Edital N° 35/2020 de 11 de maio de 2020 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE TUTOR A DISTÂNCIA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

Páginas37-37
Data11 Maio 2020
Data de publicação27 Maio 2020
ÓrgãoMinistério da Educação,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão,Campus São Luis - Monte Castelo
SeçãoDO3

Edital N° 35/2020 de 11 de maio de 2020 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE TUTOR A DISTÂNCIA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

O Diretor do Campus São Luís Monte Castelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), por meio do Departamento de Educação a Distância (DEaD), torna público que estarão abertas, no período de 20.05 a 19.06.2020, as inscrições para a seleção de servidores docentes e técnicos administrativos ativos, professores substitutos/temporários, aposentados/inativos dos Campi do IFMA, assim como profissionais externos à instituição, para atuar como Tutor a distância, para os municípios de Colinas, Codó, Dom Pedro, São Luís e São João dos Patos, bolsista, em regime de 20 (vinte) horas semanais, no curso de Licenciatura em Química, na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), observadas as disposições contidas neste Edital, bem como as normas estabelecidas na Lei nº 11.273/2006, na Portaria CAPES nº 183, de 21/10/2016, na Portaria CAPES nº 15, de 23 de janeiro de 2017, Instrução Normativa, nº 2, de 19 de abril de 2017 e Portaria CAPES nº 102, de 10 de maio de 2019, que estabelecem orientações e diretrizes para a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes dos cursos e programas de formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica.

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A presente seleção de Tutores a Distância será regida por este Edital e será executada pelo DEaD/IFMA campus São Luís - Monte Castelo, por meio da Comissão de Seleção.

Os Tutores a Distância selecionados atuarão em atividades típicas de tutoria (conforme item 03) nos cursos objeto deste edital.

A carga horária total de atuação do Tutor a distância será equivalente a carga horária do curso.

A carga horária semanal das atividades, a serem desenvolvidas presencialmente, serão previamente estabelecidas pela coordenadoria do curso juntamente com a coordenadoria de tutoria e deverão totalizar 20 (vinte) horas semanais.

O presente Processo Seletivo terá validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, conforme interesse da Instituição.

Os candidatos classificados em posições excedentes poderão ser chamados, em ordem de classificação, caso haja desistência ou caso seja constatada inaptidão do candidato selecionado.

Ao efetivar a inscrição, o candidato declara estar ciente do conteúdo deste Edital e acata na íntegra as suas disposições.

A participação no programa do presente Edital NÃO implicará em redução das atividades normalmente desempenhadas pelo candidato, sendo ele servidor docente ou técnico administrativo ativo, ou professor substituto/temporário dos Campi do IFMA.

Conforme a Portaria CAPES nº 183 de 21/10/2016, as bolsas do Sistema UAB NÃO poderão ser acumuladas com bolsas cujo pagamento tenha por base a Lei nº 11.273/2006 e com outras bolsas concedidas pela CAPES, CNPq ou FNDE, exceto quando expressamente admitido em regulamentação própria.

O tutor a distância será avaliado mês a mês, podendo ser desligado do Programa a qualquer tempo determinado pelo DEaD/IFMA Campus São Luís - Monte Castelo, caso não cumpra com as funções elencadas no item 3 deste Edital, perdendo assim o direito à bolsa.

DAS VAGAS

2.1. Serão ofertadas 05 (cinco) vagas para Tutores a distância, que atuarão no curso de Licenciatura em Química, conforme Quadro de Distribuição de Vagas (ANEXO II).

2.2 Das vagas ofertadas (incluindo cadastro de reserva), 5% serão destinadas para candidatos portadores de necessidades especiais, o que resulta um total de 01 (uma) vaga conforme indicado no Quadro de Distribuição de Vagas (ANEXO II).

2.3 Das vagas ofertadas (incluindo cadastro de reserva), 5% serão destinadas para candidatos indígenas, o que resulta um total de 01 (uma) vaga conforme indicado no Quadro de Distribuição de Vagas (ANEXO II).

2.4 Das vagas ofertadas (incluindo cadastro de reserva), 20% serão destinadas para candidatos negros, o que resulta um total de 01 (uma) vagas conforme indicado no Quadro de Distribuição de Vagas (ANEXO II).

2.5. As vagas serão preenchidas pelos candidatos com maior pontuação, em ordem decrescente de classificação.

2.6 Cada candidato terá direito a pleitear apenas 01 (uma) vaga neste Processo Seletivo.

2.7. O quantitativo de classificados será 10 (dez) vezes o número de vagas.

3. DA FUNÇÃO

3.1. As atividades desempenhadas pelo TUTOR A DISTÂNCIA deverão ser cumpridas em um período de 20 (vinte) horas semanais, incluindo sábados e domingos, no Campus ofertante do curso (conforme Quadro de Endereços dos Campi, ANEXO IV), em momentos a serem definidos pela Coordenadoria do Curso.

O Tutor a Distância tem como função exercer as atividades típicas de tutoria:

3.2.1. Acompanhar e avaliar as atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - Moodle;

3.2.2. Assistir aos alunos nas atividades do curso;

3.2.3. Apoiar os Professores Formadores nas atividades da disciplina;

3.2.4. Corrigir as atividades e avaliações dos alunos;

3.2.5. Mediar a comunicação de conteúdos entre Professores Formadores, alunos e Tutores Presenciais;

3.2.6. Estabelecer e promover contato com os alunos (via AVA ou telefone);

3.2.7. Participar de reuniões periódicas com a Coordenadoria do Curso e Coordenadoria de Tutoria;

3.2.8. Realizar atividades acadêmicas da disciplina nos municípios polo, conforme cronograma e orientações estabelecidas pela Coordenadoria do curso;

3.2.9. Participar das atividades de capacitação e atualização, ofertadas pelo Certec/Ifma.

4. DA INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições serão gratuitas e ocorrerão no SETOR DE PROTOCOLO DO CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO localizado Avenida Getúlio Vargas, 04 - Monte Castelo - São Luís - MA no período de 20.05 a 19.06.2020, das 8:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00, horário local, ou via formulário eletrônico cujo link é https://bit.ly/2YStDJJ das 10h do dia 20.05 às 23h55 de 19.06.2020, horário local, onde deve-se anexar as documentações exigidas.

4.2. O candidato, no ato da inscrição, deverá:

a) Informar todos os dados exigidos no formulário eletrônico;

b) Anexar os documentos comprobatórios conforme subitem 6.1 e a documentação comprobatória constante no Quadro do ANEXO III, em formato PDF.

4.3. Durante o processo seletivo, NÃO será admitida a entrega da documentação nos Campi do IFMA ou nos polos de apoio presencial.

4.4. Somente será aceita uma inscrição, por candidato, neste Processo Seletivo.

4.5 No caso de mais de uma inscrição para um mesmo candidato, será considerada a última inscrição, invalidando-se as anteriores, ainda que a documentação tenha sido anexada.

5. DAS VAGAS DESTINADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

5.1 Para os candidatos para as vagas destinadas às pessoas com deficiência, reservou-se um percentual mínimo de 5% (cinco por cento) das vagas existentes, conforme ANEXO II.

5.2 Caso a aplicação do percentual de que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT