EDITAL PROGEP Nº 39/2023 DE CONCURSO PÚBLICO
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Data de publicação | 16 Fevereiro 2023 |
Páginas | 115-115 |
Órgão | Ministério da Educação,Universidade Federal de Uberlândia,Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas |
Seção | DO3 |
EDITAL PROGEP Nº 39/2023 DE CONCURSO PÚBLICO
EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL PROGEP Nº 33/2023
O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria/R/UFU/nº 95, de 05/01/2017, do Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, publicada no Diário Oficial da União em 09/01/2017, seção 2, pág. 26; e tendo em vista o que estabelecem a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, bem como o Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, alterado pela Portaria Interministerial nº 316, de 9 de outubro de 2017, e o Decreto nº 8.260, de 29 de maio de 2014, e o Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019; e também o Estatuto e o Regimento Geral da UFU, a Resolução CONDIR nº 2/2021 e demais legislações pertinentes, torna públicas as especificações do concurso público para contratação de professor efetivo, conforme Edital PROGEP nº 33/2023.
1.ESPECIFICAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO
1.1.Unidade acadêmica: Instituto de Geografia.
1.2.Campus de atuação: Santa Mônica, localizado na cidade de Uberlândia / MG.
1.3.Descrição da vaga:
Área/subárea |
Número de vagas |
Qualificação Mínima Exigida |
Regime de trabalho |
Geografia/Ensino de Geografia |
1 (uma) |
Graduação em Licenciatura em Geografia e Doutorado em Geografia |
Dedicação exclusiva |
1.4.Disciplinas a serem ministradas: Estágios Curriculares Supervisionados da Licenciatura em Geografia, Metodologia para o Ensino de Geografia, Projetos Interdisciplinares (PROINTER), Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC), Cartografia Escolar, orientação de trabalhos de conclusão do curso de Licenciatura, disciplinas optativas específicas da Licenciatura em Geografia e outros componentes curriculares que vierem a ser atribuídos à Área de Ensino de Geografia do IGUFU, de acordo com o interesse da Unidade Acadêmica e quaisquer outras disciplinas determinadas pela Unidade, correlatas à área do concurso público.
1.5.Conteúdo programático:
1.5.1.Desenvolvimento de projetos educacionais em Geografia: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação e na atuação docente.
1.5.2.Cartografia escolar no Brasil: história, fundamentos e crítica.
1.5.3. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação e na docência em Geografia na educação básica.
1.5.4.Múltiplas linguagens e mediação pedagógica no ensino-aprendizagem da geografia escolar.
1.5.5.Estágio Supervisionado na formação de professores em Geografia: perspectivas teóricas, concepções, possibilidades e limites.
1.5.6.Ideologia, formação e ensino de geografia no contexto das reformas neoliberais no campo educacional.
1.5.7.Dos PCN à BNCC de Geografia: concepções pedagógicas, autonomia docente e formação crítica dos sujeitos na escola.
1.5.8.Ensino de geografia para a formação do indivíduo como sujeito social: cotidiano, conhecimento e realidade socioespacial.
1.5.9.Geografia e interdisciplinaridade no currículo da educação básica.
1.5.10.Educação geográfica escolar inclusiva e emancipatória para as diversidades e desigualdades.
1.6.Referencial bibliográfico:
1.6.1.ABRANTES, Angelo Antonio. Adolescência adulterada: a (contra) reforma do ensino médio e a formação do jovem adolescente a partir da Psicologia Histórico-Cultural. In: PENITENTE Luciana A. A.; LIMA, Sueli G. de Mendonça; MILLER, Stela (Org.s). As (contra)reformas na educação hoje. Marília-SP: Oficina Universitária; São Paulo-SP: Cultura Acadêmica, 2018, p. 125-148. Disponível em:
1.6.2.AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. [Livro Eletrônico]. Disponível em: < https://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf>. Acesso em 17/11/2022.
1.6.3.ALMEIDA, R. Doin de (Org.). Cartografia escolar. 2.a ed. São Paulo: Contexto, 2011.
1.6.4.BARRETO, Raquel Goulart. Uma análise do discurso hegemônico acerca das tecnologias na educação. Perspectiva, Florianópolis-SC, v. 30, n. 1, p. 41-58, jan./abr. 2012.
1.6.5.______. A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 985-1002, out./dez. 2012.
1.6.6.CARLOS, Ana Fani A. e OLIVEIRA, Ariovaldo U. (Orgs.). Reformas no mundo da educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, 1999.
1.6.7.CONTRERAS, José. A autonomia de professores. Trad. de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.
1.6.8.COUTO, Marcos Antônio Campos. Para a crítica da Geografia que se ensina através dos Livros Didáticos. In: Ivaine Maria Tonini et al. (Org.). O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre-RS: Sulina, 2017, p. 191-220. Disponível em:
1.6.9.______. Ensino de Geografia: abordagem histórico-crítica. Tamoios, Rio de Janeiro-RJ, Ano V, n. 2, p. 2-15, 2009.
1.6.10.______. A visibilidade do invisível: Conceitos e Organização do Ensino de Geografia. Tamoios, Rio de Janeiro-RJ, v. 2, n. 2, p. 1-31, jul./dez. 2006.
1.6.11.DAMIANI, Amélia L. A geografia e a construção da cidadania. In: CARLOS, Ana Fani A. (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999, p. 50-61.
1.6.12.DUARTE, Newton. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. Cad. CEDES, Campinas, v. 19 n. 44, p. 85-106, 1998.
1.6.13.______. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 3.a ed. Rev. E Ampl.. Campinas: Autores Associados, 2001.
1.6.14.FANON, FRANZ. Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
1.6.15.FORPROEX. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus-AM: FORPROEX, maio 2012.
1.6.16.GIROTTO, Eduardo D. Dos PCNS à BNCC: o ensino de geografia sob o domínio neoliberal. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 30, p. 419-439, jan./jun. 2017. Disponível em:
1.6.17.
1.6.18.GOMES, Nilma Lino Gomes. O movimento negro educador. Saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017
1.6.19.GOMES, Sueli de Castro. Estudando os movimentos sociais: uma experiência de estudo do meio no MST. In: In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. (Orgs.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002, p. 141-148.
1.6.20. JULIASZ, Paula Cristiane Strina; SOUZA, José Gilberto de. A atividade de estudo na formação de professores de geografia: a expressividade prático-teórica. Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem, Campo...
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