EDITAL PROGEP Nº 47/2022 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
Data de publicação | 31 Março 2022 |
Páginas | 119-119 |
Órgão | Ministério da Educação,Universidade Federal de Uberlândia,Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas |
Section | DO3 |
EDITAL PROGEP Nº 47/2022 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL PROGEP Nº 41/2022
O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria/R/UFU/nº 95, de 05/01/2017, do Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, publicada no Diário Oficial da União em 09/01/2017, seção 2, pág. 26; e tendo em vista o que estabelecem a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, bem como o Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, alterado pela Portaria Interministerial nº 316, de 9 de outubro de 2017, e o Decreto nº 8.260, de 29 de maio de 2014, e o Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019; e também o Estatuto e o Regimento Geral da UFU, a Resolução CONDIR nº 2/2021 e demais legislações pertinentes, torna públicas as especificações do processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto, conforme Edital PROGEP nº 41/2022.
1. ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO
1.1. Unidade acadêmica: Escola de Educação Básica.
1.2. Campus de atuação: Educação Física, localizado na cidade de Uberlândia/ MG.
1.3. Descrição da vaga:
Área/subárea |
Número de vagas |
Qualificação Mínima Exigida |
Regime de trabalho |
Educação Especial |
1 (uma) |
Licenciatura plena em Pedagogia e/ou Graduação em Educação Especial e/ou Normal Superior |
40 (Quarenta) horas semanais |
1.4. Disciplinas a serem ministradas: Atendimento Educacional Especializado e Assessoramento à classe. Destacamos que o candidato classificado poderá ser convocado para atuar em outras áreas com regência de turma, no caso das áreas de Educação Infantil e Alfabetização, além de quaisquer outras disciplinas determinadas pela Unidade, correlatas à área do processo seletivo. e quaisquer outras disciplinas determinadas pela Unidade, correlatas à área do processo seletivo.
1.5. Conteúdo programático:
I. Concepções da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;
II. Acessibilidade curricular: Procedimentos e metodologias para o atendimento aos estudantes PAEE (público alvo da Educação Especial);
III. Acesso e permanência de estudantes PAEE: atuação com práticas inclusivas.
IV. As crianças e as infâncias na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
V. O processo de Ensino Aprendizagem da leitura e da escrita implicações metodológicas.
VI. Práticas Avaliativas escolares com estudantes de 4 a 9 anos de idade.
1.6. Referencial bibliográfico:
I. ABREU, Márcia M. de O.; ARENA, Adriana P. B. A origem da escrita e a diferença entre fala e escrita: por que ensinar esse conteúdo para crianças não alfabetizadas. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, p. 79-103, 2019.
II. ANACHE, Alexandra Ayach. RESENDE, Danielle Araújo Rosado. Revista Brasileira de Educação v. 21 n. 66 jul.-set. páginas 569- 591, 2016.
III. BEYER, Hugo Otto. Inclusão e Avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 4ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
IV. BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.
V. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n. 2, de 2 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2001.
VI. BRASIL. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. BRASÍLIA, 2006.
VII. BRASIL. Decreto Nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: MEC/SEESP, 2011.
VIII. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
IX. BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm
X. GLAT, Rosana. Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. Capítulos 1 e 2. Páginas 15 a 52. Acesso a esses capítulos no link: https://books.google.com.br/books?id=LduRS34UuWgC&printsec=frontcover&hl=ptBR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em 20/01/2018.
XI. GOMES, C. G. S.; SILVEIRA, A. D. Ensino de Habilidades Básicas para pessoas com autismo: manual para intervenção comportamental intensiva. 1 ed. Curitiba: Appris, 2016. 215 p.
XII. JESUS, et.al...
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