EDITAL RETIFICAÇÃO I AO EDITAL Nº 1/2020PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO 2020 - PS CTNM 2020 (2ª oferta) E CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO - PS CETNM 2020
Data de publicação | 14 Fevereiro 2020 |
Data | 13 Fevereiro 2020 |
Páginas | 64-66 |
Órgão | Ministério da Educação,Universidade Federal do Pará,Pró-Reitoria de Ensino de Graduação,Departamento de Apoio ao Vestibular |
Seção | DO3 |
EDITAL RETIFICAÇÃO I AO EDITAL Nº 1/2020PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO 2020 - PS CTNM 2020 (2ª oferta) E CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO - PS CETNM 2020
A Comissão Permanente de Processos Seletivos (COPERPS) torna pública a retificação do Edital nº001/2020 - COPERPS, publicado no DOU nº 24, de 04 de fevereiro de 2020, Seção 3, pp. 56-61, conforme especificado a seguir.
Substituir os Anexos I, II, III, IV.
Belém-PA, 13 de fevereiro de 2020.
CARLOS AUGUSTO VASCONCELOS PIRES
Diretor de EMUFFPA
ANEXO I
Quadro demonstrativo -Tabela de Vagas Especialização Técnica de Nível Médio
Curso |
Vagas |
Orientação |
Prática Musical Historicamente Informada em Canto Lírico | ||
Tarde/Noite |
03 |
Milton Monte |
Performance Musical em Instrumentos de Sopro | ||
Bombardino |
02 |
Alberto Dias |
Clarinete |
04 |
Jacob Cantão |
Flauta |
03 |
Ariel Alves |
Trompa |
04 |
Sóstenes Siqueira |
Trompete |
04 |
Biraelson Corrêa |
Tuba |
02 |
Alberto Dias |
Performance Instrumental em Orquestra | ||
Viola |
02 |
Rodrigo Santana |
Violino |
02 |
Celson Gomes |
02 |
Joziely Brito |
|
02 |
Sílvia Matos |
|
03 |
Miguel Campos Neto |
|
Violoncelo |
02 |
Cristian Brandão |
Prática Pianística | ||
Manhã |
05 |
Alexandre Contente |
Tarde |
05 |
ANEXO II
Quadro demonstrativo -Tabela de Vagas Cursos Técnicos de Nível Médio (2a oferta)
Curso Técnico em Instrumento Musical - Orquestra Sinfônica (Tarde/Noite) |
|
Habilitação |
Vagas |
Trompa |
04 |
Trompete |
03 |
Tuba |
01 |
Violino |
22 |
Curso Técnico em Instrumento Musical - Música Popular (Manhã) |
|
Habilitação |
Vagas |
Bateria |
01 |
Piano/Teclado |
01 |
Trompete |
04 |
Curso Técnico em Instrumento Musical - Banda Sinfônica (Tarde/Noite) |
|
Habilitação |
Vagas |
Bombardino |
02 |
Clarinete |
08 |
Trompa |
04 |
Trompete |
03 |
Tuba |
02 |
Curso Técnico em Canto - Habilitação em Canto Coral (Noite) |
|
Vozes Masculinas |
10 |
Vozes Femininas |
05 |
Curso Técnico em Canto - Habilitação em Canto Lírico (Tarde/Noite) |
|
-Vozes Masculinas |
02 |
Curso Técnico em Instrumento Musical - Habilitação em Piano (Manhã/Tarde) |
|
Manhã |
04 |
Tarde |
04 |
Curso Técnico em Instrumento Musical - Habilitação em Violão (Tarde) |
05 |
Curso Técnico em Composição e Arranjo (Manhã) |
09 |
ANEXO III
ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Curso/Habilitação |
Conteúdo |
Critérios de Avaliação |
|
PRÁTICA MUSICAL HISTORICAMENTE INFORMADA EM CANTO LÍRICO |
- Histórico Escolar integralizado do Curso Técnico de Nível Médio, compatível com o itinerário formativo. - Uma lição do método Vaccaj dentre as seguintes (na tonalidade conveniente à voz do candidato): - L'augelletto in lacci stretto (Lição IX, parte B), Quando acende um nobil petto (Lição X, parte A), Più non si trovano (Lição X, parte B), Se povero il ruscello (Lição X), Siam navi all'onda |
- Análise do histórico escolar - Precisão rítmica (pulso, métrica, figuras) - Afinação - Saúde vocal - Dicção |
|
(Lição XII), Vorrei spiegar (Lição XIII, parte A). - Uma canção do livro "Modinhas Imperiais" (Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1980) - Uma ária de Ópera ou canção de câmera em italiano, do período Barroco - Uma ária de Ópera ou canção de câmera, no idioma original, do período Clássico ou Romântico - Uma leitura de trecho musical à primeira vista |
|||
PERFORMANCE MUSICAL EM INSTRUMENTOS DE SOPRO |
Bombardino |
- Todos as escalas maiores e menores (incluindo naturais, melódicas e harmônicas) em pelo menos duas oitavas. - Peça de livre escolha. - Leitura a primeira vista. |
- Sonoridade e afinação - Articulação e técnica - Ritmo - Expressividade e fraseado musical. |
Clarinete |
- Execução de um movimento de obra para clarinete do período clássico ou romântico moderno. - Execução de um "choro" de livre escolha. |
- Sonoridade e afinação - Articulação e técnica - Ritmo - Expressividade e fraseado musical |
|
Flauta |
- Peça de confronto - Estudo progressivo Nº 1 - Método Taffanel e Gaubert - 1º movimento de uma das sonatas ou partidas de J. S. Bach para flauta |
- Sonoridade e afinação - Articulação e técnica - Ritmo -... |
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO