EDITAL Nº 9, DE 26 de agosto de 2020

Páginas43-43
Data de publicação27 Agosto 2020
Data26 Agosto 2020
ÓrgãoMinistério da Economia,Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
SeçãoDO3

EDITAL Nº 9, DE 26 de agosto de 2020

SELEÇÃO PÚBLICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Inmetro - 2021

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro, em exercício, vinculado ao Ministério da Economia, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, nomeado pelo Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, em Portaria de 17 de fevereiro de 2020, publicado no Diário Oficial da União em 17 de fevereiro de 2020, torna público o presente edital, que divulga as condições de inscrição e de acesso ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, no ano de 2021.

1. DO OBJETIVO DOS CURSOS

Os Cursos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, em suas diferentes linhas de pesquisa de caráter interdisciplinar, têm por objetivo formar mestres e doutores em Biotecnologia qualificados para:

a) atuar na geração e aplicação de tecnologias no contexto socioeconômico em que estão inseridos;

b) atuar no setor produtivo e na área de inovação e de gerenciamento, estabelecendo a integração entre as instituições de formação e o setor industrial e a capacitação para uso dos princípios das Boas Práticas de Laboratório;

c) atuar em pesquisa aplicada por demanda de órgãos do governo ou do setor industrial;

d) executar estudos interdisciplinares apoiados nos fundamentos da Metrologia; e

e) atuar em ensino e na geração de novos conhecimentos básicos em áreas correlatas.

2. DO PÚBLICO ALVO

Portadores de diploma de graduação ou pós-graduação nas áreas de biologia, biomedicina, farmácia, saúde, física, química, engenharias e outras inter-relacionadas, de nacionalidade brasileira ou estrangeira.

3. DAS VAGAS

3.1. Mestrado Acadêmico:

a) Serão oferecidas até 20 (vinte) vagas para ingresso no primeiro semestre ano de 2020.

b) Os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

3.2. Doutorado:

a) Serão oferecidas até 20 (vinte) vagas ao longo do ano de 2020 na sistemática de fluxo contínuo.

4. DA DURAÇÃO

O Curso de Mestrado Acadêmico terá a duração de até 20 (vinte) meses e o Curso de Doutorado terá a duração de até 40 (quarenta) meses.

5. DAS LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA

O candidato deverá obrigatoriamente elaborar seu projeto em uma das Linhas de Pesquisa descritas abaixo:

5.1. Biotecnologia Industrial

Visa à prospecção de: (a) Produtos bioativos de origem sintética ou natural com potencial aplicação na área de biocombustíveis (bioetanol e biodiesel), plástico (bioplástico), bioprodutos terapêuticos ou para diagnóstico; (b) Função de moléculas e macromoléculas nos mais diversos sistemas biológicos, incluindo os processos fisiológicos (hemostasia, osteogênese e sistema imunológico), patológicos (câncer, trombose, infecções virais, bacterianas ou parasitárias) ou genéticos; produção de material de referência para calibração de equipamentos, assim como o suporte à indústria e comparações interlaboratoriais com base nos requisitos das boas práticas de laboratório ou da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025, visando à melhoria dos ensaios biológicos, bem como desenvolver instrumentação analítica para calibração e análise biológica.

5.2. Biotecnologia Aplicada à Saúde e Ambiente

Visa à investigação do funcionamento das células nos mais diferentes processos fisiológicos (ex.: sistema imunológico, sistema sanguíneo etc.) e patológicos (câncer, leishmaniose, lepra, doença de Chagas, etc.) incluindo o padrão de resposta/sinalização destas células frente aos mais diferentes estímulos (intra e extracelulares) e ferramentas de modelagem molecular, no intuito de compreender ainda as interações sistêmicas e in vivo, via os diferentes modelos experimentais a serem utilizados, e desenvolver modelos preditivos com ênfase na determinação de parâmetros metrológicos (incerteza de medição e rastreabilidade), contribuindo para o desenvolvimento e inovação de produtos biotecnológicos.

Devido ao caráter institucional, projetos que apresentem um foco em Metrologia e Qualidade serão preferenciais.

6. DO LOCAL DE REALIZAÇÃO

Os Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado serão realizados nas dependências do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), campus Xerém, localizado na Avenida Nossa Senhora das Graças nº 50, Xerém - Duque de Caxias - RJ.

7. DAS INSCRIÇÕES

7.1. Mestrado Acadêmico:

a) O período de inscrição para o processo seletivo do ano de 2021 ocorrerá de 14 de setembro de 2020 a 14 de outubro de 2020.

7.2. Doutorado:

a) O processo seletivo para o Doutorado ocorrerá na sistemática de fluxo contínuo ao longo do ano, de acordo com a demanda mensal, no período de 01 de janeiro de 2021 a 30 de novembro de 2021. As inscrições deverão ser feitas obrigatoriamente até o décimo dia útil de cada mês.

7.3. Todas as informações referentes às inscrições poderão ser obtidas no endereço eletrônico: http://www.inmetro.gov.br/ensino_e_pesquisa/ppgbiotec/admissao.asp

7.4. Toda documentação deverá ser entregue de acordo com o item 7.9 e seu conteúdo deve estar em atendimento a este edital.

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT