EDITAL Nº 90/2021
Data de publicação | 06 Setembro 2021 |
Páginas | 88-88 |
Órgão | Ministério da Educação,Universidade Federal de Uberlândia,Reitoria,Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas |
Seção | DO3 |
EDITAL Nº 90/2021
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria/R/UFU/nº 95, de 05/01/2017, do Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, publicada no Diário Oficial da União em 09/01/2017, seção 2, pág. 26; e tendo em vista o que estabelecem a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, bem como o Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, alterado pela Portaria Interministerial nº 316, de 9 de outubro de 2017, e o Decreto nº 8.260, de 29 de maio de 2014, e o Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019; e também o Estatuto e o Regimento Geral da UFU, a Resolução CONDIR nº 2/2021 e demais legislações pertinentes, torna públicas as especificações do processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto, conforme EDITAL PROGEP Nº 87/2021.
1. ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO
1.1. Unidade acadêmica: Instituto de Letras e Linguística
1.2. Campus de atuação: Santa Mônica ,localizado na cidade de Uberlândia / MG.
1.3. Descrição da vaga:
Área/subárea |
Número de vagas |
Qualificação Mínima Exigida |
Regime de trabalho |
Língua Inglesa/Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa |
01 (uma) |
Mestre em Inglês ou Letras ou Linguística ou Linguística Aplicada ou Ciências da Linguagem ou Estudos da Linguagem ou Estudos Linguísticos. |
40 (Quarenta) horas semanais |
1.4. Disciplinas a serem ministradas: Disciplinas de Língua Inglesa do currículo de Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, incluindo, mas não se limitando a disciplinas no eixo de Estudos Linguísticos em Inglês e disciplinas no eixo de Linguística Aplicada; Inglês Instrumental nos cursos de Estatística e Relações Internacionais; e quaisquer outras disciplinas determinadas pela Unidade, correlatas à área do processo seletivo.
1.5. Conteúdo programático:
I - The Teaching of English for Specific Purposes
II - Morphology and English Language Teaching
III - Syntax and English Language Teaching
IV - Semantics and English Language Teaching
V - Pragmatics and English Language Teaching
VI - Speech Production and English Language Teaching
VII - Methodologies and Approaches in English Language Teaching
VIII - English Language Teaching in Distance Learning Contexts
IX - Discourse Analysis and English Language Teaching
X - Genre-based English Language Teaching
1.6. Referencial bibliográfico:
I - ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística Aplicada, ensino de línguas e comunicação. Campinas: Pontes, 2005.
II - ARROJO, R. (Org.) O signo desconstruído. Implicações para a tradução, a leitura e o ensino. Campinas: Pontes Editores, 1992.
III - BAILEY, K.S. Speaking: Practical English Language Teaching (PELT). New York: McGraw-Hill, 2004.
IV - BENESCH, S. Critical English for Academic Purposes. Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., Publishers, 2001
V - BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador. São Paulo, Parábola, 2008.
VI - BURNS, A. & RICHARDS, J. C. (Eds.). Cambridge guide to second language teacher education. New York: Cambridge University Press, 2009.
VII - CANAGARAJAH, S. Reconstructing local knowledge. Journal of Language, Identity and Education.Vol. 1(4), p. 243-260, 2002.
VIII - CAVALCANTI, M. C. A propósito da Linguística Aplicada. Trabalhos em Linguística Aplicada. v.7, 1986. p. 5-12.
IX - CELCE-MURCIA, M. & OLSHTAIN, E. Discourse and context in language teaching: A guide for language teachers. Cambridge UP, 2001.
X - CORACINI, M. J. R. F. (Org.). Identidade & discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas: Editora da Unicamp; Chapecó: Argos Editora, 2003.
XI - EASTWOOD, J. Oxford Guide to English Grammar. Hong Kong: OUP, 1994.
XII - ELLIS, R. Task-based language learning and teaching. New York: Oxford University Press, 2003.
XIII - FROMKIN, V.; RODMAN, R.; HYAMS, N. An Introduction to Language. Boston: Cengage Learning, 2018.
XIV - GREENBAUM, S. e QUIRK, R. A student's Grammar of the English Language. Harlow, Essex: Longman, 2007.
XV - HARWOOD, N. (Org.) English language teaching materials: Theory and Practice. Nova York: Cambridge University Press, 2010.
XVI - HATCH, E.; BROWN, C. Vocabulary, semantics and language education. Nova York: Cambridge University Press, 1995.
XVII - HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes. Cambridge. Cambridge University Press, 1982/1991.
XVIII - KACHRU, B. B., KACHRU, Y., & NELSON, C. L. (Eds.) The handbook of world Englishes. UK: Blackwell Publishing Ltd, 2006.
XIX - KUBOTA, R. Racial, ethnic, and cultural stereotypes in Teaching English. In J. I. Liontas (Org.), The TESOL Encyclopedia of English Language Teaching. Wiley, 2018.
XX - KUMARAVADIVELU, B. Toward a postmethod pedagogy. In: TESOL Quarterly 35, p. 537-60, 2001.
XXI - LEFFA, Vilson J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras; construindo a profissão. Pelotas, 2001.
XXII - LIMA, D. C. (Org.) Inglês em escolas públicas não funciona? Um questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
XXIII - MCCARTHY, M. Discourse analysis for language teachers. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1991.
XXIV - MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
XXV - MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente. Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013.
XXVI - NUNAN, D. Second language teaching e learning. Boston: Heinle e Heinly Publishers - an International Thomson Publishing Company, 1999.
XXVII - PARROTT, M. Grammar for English Language Teachers. Cambridge: CUP, 2001.
XXVIII - RICHARDS, J.C. & FARRELL, T. S. C. Professional development for language teachers. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2005.
XXIX - RICHARDS, J. C & LOCKHART, C. Reflective Teaching in Second...
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO