EDITAL Nº 90/2021

Data de publicação06 Setembro 2021
Páginas88-88
ÓrgãoMinistério da Educação,Universidade Federal de Uberlândia,Reitoria,Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
SeçãoDO3

EDITAL Nº 90/2021

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria/R/UFU/nº 95, de 05/01/2017, do Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, publicada no Diário Oficial da União em 09/01/2017, seção 2, pág. 26; e tendo em vista o que estabelecem a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, bem como o Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, alterado pela Portaria Interministerial nº 316, de 9 de outubro de 2017, e o Decreto nº 8.260, de 29 de maio de 2014, e o Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019; e também o Estatuto e o Regimento Geral da UFU, a Resolução CONDIR nº 2/2021 e demais legislações pertinentes, torna públicas as especificações do processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto, conforme EDITAL PROGEP Nº 87/2021.

1. ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

1.1. Unidade acadêmica: Instituto de Letras e Linguística

1.2. Campus de atuação: Santa Mônica ,localizado na cidade de Uberlândia / MG.

1.3. Descrição da vaga:

Área/subárea

Número de vagas

Qualificação Mínima Exigida

Regime de trabalho

Língua Inglesa/Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa

01 (uma)

Mestre em Inglês ou Letras ou Linguística ou Linguística Aplicada ou Ciências da Linguagem ou Estudos da Linguagem ou Estudos Linguísticos.

40 (Quarenta) horas semanais

1.4. Disciplinas a serem ministradas: Disciplinas de Língua Inglesa do currículo de Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, incluindo, mas não se limitando a disciplinas no eixo de Estudos Linguísticos em Inglês e disciplinas no eixo de Linguística Aplicada; Inglês Instrumental nos cursos de Estatística e Relações Internacionais; e quaisquer outras disciplinas determinadas pela Unidade, correlatas à área do processo seletivo.

1.5. Conteúdo programático:

I - The Teaching of English for Specific Purposes

II - Morphology and English Language Teaching

III - Syntax and English Language Teaching

IV - Semantics and English Language Teaching

V - Pragmatics and English Language Teaching

VI - Speech Production and English Language Teaching

VII - Methodologies and Approaches in English Language Teaching

VIII - English Language Teaching in Distance Learning Contexts

IX - Discourse Analysis and English Language Teaching

X - Genre-based English Language Teaching

1.6. Referencial bibliográfico:

I - ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística Aplicada, ensino de línguas e comunicação. Campinas: Pontes, 2005.

II - ARROJO, R. (Org.) O signo desconstruído. Implicações para a tradução, a leitura e o ensino. Campinas: Pontes Editores, 1992.

III - BAILEY, K.S. Speaking: Practical English Language Teaching (PELT). New York: McGraw-Hill, 2004.

IV - BENESCH, S. Critical English for Academic Purposes. Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., Publishers, 2001

V - BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador. São Paulo, Parábola, 2008.

VI - BURNS, A. & RICHARDS, J. C. (Eds.). Cambridge guide to second language teacher education. New York: Cambridge University Press, 2009.

VII - CANAGARAJAH, S. Reconstructing local knowledge. Journal of Language, Identity and Education.Vol. 1(4), p. 243-260, 2002.

VIII - CAVALCANTI, M. C. A propósito da Linguística Aplicada. Trabalhos em Linguística Aplicada. v.7, 1986. p. 5-12.

IX - CELCE-MURCIA, M. & OLSHTAIN, E. Discourse and context in language teaching: A guide for language teachers. Cambridge UP, 2001.

X - CORACINI, M. J. R. F. (Org.). Identidade & discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas: Editora da Unicamp; Chapecó: Argos Editora, 2003.

XI - EASTWOOD, J. Oxford Guide to English Grammar. Hong Kong: OUP, 1994.

XII - ELLIS, R. Task-based language learning and teaching. New York: Oxford University Press, 2003.

XIII - FROMKIN, V.; RODMAN, R.; HYAMS, N. An Introduction to Language. Boston: Cengage Learning, 2018.

XIV - GREENBAUM, S. e QUIRK, R. A student's Grammar of the English Language. Harlow, Essex: Longman, 2007.

XV - HARWOOD, N. (Org.) English language teaching materials: Theory and Practice. Nova York: Cambridge University Press, 2010.

XVI - HATCH, E.; BROWN, C. Vocabulary, semantics and language education. Nova York: Cambridge University Press, 1995.

XVII - HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes. Cambridge. Cambridge University Press, 1982/1991.

XVIII - KACHRU, B. B., KACHRU, Y., & NELSON, C. L. (Eds.) The handbook of world Englishes. UK: Blackwell Publishing Ltd, 2006.

XIX - KUBOTA, R. Racial, ethnic, and cultural stereotypes in Teaching English. In J. I. Liontas (Org.), The TESOL Encyclopedia of English Language Teaching. Wiley, 2018.

XX - KUMARAVADIVELU, B. Toward a postmethod pedagogy. In: TESOL Quarterly 35, p. 537-60, 2001.

XXI - LEFFA, Vilson J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras; construindo a profissão. Pelotas, 2001.

XXII - LIMA, D. C. (Org.) Inglês em escolas públicas não funciona? Um questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

XXIII - MCCARTHY, M. Discourse analysis for language teachers. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1991.

XXIV - MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

XXV - MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente. Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013.

XXVI - NUNAN, D. Second language teaching e learning. Boston: Heinle e Heinly Publishers - an International Thomson Publishing Company, 1999.

XXVII - PARROTT, M. Grammar for English Language Teachers. Cambridge: CUP, 2001.

XXVIII - RICHARDS, J.C. & FARRELL, T. S. C. Professional development for language teachers. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2005.

XXIX - RICHARDS, J. C & LOCKHART, C. Reflective Teaching in Second...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT