO

1.1 O presente edital tem por objeto o cadastramento de docentes de Instituições Públicas Federais de Educação Superior e servidores efetivos e/ou ocupantes dos cargos em comissão do Inep que tenham interesse em integrar a Rede de Especialistas da Gestão Terminológica do Inep para elaboração, revisão e validação de definições de termos da área educacional para o Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased), para o Banco de Dados Terminológicos do Setor Educacional do Mercosul (BDT/SEM), e para o Projeto de Glossário/Dicionário Digital Bilíngue da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

1.2 Esta Chamada Pública integra uma das ações do setor de Gestão Terminológica do Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), unidade vinculada à Diretoria de Estudos Educacionais (Dired), responsável pelo desenvolvimento dos referidos produtos terminológicos.

2. DOS PRODUTOS TERMINOLÓGICOS

2.1 O Brased é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos relacionados entre si com base em uma estrutura conceitual previamente estabelecida da área da Educação. Surgiu a partir da demanda de indexação e recuperação de acervos da Biblioteca do Cibec, e desde então tem orientado pesquisas de usuários, produtos e serviços de instituições educacionais. Atualmente busca atender demandas de outras áreas produtoras de informação do Inep, integrando termos e conceitos já elaborados por essas áreas.

2.2 O BDT/SEM é um repositório de terminologia educacional, disponibilizado em português e espanhol. No Brasil, o setor de Gestão Terminológica do Cibec é responsável pela harmonização de termos e definições da área educacional. O repositório é gerado a partir das reuniões do Grupo de Trabalho de Terminologia (GTT) do Comitê Gestor do Sistema de Informação e Comunicação (CGSIC) do Setor Educacional do Mercosul (SEM).

2.3 O Glossário/Dicionário Digital Bilingue da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) constitui um dos compromissos que o Estado angolano assumiu junto dos seus parceiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A sua elaboração engloba as unidades terminológicas relevantes, relativas à educação e à formação desta Comunidade.

3. DA REDE DE ESPECIALISTAS DA GESTÃO TERMINOLÓGICA DO INEP

3.1 Os interessados em integrar a Rede de Especialistas da Gestão Terminológica do Inep deverão:

a. possuir título de mestre ou doutor em Educação ou áreas afins (Ensino, Interdisciplinar), ou em alguma área específica relacionada à Educação;

b. não responder a Processo Administrativo Disciplinar (PAD);

c.1. ser docente efetivo de Instituições Públicas Federais de Educação Superior; ou

c.2. ser servidor efetivo ou comissionado do Inep.

4. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

4.1 Os critérios para a seleção são:

a. Título de Doutor ou Mestre;

b. Artigos publicados em revistas ou congressos relacionados à área, de acordo com o currículo lattes;

4.2 Os critérios para a pontuação são:

Critério

Pontuação

Título de Doutor

10 pontos

Título de Mestre

5 pontos

Artigos publicados em revistas ou congressos na área escolhida

1 ponto por artigo, até o limite de 30 pontos

4.2.1 Para fins de pontuação, valerá somente a maior titulação.

4.2.2 Para fins de desempate, será considerada a maior idade.

5. DAS ÁREAS E VAGAS PARA COLABORAÇÃO

Área

Definição

Vagas

Políticas Educacionais e Gestão da Educação

Políticas Educacionais: Conjunto de decisões, diretrizes, normas, medidas e programas formulados ou desenvolvidos pelo Poder Público que visam produzir transformações na realidade ou setor educacional.

Gestão da Educação: Processos político-administrativos e ações de planejamento, coordenação e gerenciamento da organização, funcionamento e desenvolvimento da educação, incluindo suas instituições, recursos materiais e humanos, legislação, normas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT