EDITAL Nº 45/2020-PROPESP/UFAM

Páginas95-95
Data de publicação06 Novembro 2020
ÓrgãoMinistério da Educação,Fundação Universidade do Amazonas,Reitoria,Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
SeçãoDO3

EDITAL Nº 45/2020-PROPESP/UFAM

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), torna pública a abertura de inscrições para o Exame de Seleção de candidatos indígenas para ingresso no 1º Semestre de 2021 no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS).

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. O ingresso aos Cursos de Mestrado e Doutorado do PPGAS será realizado mediante Exame de Seleção nos termos deste Edital.

1.2. Poderão ingressar no curso de Mestrado os portadores de diploma de graduação reconhecidos pelo MEC e no curso de Doutorado os portadores de título de mestre.

1.3. O PPGAS dispõe de quatro linhas de pesquisas:

1.3.1. LINHA 1: Etnologia Indígena, Cosmopolíticas e Paisagens Amazônicas. Estudos etnográficos e comparados de povos indígenas com ênfase na Amazônia - estudos de organização social e parentesco; cosmopolíticas e xamanismo; reflexividades indígenas; relação sociedade e ambiente; estudos afro-indígenas.

1.3.2. LINHA 2: Povos indígenas e povos tradicionais, territorialidades, políticas e movimentos sociais. Pesquisas etnográficas com povos indígenas e povos tradicionais direcionadas à compreensão dos seguintes temas: etnicidade e processos identitários; processos de territorialização e territorialidades diferenciadas; conflitos socioambientais, deslocamento de populações e efeitos sociais de grandes projetos; políticas públicas e o direito à diversidade em Estados nacionais; políticas étnicas e movimentos sociais; relações interétnicas e configurações sociais e políticas.

1.3.3. LINHA 3: Antropologia de gênero, sexualidades e feminismos. Reflete sobre marcadores sociais da diferença - tais como sexualidades, classe, raça/etnicidade, geração, religiosidade e regionalidades - a partir de uma perspectiva de gênero/feminista, considerando representações, saberes e práticas, moralidades, subjetividades, sociabilidades, performatividades e normatividades. Discute parentesco, famílias, corpo, sujeitos e políticas da diferença, políticas públicas, conflito e violências, poder, instituições, justiça, Estado, agenciamentos e movimentos sociais, direitos humanos e diversidades.

1.3.4. LINHA 4: A cidade e o urbano, migrações, patrimônios e territórios. Formas de apropriação e uso do espaço urbano. Interação social e sociabilidade. Culturas populares. Práticas culturais e identitárias em meio urbano. Dimensões de patrimônio material e imaterial. Migrações na Pan-Amazônia. Redes indígenas. Questões de negritude e preconceito racial. Ritos, devoções e religiosidades. Arte e performance.

1.4. Os/as/es docentes do curso e respectivas linhas de pesquisa encontram-se no Anexo I deste Edital.

1.5. Informações sobre o PPGAS podem ser obtidas na página eletrônica www.ppgas.ufam.edu.br ou no e-mail da Secretaria do Programa ppgassecretaria@ufam.edu.br

1.6. A condução do Exame de Seleção ficará a cargo da Comissão Examinadora a ser designada para este fim por meio de Portaria da Reitoria após a homologação das inscrições pelo coordenador e vice-coordenador do PPGAS.

1.7. O Exame de Seleção será realizado virtualmente e em DUAS etapas (Análise de Ensaio e Entrevista), contando com a participação dos/as/es Docentes das Linhas de Pesquisa do Programa em todas as etapas. O Exame obedecerá ao Calendário de Eventos, conforme estabelecido no Anexo III.

1.8. Os/as/es candidatos/as/es aprovados/as/es mediante o Exame de Seleção nos termos deste edital ingressarão no Curso respeitado o limite de vagas disponíveis.

1.9. Aluno/a/e finalista de curso superior reconhecido pelo MEC ou equivalente poderá prestar o Exame de Seleção, porém sua matrícula só será feita mediante a apresentação do comprovante de conclusão do referido curso.

1.10. O/a/e candidato/a/e aprovado poderá efetuar sua matrícula no próximo semestre letivo a contar da divulgação do resultado final deste Exame de Seleção, conforme Art. 1 da Resolução 014/2020-CONSEPE

1.11. A matrícula do/a/e candidato/a/e aprovado/a/e no PPGAS implicará na aceitação do Regimento Interno, das Resoluções e de outras normas do Programa e da UFAM.

1.12. Aos futuros/as/es egressos será outorgado o Diploma de Mestre em Antropologia Social.

1.13. Além dos documentos entregues no ato da matrícula, outros poderão ser requeridos para a emissão do diploma obtido no PPGAS em conformidade com a legislação da época.

2. DAS VAGAS

2.1. Serão ofertadas 4 (quatro) vagas para o Mestrado e 2 (duas) vagas para o Doutorado.

2.2. Com base na Resolução 010/2016 do CONSEPE/UFAM, de 16 de fevereiro de 2016, o PPGAS/UFAM adota políticas de ações afirmativas dirigida aos/as/es candidatos/as/es autodeclarados/as/es pretos, pardos e indígenas, com nacionalidade brasileira ou residente no Brasil, que no ato da inscrição optarem por participar dessa política. Este edital rege, exclusivamente, a concorrência às vagas para candidatos autodeclarados indígenas.

2.3. Na hipótese de constatação de autodeclaração falsa, o/a/e candidato/a/e ficará sujeito(a) à eliminação do Exame de Seleção, após procedimento administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis (Parágrafo único da Lei nº12.990).

2.4. As vagas serão distribuídas de acordo com a ordem de classificação dos/as/es candidatos/as/es.

2.5. A critério do colegiado do PPGAS, durante a vigência desse edital, a quantidade de vagas previstas pode ser aumentada, observada sempre a ordem de classificação dos candidatos.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. O período de inscrição para o Exame de Seleção será de 10/12/2020 a 12/01/2021.

3.2. As inscrições para o Processo Seletivo deverão ser efetuadas exclusivamente por meio dos endereços eletrônicos: ppgassecretaria@ufam.edu.br e ppgascoordenacao@ufam.edu.br com o título: INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO 2020, iniciando-se às 8:00 horas (horário de Manaus) do dia 10/12/2020 e encerrando-se às 23:59 horas (horário de Manaus) do dia 12/01/2021.

3.3. Somente serão aceitas inscrições enviadas por meio eletrônico. O...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT