EDITAL PROGEP Nº 55/2022 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
Data de publicação | 31 Março 2022 |
Páginas | 127-128 |
Órgão | Ministério da Educação,Universidade Federal de Uberlândia,Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas |
Seção | DO3 |
EDITAL PROGEP Nº 55/2022 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL PROGEP Nº 48/2022
O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria/R/UFU/nº 95, de 05/01/2017, do Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, publicada no Diário Oficial da União em 09/01/2017, seção 2, pág. 26; e tendo em vista o que estabelecem a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, bem como o Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, alterado pela Portaria Interministerial nº 316, de 9 de outubro de 2017, e o Decreto nº 8.260, de 29 de maio de 2014, e o Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019; e também o Estatuto e o Regimento Geral da UFU, a Resolução CONDIR nº 2/2021 e demais legislações pertinentes, torna públicas as especificações do processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto, conforme Edital PROGEP nº48/2022.
1. ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO
1.1. Unidade acadêmica: Instituto de Artes.
1.2. Campus de atuação: Santa Mônica, localizado na cidade de Uberlândia- MG
1.3. Descrição da vaga:
Área/subárea |
Número de vagas |
Qualificação Mínima Exigida |
Regime de trabalho |
Teoria do Teatro/Encenação |
01 (uma) |
Graduação em Teatro e/ou Artes Cênicas e/ou Educação Artística, com Mestrado em Artes e/ou Artes Cênicas e/ou Artes da Cena |
40 (Quarenta) horas semanais |
1.4. Disciplinas a serem ministradas: Escritas Cênicas e Dramatúrgicas dos séc. XX e XXI; Tradições Teatrais Populares Cômicas; Recepção Cênica I e II; Teatro Brasileiro I e II, Transformações das Tradições Clássicas Teatrais, Formação e Transformação do Drama; Atuação/Personagem; Atuação/Narrativas e quaisquer outras disciplinas determinadas pela Unidade, correlatas à área do processo seletivo.
1.5. Conteúdo programático:
I. Permanências, Transformações e adaptações de elementos clássicos na composição de peças em tempos e espaços diversos;
II. A formação e transformação do Drama;
III. Concepções e elementos da criação e da análise da dramaturgia;
IV. A arte da encenação e suas relações com os elementos formadores da Cena;
V. Grupos e práticas teatrais expoentes do teatro brasileiro do século XX;
VI. Concepções de atuação teatral (dramática e épica e/ou drama e narrativas e/ou drama e narratividades);
VII. Perspectivas de abordagem da recepção teatral;
VIII. Recursos e manifestações da comicidade no Teatro Brasileiro
1.6. Referencial bibliográfico:
I. ALBERT, Verena. O riso e o risível na história do pensamento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
II. ARÉAS, Vilma. Iniciação a comédia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
III. ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO. A poética clássica. Trad. direta do grego e do latim por Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 2005.
IV. BARBA, Eugênio & SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec/ UNICAMP, 1997.
V. BENDER, Ivo. Comédia e Riso: uma poética do teatro Cômico. Porto Alegre: UFRGs/EDPUCRs, 1996.
VI. BOILEAU-DESPRÉAUX, NICOLAS. A Arte Poética. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979.
VII. BORNHEIM, Gerd A. O sentido e a máscara. São Paulo: Perspectiva, 1969.
VIII. BRECHT, Bertolt. Estudos Sobre Teatro. Trad. :Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2005.
IX. BRUSTEIN, Robert. O teatro de protesto. Rio: Zahar, 1967.
X. CANDEIAS, Maria Lucia Levy. A fragmentação da personagem. São Paulo: Perspectiva, 2012. (estudos, 297).
XI. CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos a atualidade. São Paulo: Ed. Unesp, 1997.
XII. COSTA, Iná Camargo. Sinta o drama. Petrópolis: vozes, 1997.
XIII. CHIARINI, Paolo. Bertolt Brecht. Rio: Civilização Brasileira, 1967.
XIV. DESGRANGES, Flávio. A Inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral. Rio de Janeiro: HUCITEC, 2012.
XV. DORT, Bernard. O teatro e sua realidade. São Paulo: Perspectiva, 1977.
XVI. DUVIGNAUD, Jean. A sociologia do comediante. tradução de Hesíodo Facó. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.
XVII. FARIA, João Roberto (Dir.); Guinsburg, J. História do teatro Brasileiro. São Paulo: Edições Sesc-SP e Perspectiva, 2012. 2V.
XVIII. FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2013 (estudos; 277).
XIX. GARCIA, Silvana. Teatro da Militância: a intenção do popular no engajamento político. São Paulo: Perspectiva, 1990.
XX. GASSNER, John. Mestres do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1996.
XXI. GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Tradução Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2009. Goldberg, RoseLee. A arte da perfomance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
XXII. GUINSBURG, Jacó. O Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva, 1994.
XXIII. KNEBEL, Maria. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski. São Paulo: Editora 34, 2016.
XXIV. KUSNET, Eugenio. Ator e Método. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1975.
XXV. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
XXVI. LIMA, Evelyn FurquimWerneck (Org). Espaço e teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.
XXVII. MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Global Editora, 1997.
XXVIII. MICHALSKl, Yan. O Palco Amordaçado: 15 anos de: censura teatral no Brasil. Rio de Janeiro: Avenir, 1979.
XXIX. MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo: Ed. Unesp, 2003.
XXX. MUNIZ, Rosane. Vestindo os nus: o figurino em cena. Rio de Janeiro: Editora do SENAC, 2004.
XXXI. NUÑES, Carlinda et alii. O teatro através da história. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994. 2v.
XXXII. PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção da personagem. São Paulo: Ed. Ática, 1989.
XXXIII. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003 (estudos; 196).
XXXIV. _____________. A encenação contemporânea. Origens, tendências, perspectivas. Trad. Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2010. (estudos; 279).
XXXV. PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 1996.
XXXVI. RANCIERE. Jacques. O espectador...
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