EDITAL Nº 95, DE 31 DE AGOSTO DE 2022

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Data de publicação02 Setembro 2022
Data31 Agosto 2022
Páginas147-147
ÓrgãoMinistério da Educação,Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
SeçãoDO3

EDITAL Nº 95, DE 31 DE AGOSTO DE 2022

OCUPAÇÃO DE FUNÇÃO GRATIFICADA

O Reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no uso de suas atribuições regimentais, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização de processo seletivo destinado aos servidores de cargo de provimento efetivo na UFVJM, de qualquer nível, para ocupar uma Função Gratificada, código FG2 - Chefe da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCD) da Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, institucionalmente vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), na forma discriminada no presente Edital e em conformidade com o disposto no Decreto nº 10.829, de 05 de outubro de 2021 e na Resolução nº 08 - CONSU, de 10 de julho de 2015. A abertura do certame dar-se-á mediante a publicação deste Edital no sítio eletrônico oficial da UFVJM e no Diário Oficial da União.

1. SOBRE A UNIDADE

1.1. Compete à Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCD):

I - Gerenciar o processo de avaliação de desempenho dos servidores técnico administrativos;

II - Gerenciar o processo de Incentivo a Qualificação;

III - Gerenciar o edital de afastamento integral ;

IV - Gerenciar o processo de Licença para Capacitação;

V - Realizar o levantamento das necessidades de capacitação dos servidores;

VI - Definir estratégias e elaborar planos anuais de capacitação dos servidores, com assessoramento da Comissão Interna de Supervisão e CPPD;

VII - Organizar, coordenar, implementar e avaliar as ações relacionadas à capacitação e aperfeiçoamento;

VIII - Identificar, divulgar e ou/organizar eventos de capacitação e outros de natureza profissional, científica que promovam o desenvolvimento de pessoas da Instituição;

IX - Instruir e acompanhar os processos de estágio probatório dos servidores técnico-administrativos;

X - Acompanhar e solicitar homologação do estágio probatório docente;

XI - Instruir os processos para concessão de progressão por capacitação profissional;

XII - Emitir certificados de participação em cursos de capacitação e aperfeiçoamento;

XIII - Elaborar o relatório anual de execução do plano de capacitação;

XIV - Exercer outras atribuições que lhe forem delegadas pela Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas.

2. DA(S) VAGA(S)

2.1. Função Gratificada (FG), de nível 2, para atuar como chefe da Divisão Capacitação e Desenvolvimento (DCD) da DSD/Progep.

2.2. Remuneração da função gratificada em valor bruto: R$ 656,29 (seiscentos e cinquenta e seis reais e vinte e nove centavos).

2.3. Unidade Organizacional: Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas

2.4. Quantitativo de Vagas: 1

2.5. Programa de Gestão: Sem Programa de Gestão

2.6. Jornada: 40 Horas semanais

2.7. Tipo de Movimentação: alteração de exercício

3. REQUISITOS

3.1. Ser servidor público de cargo de provimento efetivo na UFVJM;

3.2. Critérios gerais para a ocupação de cargos em comissão e de funções de confiança na administração pública federal direta, autárquica e fundacional:

3.2.1. Idoneidade moral e reputação ilibada;

3.2.2. Perfil profissional ou formação acadêmica compatível com o cargo em comissão ou com a função de confiança;

3.2.3. Não se enquadrar nas hipóteses de inelegibilidade previstas no inciso I do caput do art. 1º da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990.

3.3. Além dos critérios anteriores, o candidato deverá possuir, no mínimo, um dos seguintes critérios específicos:

3.3.1. Possuir experiência profissional de, no mínimo, dois anos em atividades correlatas às áreas de atuação do órgão ou da entidade ou em áreas relacionadas às atribuições e às competências do cargo ou da função;

3.3.2. Ter ocupado cargo em comissão ou função de confiança em qualquer Poder, inclusive na administração pública indireta, de qualquer ente federativo por, no mínimo, um ano;

3.3.3. Possuir título de especialista, mestre ou doutor em área correlata às áreas de atuação do órgão ou da entidade ou em áreas relacionadas às atribuições do cargo ou da função;

3.3.4. Ter concluído ações de desenvolvimento com carga horária mínima acumulada de cento e vinte horas ou obtido certificação profissional em áreas correlatas ao cargo ou à função para o qual tenha sido indicado.

4. CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS DESEJÁVEIS

4.1. Capacidade redacional clara e objetiva, boa produção textual para elaboração de documentos oficiais (Ofício, Despachos, Notas Técnicas e Informativas);

4.2. Comunicação oral clara e objetiva;

4.3. Senso de urgência e prioridade;

4.4. Comprometimento com prazos e resultados;

4.5. Proatividade e dinamicidade para buscar o aprendizado de novos conhecimentos e vivenciar novas situações no contexto do trabalho, estar aberto para interagir com novas tecnologias;

4.6. Trabalho em equipe;

4.7. Análise crítica;

4.8. Gestão de conflitos e bom relacionamento interpessoal;

4.9. Postura inovadora e criativa;

4.10. Ter iniciativa na resolução de problemas com base em fundamentos legais;

4.11. Prática com planilhas eletrônicas.

5. COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E COMPORTAMENTAIS DESEJÁVEIS

5.1. Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal;

5.2. Comunicação estratégica;

5.3. Coordenação e colaboração em rede;

5.4. Engajamento de pessoas e equipes;

5.5. Gestão de crises;

5.6. Gestão para resultados;

5.7. Inovação e mudança;

5.8. Mentalidade digital;

5.9. Orientação por valores éticos;

5.10. Resolução de problemas com base de dados;

5.11. Trabalho em equipe;

5.12. Visão sistêmica.

6. PROVÁVEIS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

6.1. O servidor selecionado neste certame desempenhará as seguintes atribuições, atividades e funções:

6.1.1. Gestão de equipes de trabalho;

6.1.2. Realização de atividades administrativas diversas, tais como elaboração e análise de normativos, editais, Termos de Referência; Projetos Básicos; Instruções e orientações relacionadas aos processos de trabalho de competência da DCD;

6.1.3. Elaboração de relatórios de monitoramento e controles de ações;

6.1.4. Análise e instrução de processos correlatos às atividades da DCD (concessões de licenças; afastamentos; contratação de cursos; etc.);

6.1.5. Tratamento de informações de ações de capacitação (atualização de planilhas e elaboração de relatórios pós eventos);

6.1.6. Proposição e implementação de ações relacionadas à padronização e à melhoria contínua dos processos de trabalho;

6.1.7. Planejamento de ações de desenvolvimento para execução do PDP/UFVJM vigente;

6.1.8. Análise técnica de propostas de ações de desenvolvimento de média e longa duração a serem contratadas;

6.1.9. Consolidação das necessidades de desenvolvimento propostas na elaboração e revisões do PDP e;

6.1.10. Coordenação de eventos e ações de desenvolvimento.

7. DAS INSCRIÇÕES

7.1. Período de inscrição: De 12 a 16 de setembro de 2022.

7.2. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer plenamente os termos deste Edital e certificar-se de que será capaz de comprovar todos os requisitos gerais, específicos e as qualificações técnicas exigidas. A...

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