EDITAL PROGEP Nº 98/2022 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
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Data de publicação | 10 Outubro 2022 |
Páginas | 121-121 |
Órgão | Ministério da Educação,Universidade Federal de Uberlândia,Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas |
Section | DO3 |
EDITAL PROGEP Nº 98/2022 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL PROGEP Nº 95/2022
O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria/R/UFU/nº 95, de 05/01/2017, do Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, publicada no Diário Oficial da União em 09/01/2017, seção 2, pág. 26; e tendo em vista o que estabelecem a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, bem como o Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, alterado pela Portaria Interministerial nº 316, de 9 de outubro de 2017, e o Decreto nº 8.260, de 29 de maio de 2014, e o Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019; e também o Estatuto e o Regimento Geral da UFU, a Resolução CONDIR nº 2/2021 e demais legislações pertinentes, torna públicas as especificações do processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto, conforme Edital PROGEP nº 95/2022.
1. ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO
1.1. Unidade acadêmica: Escola de Educação Básica.
1.2. Campus de atuação: Educação Física, localizado na cidade de Uberlândia-MG.
1.3. Descrição da vaga:
Área/subárea |
Número de vagas |
Qualificação Mínima Exigida |
Regime de trabalho |
Educação Especial |
01 (uma) |
Licenciatura plena em Pedagogia e/ou Graduação em Educação Especial e/ou Normal Superior |
40 (Quarenta) horas semanais |
1.4. Disciplinas a serem ministradas: Atendimento Educacional Especializado e Assessoramento à classe. Destacamos que o candidato classificado poderá ser convocado para atuar em outras áreas com regência de turma, no caso das áreas de Educação Infantil e Alfabetização, além de quaisquer outras disciplinas determinadas pela Unidade, correlatas à área do processo seletivo.
1.5. Conteúdo programático:
1.5.1. Concepções da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
1.5.2. Acessibilidade curricular: Procedimentos e metodologias para o atendimento aos estudantes PAEE (público alvo da Educação Especial).
1.5.3. Acesso e permanência de estudantes PAEE: atuação com práticas inclusivas.
1.5.4. Práticas Avaliativas escolares com estudantes de 4 a 9 anos de idade.
1.6. Referencial bibliográfico:
1.6.1. BEYER, Hugo Otto. Inclusão e Avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 4ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
1.6.2. BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.
1.6.3. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n. 2, de 2 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2001.
1.6.4. BRASIL. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. BRASÍLIA, 2006.
1.6.5. BRASIL. Decreto Nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: MEC/SEESP, 2011.
1.6.6. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
1.6.7. BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm
1.6.8. GOMES, C. G. S.; SILVEIRA, A. D. Ensino de Habilidades Básicas para pessoas com autismo: manual para intervenção comportamental intensiva. 1 ed. Curitiba: Appris, 2016. 215 p.
1.6.9. JESUS, et.al. Avaliação e Educação Especial: Diálogos sobre Diagnóstico, Planejamento e Rendimento Escolar nas Salas de Recursos Multifuncionais. JESUS, Denise Meyrelles de; VICTOR, Sonia Lopes; GONÇALVES, Agda Felipe Silva. (Org) Formação, práticas pedagógicas e inclusão escolar no Observatório Estadual da Educação Especial. São Carlos: Marquezine e Manzini: ABPEE, p. 93-114, 2015
1.6.10. Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar: guia de orientação a professores [livro eletrônico]. -- São Paulo: Memnon, 2014. Disponível em: https://portal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/3155.pdf
1.6.11. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar - O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna.2006
1.6.12. BLANCO, Marília Bazan. GENNARI, Ana Paula Gonçalves Arantes, Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista...
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