EDITAL PROGEP Nº 55/2022 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Data de publicação31 Março 2022
Páginas127-128
ÓrgãoMinistério da Educação,Universidade Federal de Uberlândia,Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
SeçãoDO3

EDITAL PROGEP Nº 55/2022 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL PROGEP Nº 48/2022

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria/R/UFU/nº 95, de 05/01/2017, do Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, publicada no Diário Oficial da União em 09/01/2017, seção 2, pág. 26; e tendo em vista o que estabelecem a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, bem como o Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, alterado pela Portaria Interministerial nº 316, de 9 de outubro de 2017, e o Decreto nº 8.260, de 29 de maio de 2014, e o Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019; e também o Estatuto e o Regimento Geral da UFU, a Resolução CONDIR nº 2/2021 e demais legislações pertinentes, torna públicas as especificações do processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto, conforme Edital PROGEP nº48/2022.

1. ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

1.1. Unidade acadêmica: Instituto de Artes.

1.2. Campus de atuação: Santa Mônica, localizado na cidade de Uberlândia- MG

1.3. Descrição da vaga:

Área/subárea

Número de vagas

Qualificação Mínima Exigida

Regime de trabalho

Teoria do Teatro/Encenação

01 (uma)

Graduação em Teatro e/ou Artes Cênicas e/ou Educação Artística, com Mestrado em Artes e/ou Artes Cênicas e/ou Artes da Cena

40 (Quarenta) horas semanais

1.4. Disciplinas a serem ministradas: Escritas Cênicas e Dramatúrgicas dos séc. XX e XXI; Tradições Teatrais Populares Cômicas; Recepção Cênica I e II; Teatro Brasileiro I e II, Transformações das Tradições Clássicas Teatrais, Formação e Transformação do Drama; Atuação/Personagem; Atuação/Narrativas e quaisquer outras disciplinas determinadas pela Unidade, correlatas à área do processo seletivo.

1.5. Conteúdo programático:

I. Permanências, Transformações e adaptações de elementos clássicos na composição de peças em tempos e espaços diversos;

II. A formação e transformação do Drama;

III. Concepções e elementos da criação e da análise da dramaturgia;

IV. A arte da encenação e suas relações com os elementos formadores da Cena;

V. Grupos e práticas teatrais expoentes do teatro brasileiro do século XX;

VI. Concepções de atuação teatral (dramática e épica e/ou drama e narrativas e/ou drama e narratividades);

VII. Perspectivas de abordagem da recepção teatral;

VIII. Recursos e manifestações da comicidade no Teatro Brasileiro

1.6. Referencial bibliográfico:

I. ALBERT, Verena. O riso e o risível na história do pensamento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

II. ARÉAS, Vilma. Iniciação a comédia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

III. ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO. A poética clássica. Trad. direta do grego e do latim por Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 2005.

IV. BARBA, Eugênio & SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec/ UNICAMP, 1997.

V. BENDER, Ivo. Comédia e Riso: uma poética do teatro Cômico. Porto Alegre: UFRGs/EDPUCRs, 1996.

VI. BOILEAU-DESPRÉAUX, NICOLAS. A Arte Poética. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979.

VII. BORNHEIM, Gerd A. O sentido e a máscara. São Paulo: Perspectiva, 1969.

VIII. BRECHT, Bertolt. Estudos Sobre Teatro. Trad. :Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2005.

IX. BRUSTEIN, Robert. O teatro de protesto. Rio: Zahar, 1967.

X. CANDEIAS, Maria Lucia Levy. A fragmentação da personagem. São Paulo: Perspectiva, 2012. (estudos, 297).

XI. CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos a atualidade. São Paulo: Ed. Unesp, 1997.

XII. COSTA, Iná Camargo. Sinta o drama. Petrópolis: vozes, 1997.

XIII. CHIARINI, Paolo. Bertolt Brecht. Rio: Civilização Brasileira, 1967.

XIV. DESGRANGES, Flávio. A Inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral. Rio de Janeiro: HUCITEC, 2012.

XV. DORT, Bernard. O teatro e sua realidade. São Paulo: Perspectiva, 1977.

XVI. DUVIGNAUD, Jean. A sociologia do comediante. tradução de Hesíodo Facó. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

XVII. FARIA, João Roberto (Dir.); Guinsburg, J. História do teatro Brasileiro. São Paulo: Edições Sesc-SP e Perspectiva, 2012. 2V.

XVIII. FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2013 (estudos; 277).

XIX. GARCIA, Silvana. Teatro da Militância: a intenção do popular no engajamento político. São Paulo: Perspectiva, 1990.

XX. GASSNER, John. Mestres do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1996.

XXI. GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Tradução Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2009. Goldberg, RoseLee. A arte da perfomance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

XXII. GUINSBURG, Jacó. O Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva, 1994.

XXIII. KNEBEL, Maria. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski. São Paulo: Editora 34, 2016.

XXIV. KUSNET, Eugenio. Ator e Método. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1975.

XXV. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

XXVI. LIMA, Evelyn FurquimWerneck (Org). Espaço e teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

XXVII. MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Global Editora, 1997.

XXVIII. MICHALSKl, Yan. O Palco Amordaçado: 15 anos de: censura teatral no Brasil. Rio de Janeiro: Avenir, 1979.

XXIX. MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo: Ed. Unesp, 2003.

XXX. MUNIZ, Rosane. Vestindo os nus: o figurino em cena. Rio de Janeiro: Editora do SENAC, 2004.

XXXI. NUÑES, Carlinda et alii. O teatro através da história. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994. 2v.

XXXII. PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção da personagem. São Paulo: Ed. Ática, 1989.

XXXIII. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003 (estudos; 196).

XXXIV. _____________. A encenação contemporânea. Origens, tendências, perspectivas. Trad. Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2010. (estudos; 279).

XXXV. PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 1996.

XXXVI. RANCIERE. Jacques. O espectador...

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