EDITAL PROGEP Nº 157/2023

Páginas93-93
Data de publicação29 Agosto 2023
Link to Original Sourcehttp://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=29/08/2023&jornal=530&pagina=93
ÓrgãoMinistério da Educação,Universidade Federal de Uberlândia,Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
SeçãoDO3

EDITAL PROGEP Nº 157/2023

CONCURSO PÚBLICO

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL PROGEP Nº 152/2023

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria/R/UFU/nº 95, de 05/01/2017, do Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, publicada no Diário Oficial da União em 09/01/2017, seção 2, pág. 26; e tendo em vista o que estabelecem a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, bem como o Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, alterado pela Portaria Interministerial nº 316, de 9 de outubro de 2017, e o Decreto nº 8.260, de 29 de maio de 2014, e o Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019; e também o Estatuto e o Regimento Geral da UFU, a Resolução CONDIR nº 2/2021 e demais legislações pertinentes, torna públicas as especificações do concurso público para contratação de professor efetivo, conforme Edital PROGEP nº 152/2023.

1.ESPECIFICAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO

1.1.Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Humanas do Pontal.

1.2.Campus de atuação: Pontal, localizado na cidade de Ituiutaba - MG.

1.3.Descrição da vaga:

Área/subárea

Número de vagas

Qualificação Mínima Exigida

Regime de trabalho

Educação/Educação Infantil

1 (uma)

Graduação em Pedagogia, com Doutorado em Educação.

Dedicação exclusiva

1.4.Disciplinas a serem ministradas: Fundamentos da Educação Infantil, Educação Infantil e a Pedagogia da Infância, Estágio Supervisionado III( Educação Infantil), PROINTER IV(Educação Infantil), Direito à Infância e à Educação, Pedagogia de Projetos na Educação Infantil e quaisquer outras disciplinas determinadas pela Unidade, correlatas à área do concurso público.

1.5.Conteúdo programático:

1.5.1.Creches e Pré-Escolas no Brasil contemporâneo: caracterização do estado atual de atendimento à criança de zero a cinco anos.

1.5.2.Concepções de infância na história da educação brasileira.

1.5.3.Avaliação na Educação Infantil: concepção e registros de acompanhamento.

1.5.4.Os processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento infantil: contribuições da psicologia e educação.

1.5.5.O brincar e a brincadeira no processo de desenvolvimento infantil.

1.5.6.Planejamento e currículo na Educação Infantil brasileira: uma abordagem com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular.

1.5.7.Currículo e organização do trabalho pedagógico na Educação infantil.

1.5.8.Formação e identidade profissional na Educação Infantil.

1.5.9.Trabalho e profissionalização docente para a educação infantil.

1.5.10.Bases legais e funcionamento da Educação Infantil no Brasil.

1.6.Referencial bibliográfico:

1.6.1.ABRAMOWICZ, A. Educação infantil: creches: atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1999.

1.6.2.ANGOTTI, M. O trabalho docente na pré-escola. São Paulo: Pioneira, 1994.

1.6.3.ARCE, A. (Org.). Interações e brincadeiras na educação infantil. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013.

1.6.4.ARCE, A. Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 167-184, jul. 2001

1.6.5.ARCE, A.; JACOMELLI, M. R. M. (Orgs.). Educação infantil versus educação escolar?: entre a (des) escolarização e a precarização do trabalho pedagógico em sala de aula. Campinas: Autores Associados, 2012.

1.6.6.ARCE, A.; MARTINS, L. M. (Org.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas, SP: Alínea, 2009.

1.6.7.BARBOSA, I. G. Prática Pedagógica na Educação Infantil. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. (Org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG, 2010, p. 10-14.

1.6.8.BARBOSA, I. G.; ALVES, N. N. de L. Currículo da educação infantil e trabalho docente: perspectiva sócio-histórica dialética. In: SOUZA, R. C. C. R. de; MAGALHÃES, S. M. O. (Org.). Formação, profissionalização e trabalho docente: em defesa da qualidade social da educação. Campinas: Mercado das Letras, 2016, p. 202-221.

1.6.9.BARBOSA, Ivone Garcia. Alves, Nancy Nonato de Lima; MARTINS, Telma Aparecida. Organização do trabalho pedagógico na educação infantil. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. (Org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG, 2010, p. 15-20.

1.6.10.BARBOSA, M. C. S. Por amor & por força: rotinas na Educação Infantil. 2000. 283 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

1.6.11.BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 03 fev. 2020

1.6.12.BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

1.6.13.CAMPOS, M. M. A educação infantil como direito. In: Emenda constitucional 59/2009 e a educação infantil: impactos e perspectivas. São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2010.

1.6.14.CARVALHO, A. M. A.; PEDROSA, M. I.; ROSSETTI-FERREIRA, M. C. Aprendendo com a criança de zero a seis anos. São Paulo: Cortez, 2012.

1.6.15.CERISARA, A. B. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2007.

1.6.16.DUARTE, N. A individualidade para si. Edição comemorativa. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

1.6.17.DUARTE, N. O currículo em tempos de obscurantismo beligerante. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 139-145, maio/ago., 2018.

1.6.18.DUARTE, N. Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5 ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

1.6.19.ELKONIN, D. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infância. In: DAVÍDOV, V.; SHUARE, M. (org.). La psicologia evolutiva y pedagógica en la URSS (Antologia). Moscou: Editorial Progresso, p. 104-124, 1987.

1.6.20.FACCI, M. G. D. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. Cad. Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 64-81, abr., 2004.

1.6.21.FLORES, M. A. Discursos do profissionalismo docente: paradoxos e alternativas conceptuais. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 59, p. 851 a 869, out/dez. 2014.

1.6.22.FREITAS, L. C. de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1085-1114, out.-dez., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v35n129/0101-7330-es-35-129-01085.pdf. Acesso em: 27 ago. 2020.

1.6.23.FREITAS, M. C. (Org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2006.

1.6.24.KRAMER, S. (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.

1.6.25.KRAMER, S.; LEITE, M. I. Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 2007.

1.6.26.KUHLMANN JR., M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998

1.6.27.KUHLMANN JÚNIOR, M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 7. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2015.

1.6.28.LAZARETTI, L. M. Idade Pré-Escolar (3-6 anos) e a Educação Infantil: a brincadeira de papéis sociais e o ensino sistematizado. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2017, p. 129-147.

1.6.29.LEHER. R. Valorização do magistério. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/valorizacao-do-magisterio/

1.6.30.LEONTIEV, A. N. Desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

1.6.31.LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, p. 59-83. 2001.

1.6.32.LUDKE, M.; BOING, L. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1159-1180, 2004.

1.6.33.MACHADO, M. L. A. (Org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2005.

1.6.34.MARSIGLIA, A. C. G...

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