EDITAL Nº 95, DE 31 DE AGOSTO DE 2022
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Data de publicação | 02 Setembro 2022 |
Data | 31 Agosto 2022 |
Páginas | 147-147 |
Órgão | Ministério da Educação,Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri |
Seção | DO3 |
EDITAL Nº 95, DE 31 DE AGOSTO DE 2022
OCUPAÇÃO DE FUNÇÃO GRATIFICADA
O Reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no uso de suas atribuições regimentais, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização de processo seletivo destinado aos servidores de cargo de provimento efetivo na UFVJM, de qualquer nível, para ocupar uma Função Gratificada, código FG2 - Chefe da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCD) da Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, institucionalmente vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), na forma discriminada no presente Edital e em conformidade com o disposto no Decreto nº 10.829, de 05 de outubro de 2021 e na Resolução nº 08 - CONSU, de 10 de julho de 2015. A abertura do certame dar-se-á mediante a publicação deste Edital no sítio eletrônico oficial da UFVJM e no Diário Oficial da União.
1. SOBRE A UNIDADE
1.1. Compete à Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCD):
I - Gerenciar o processo de avaliação de desempenho dos servidores técnico administrativos;
II - Gerenciar o processo de Incentivo a Qualificação;
III - Gerenciar o edital de afastamento integral ;
IV - Gerenciar o processo de Licença para Capacitação;
V - Realizar o levantamento das necessidades de capacitação dos servidores;
VI - Definir estratégias e elaborar planos anuais de capacitação dos servidores, com assessoramento da Comissão Interna de Supervisão e CPPD;
VII - Organizar, coordenar, implementar e avaliar as ações relacionadas à capacitação e aperfeiçoamento;
VIII - Identificar, divulgar e ou/organizar eventos de capacitação e outros de natureza profissional, científica que promovam o desenvolvimento de pessoas da Instituição;
IX - Instruir e acompanhar os processos de estágio probatório dos servidores técnico-administrativos;
X - Acompanhar e solicitar homologação do estágio probatório docente;
XI - Instruir os processos para concessão de progressão por capacitação profissional;
XII - Emitir certificados de participação em cursos de capacitação e aperfeiçoamento;
XIII - Elaborar o relatório anual de execução do plano de capacitação;
XIV - Exercer outras atribuições que lhe forem delegadas pela Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas.
2. DA(S) VAGA(S)
2.1. Função Gratificada (FG), de nível 2, para atuar como chefe da Divisão Capacitação e Desenvolvimento (DCD) da DSD/Progep.
2.2. Remuneração da função gratificada em valor bruto: R$ 656,29 (seiscentos e cinquenta e seis reais e vinte e nove centavos).
2.3. Unidade Organizacional: Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas
2.4. Quantitativo de Vagas: 1
2.5. Programa de Gestão: Sem Programa de Gestão
2.6. Jornada: 40 Horas semanais
2.7. Tipo de Movimentação: alteração de exercício
3. REQUISITOS
3.1. Ser servidor público de cargo de provimento efetivo na UFVJM;
3.2. Critérios gerais para a ocupação de cargos em comissão e de funções de confiança na administração pública federal direta, autárquica e fundacional:
3.2.1. Idoneidade moral e reputação ilibada;
3.2.2. Perfil profissional ou formação acadêmica compatível com o cargo em comissão ou com a função de confiança;
3.2.3. Não se enquadrar nas hipóteses de inelegibilidade previstas no inciso I do caput do art. 1º da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990.
3.3. Além dos critérios anteriores, o candidato deverá possuir, no mínimo, um dos seguintes critérios específicos:
3.3.1. Possuir experiência profissional de, no mínimo, dois anos em atividades correlatas às áreas de atuação do órgão ou da entidade ou em áreas relacionadas às atribuições e às competências do cargo ou da função;
3.3.2. Ter ocupado cargo em comissão ou função de confiança em qualquer Poder, inclusive na administração pública indireta, de qualquer ente federativo por, no mínimo, um ano;
3.3.3. Possuir título de especialista, mestre ou doutor em área correlata às áreas de atuação do órgão ou da entidade ou em áreas relacionadas às atribuições do cargo ou da função;
3.3.4. Ter concluído ações de desenvolvimento com carga horária mínima acumulada de cento e vinte horas ou obtido certificação profissional em áreas correlatas ao cargo ou à função para o qual tenha sido indicado.
4. CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS DESEJÁVEIS
4.1. Capacidade redacional clara e objetiva, boa produção textual para elaboração de documentos oficiais (Ofício, Despachos, Notas Técnicas e Informativas);
4.2. Comunicação oral clara e objetiva;
4.3. Senso de urgência e prioridade;
4.4. Comprometimento com prazos e resultados;
4.5. Proatividade e dinamicidade para buscar o aprendizado de novos conhecimentos e vivenciar novas situações no contexto do trabalho, estar aberto para interagir com novas tecnologias;
4.6. Trabalho em equipe;
4.7. Análise crítica;
4.8. Gestão de conflitos e bom relacionamento interpessoal;
4.9. Postura inovadora e criativa;
4.10. Ter iniciativa na resolução de problemas com base em fundamentos legais;
4.11. Prática com planilhas eletrônicas.
5. COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E COMPORTAMENTAIS DESEJÁVEIS
5.1. Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal;
5.2. Comunicação estratégica;
5.3. Coordenação e colaboração em rede;
5.4. Engajamento de pessoas e equipes;
5.5. Gestão de crises;
5.6. Gestão para resultados;
5.7. Inovação e mudança;
5.8. Mentalidade digital;
5.9. Orientação por valores éticos;
5.10. Resolução de problemas com base de dados;
5.11. Trabalho em equipe;
5.12. Visão sistêmica.
6. PROVÁVEIS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
6.1. O servidor selecionado neste certame desempenhará as seguintes atribuições, atividades e funções:
6.1.1. Gestão de equipes de trabalho;
6.1.2. Realização de atividades administrativas diversas, tais como elaboração e análise de normativos, editais, Termos de Referência; Projetos Básicos; Instruções e orientações relacionadas aos processos de trabalho de competência da DCD;
6.1.3. Elaboração de relatórios de monitoramento e controles de ações;
6.1.4. Análise e instrução de processos correlatos às atividades da DCD (concessões de licenças; afastamentos; contratação de cursos; etc.);
6.1.5. Tratamento de informações de ações de capacitação (atualização de planilhas e elaboração de relatórios pós eventos);
6.1.6. Proposição e implementação de ações relacionadas à padronização e à melhoria contínua dos processos de trabalho;
6.1.7. Planejamento de ações de desenvolvimento para execução do PDP/UFVJM vigente;
6.1.8. Análise técnica de propostas de ações de desenvolvimento de média e longa duração a serem contratadas;
6.1.9. Consolidação das necessidades de desenvolvimento propostas na elaboração e revisões do PDP e;
6.1.10. Coordenação de eventos e ações de desenvolvimento.
7. DAS INSCRIÇÕES
7.1. Período de inscrição: De 12 a 16 de setembro de 2022.
7.2. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer plenamente os termos deste Edital e certificar-se de que será capaz de comprovar todos os requisitos gerais, específicos e as qualificações técnicas exigidas. A...
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