Editorial

AutorDulce Amélia de Brito Neves - Mariângela Spotti Fujita
Páginasi-iv
i
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 17, n. esp.1, p. i-vi, 2012.
Prezado leitor,
Anunciamos a edição do volume 17, número especial 1 de 2012 da Encontros Bibli.
COGNIÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, buscando novas inter-relações.
Este número especial da Revista Encontros Bibli apresenta artigos sobre o tema “A
Cognição em Ciência da Informação: relação entre Psicologia Cognitiva, Cognição,
Ciência da Informação. Paradigma Cognitivo na CI”.
A Ciência da Informação tem incorporado novas abordagens que permitam o
aprimoramento do diálogo entre os sujeitos buscando proporcionar ferramentas para
uma maior interação entre as unidades de informação e a prática dos seus profissionais
em permanente interação com os usuários. Nesse sentido, o objetivo é incentivar
estudos que promovam conexões entre os sistemas de informação e sujeitos na busca da
informação. Para efetuar essa função, a ciência da informação dialoga necessariamente
com as áreas do conhecimento que visam a estudos relativos à comunicação humana de
modo geral, especificamente organização, representação e uso da informação.
A cognição humana em Ciência da Informação é especialmente importante haja vista
ser o conhecimento a base em que se alicerçam aspetos fundamentais para a
compreensão dos processos de organização, representação, gestão e uso da informação.
Compreender o processamento humano em contextos que se realizam a organização,
representação e uso da informação enriquecem e consolidam os demais estudos de
Ciência da Informação, pois o ser humano em suas relações e inter-relações é uma fonte
natural, fidedigna e preciosa de informações e conhecimentos.
Nessa perspectiva, os editores da Revista Encontros Bibli pretendem, com este número
especial, dar enfoque a produção científica que contemple a inter-relação entre
Cognição e Ciência da Informação. Além disso, busca-se também incentivar um maior
número de estudos que contemplem o conjunto de conhecimentos e seus avanços.
Na presente edição temos nove artigos que expressam as contribuições de diversos
autores apresentados por ordem alfabética de títulos. No artigo inicial Ações para
competências em informação no ciberespaço: reflexões sobre a contribuição da
Metacognição, Gustavo Henrique de Araujo Freire e Isa Maria Freire discutem a
contribuição da metacognição às ações para competências em informação no
ciberespaço. Enfatizam que a produção e o compartilhamento de informação e

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT