EDITAL PROGEP Nº 33/2024 - CONCURSO PÚBLICO

Páginas107-107
Data de publicação27 Fevereiro 2024
Link to Original Sourcehttp://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=27/02/2024&jornal=530&pagina=107
ÓrgãoMinistério da Educação,Universidade Federal de Uberlândia,Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
SeçãoDO3

EDITAL PROGEP Nº 33/2024 - CONCURSO PÚBLICO

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL PROGEP Nº 27/2024

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria/R/UFU/nº 95, de 05/01/2017, do Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, publicada no Diário Oficial da União em 09/01/2017, seção 2, pág. 26; e tendo em vista o que estabelecem a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, bem como o Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, alterado pela Portaria Interministerial nº 316, de 9 de outubro de 2017, e o Decreto nº 8.260, de 29 de maio de 2014, e o Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019; e também o Estatuto e o Regimento Geral da UFU, a Resolução CONDIR nº 2/2021 e demais legislações pertinentes, torna públicas as especificações do concurso público para contratação de professor efetivo, conforme Edital PROGEP nº 27/2024.

1. Especificação do concurso público

1.1. Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Agrárias.

1.2. Campus de atuação: Monte Carmelo, localizado na cidade de Monte Carmelo.

1.3. Descrição da vaga:

Área/subárea

Número de vagas

Qualificação Mínima Exigida

Regime de trabalho

Recursos Florestais e Engenharia Florestal/ Silvicultura

1 (uma)

Graduação em Engenharia Florestal, com doutorado em Ciência Florestal ou Ciências Florestais ou Engenharia Florestal ou Recursos Florestais ou Ciências Ambientais e Florestais.

Dedicação exclusiva

1.4. Conteúdo programático:

1.4.1. Prescrições de espaçamento, desrama e desbaste: implicação ecofisiológica e impacto no crescimento e na produtividade de florestas plantadas.

1.4.2. Modelos ecofiosiológicos: construção, calibração, validação, exemplos e uso para elucidação do crescimento e para o manejo de florestas plantadas.

1.4.3. Instrumentos, procedimentos de medição, processamento e interpretação de variáveis ecofisiológicas de árvores e povoamentos florestais, e utilização destas informações como auxiliares na silvicultura de florestas plantadas.

1.4.4. Ecofisiologia da produção de povoamentos florestais e mudanças climáticas.

1.4.5. Respostas de espécies florestais aos estresses hídrico e térmico e aplicação do conhecimento em ecofisiologia para a formação de plantios mais tolerantes a estes estresses.

1.4.6. Solos florestais: Conservação, ciclagem biogeoquímica, matéria orgânica e manejo para a sustentabilidade da produção.

1.4.7. Adubação e correção do solo em culturas florestais.

1.4.8. Domínios morfoclimáticos do Brasil: Características edafoclimáticas, potencial para plantios florestais e adequação de prescrições silviculturais.

1.4.9. Silvicultura de precisão e avanços tecnológicos na silvicultura de florestas plantadas.

1.5. Referencial bibliográfico:

1.5.1. Publicações:

1.5.1.1. AB'SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. . São Paulo: Ateliê Editorial. . Acesso em: 23 jan. 2024. , 2003

1.5.1.2. Barros, N. F.; Comerford, N. B., 2002. Sustentabilidade da produção de florestas plantadas na região tropical. In: Alvarez V., V. H.; Schaefer, C. E. G. R.; Barros, N. F.; Mello,

1.5.1.3. J. W. V.; Costa, L. M., 2002, ed. Tópicos em ciência do solo. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 2. p. 487-592.

1.5.1.4. BARROS, N.F., NOVAIS, R.F. (eds.). Relação solo-eucalipto. Viçosa, Editora Folha de Viçosa, 1990. 330 p.

1.5.1.5. BERTOL, I., De MARIA, I.C., SOUZA, L.S. (eds). Manejo e Conservação do Solo e da Água. 1ed. Viçosa, MG. SBCS, 2019. 1355 p.

1.5.1.6. BINKLEY, D. Forest nutrition management. New York, John Wiley & Sons, 1986, 290p.

1.5.1.7. BINKLEY, D. Forest ecology: an evidence-based approach. John Wiley & Sons, 2021.

1.5.1.8. J. J. LANDSBERG, PETER SANDS. Physiological Ecology of Forest Production Principles, Processes and Models. 1st Edition, Volume 4, 2010.

1.5.1.9. GONÇALVES, J.L.M.; BENEDETTI, V. Forest nutrition and fertilization. Piracicaba, SP: IPEF, 2004.

1.5.1.10. GONÇALVES, J.L.M.; STAPE, J.L. Conservação e cultivos de solos para plantações florestais. Piracicaba, SP: IPEF. 2002, 498p.

1.5.1.11. MOLIN, J.P.; AMARAL, L.R.;COLAÇO, A.F. Agricultura de Precisão. São Paulo, SP: Oficina de Textos, 2015. 224p.

1.5.1.12. NOVAIS, R.F.; SMYTH, T.J.; BARROS, N.F. Fósforo em solo e planta em condições tropicais. Viçosa: UFV, 1999.399 p.

1.5.1.13. PAIVA, H.N.; JACOVINE, L.A.G.; TRINDADE, C.; RIBEIRO, G.T. Cultivo de eucalipto:

1.5.1.14. implantação e manejo. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2011. 354p.

1.5.1.15. RUAS, R.A.A.; DEZORDI, L.R.; FERNANDES, H.C.; LEITE, E.S.; VIEIRA, G.R. Silvicultura de

1.5.1.16. precisão na eucaliptocultura. In: VALE, A.B.; MACHADO, C.C.; PIRES, J.M.M.; VILAR, M.B.; COSTA, C.B.; NACIF, A.P. Eucaliptocultura no Brasil: silvicultura, manejo e ambiência.

1.5.1.17. Viçosa, MG: SIF, 2014. p.263-280.

1.5.1.18. SEITZ, R. A. Manual de poda de espécies arbóreas florestais. Curitiba, PR: FUPEF, 1995. 56 p.

1.5.1.19. SILVEIRA, G.M. Preparo de solo: técnicas e implementos. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2001.

1.5.2. Periódicos (ISSN):

1.5.2.1. Canadian Journal of Forest Research

1.5.2.2. Ciência Florestal

1.5.2.3. Forest Ecology and Management

1.5.2.4 .Forest Science

1.5.2.5. Forests

1.5.2.6. Revista Acta Amazônica - INPA

1.5.2.7. Revista Ambiente e Sociedade

1.5.2.8. Revista Árvore

1.5.2.9. Revista Brasileira de Ciência do Solo

1.5.2.10. Revista Cerne

1.5.2.11. Revista Floresta

1.5.2.12. Scientia florestalis

1.5.2.13. Trees

1.5.2.14. Tree Physiology

2. Modalidades de avaliação

2.1. O concurso será composto das seguintes provas e fases:

Fase

Avaliação

Caráter

Peso

1ª Fase:

Prova escrita

Eliminatório e classificatório

1

2ª Fase:

Prova didática

Eliminatório e classificatório

1

3ª Fase:

Análise de títulos

Classificatório

1

2.2. Cronograma previsto:

Atividade

Data

Horário

Local

Prova escrita

28/04/2024

10h10

Campus Santa Mônica, na Av. João Naves de Ávila, nº 2121, no Bairro Santa Mônica, na cidade de Uberlândia/MG - CEP: 38408-100

Observação: O bloco e sala para realização da prova

serão informados na ficha do candidato a ser liberada 9 dias antes da prova

Entrega dos títulos

27/05/2024

8h00

Pelo e-mail iciag@ufu.br

Sorteio público da ordem de realização da prova didática

28/05/2024

8h00

Campus Monte Carmelo - Unidade Araras, LMG-746, Monte Carmelo - MG, Bloco 1 B MC, sala 406

Sorteio público do tema da prova didática

28/05/2024

8h00

Campus Monte Carmelo - Unidade Araras, LMG-746, Monte Carmelo - MG, Bloco 1 B MC, sala 406

Entrega do plano de aula para a prova didática

29/05/2024

A partir de 8h10

Campus Monte Carmelo - Unidade Araras, LMG-746, Monte Carmelo - MG, Bloco 1 B MC, sala 406

Prova didática

29/05/2024

0h às 23h59

Campus Monte Carmelo - Unidade Araras, LMG-746, Monte Carmelo - MG, Bloco 1 B MC, sala 406

2.2.1. Caso seja necessário realizar outro(s) sorteio(s) de temas, estes ocorrerão em intervalos de 24 horas.

2.2.2. O deverá comparecer nas datas e horários marcados para realização de cada prova do concurso público, inclusive à sessão de abertura, sorteio de ordem e ao(s) sorteio(s) de tema(s) e/ou questão(ões), sendo eliminados aqueles que não comparecerem ou se atrasarem. É vedado ao candidato fazer-se representar por procurador legalmente constituído em qualquer dessas fases, salvo na entrega de títulos.

3. Prova escrita

3.1. A prova escrita consistirá em dissertação sobre tema sorteado.

3.2. A prova deverá ser feita na língua portuguesa.

3.3. Critérios de correção da prova escrita:

Critério

Descrição (O que se espera do candidato em cada critério)

Pontuação Máxima

1

Pertinência temática e abordagem teórico conceitual

I. Consistência do referencial teórico-conceitual utilizado para elaboração do texto (10 pontos); II. Compatibilidade teórico conceitual com o tema da prova escrita (10 pontos);

III. Relevância dos argumentos para o conteúdo...

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