Editorial

AutorAdilson Luiz Pinto - Márcio Matias
CargoEditores
Páginasi-ii
i
Prezados Leitores,
É com alegria e satisfação que anunciamos a edição do volume 18, número 37 de
2013.
Neste número temos doze artigos científicos e três ensaios, em cujas palavras-
chave nos baseamos para compor a nuvem de tags da capa, tendo como foco
central a Informação e as atuações da Ciência da Informação na Arquivologia e nas
Bibliotecas (Universitária, Escolar e Digital).
As nuvens de tags marcaram o início deste século como uma forma de visualização
de termos ligados principalmente a websites e a blogs na Web 2.0. Assim como nos
mapas, onde a dimensão dos nomes das cidades pode representar o tamanho da
população relativa destas, estas nuvens combinam texto com elementos visuais e
de design, para destacar determinados componentes de conteúdos digitais. Fontes
com tamanhos relativos, contraste e cores facilitam a percepção e a categorização
de informações, pois somos seres predominantemente visuais.
Nuvens de tags, nuvens informacionais e computação em nuvem são instrumentos
e recursos que se referem ao caráter dinâmico das nuvens, que estão em diversos
locais ao mesmo tempo, em movimento; podem ser visualizadas, ou acessadas, a
partir de diversos locais; e que interagem fortemente entre si e com o meio
ambiente. As nuvens informacionais estão, então, em plena harmonia com os
estudos em Ciência da Informação e com o momento tecnológico atual.
A Ciência da Informação pode utilizar nuvens informacionais que representam
parâmetros reais do impacto de contextos e da informação na medida em que é
gerada, registrada e compartilhada, como nos estudos desta edição.
A composição deste número se dá pela:
a) Preocupação da área, com o seu entorno informacional voltado às
exigências do cotidiano de mercado de trabalho: (i) a política informacional
(Criação de uma rede virtual de comunicação da informação na perspectiva
do regime de informação); (ii) a formação do profissional da informação
(Análise do perfil dos estudantes de um curso Lato Sensu utilizando
ferramenta RapidMiner); (iii) as competências informacionais (Regime de
informação para o mapeamento das competências em informação na
educação);
b) Conformidade das suas áreas do conhecimento, epistemológica e prática,
como: (i) a Arquivologia (Correntes teóricas da Arquivologia; O ensino da
Arquivologia no brasil: fases e influências), e; (ii) a Biblioteconomia (Um
modelo estilizado da produção de serviços: aplicação empírica a uma amostra
de bibliotecas no Rio de Janeiro 2000 2007; Pesquisas sobre biblioteca
EDITORIAL
v. 18, n. 37, 2013.
p. i-ii
ISSN 1518-2924

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