Editorial
Autor | Marta Lígia Pomim Valentim |
Páginas | I-III |
i
EDITORIAL
A inteligência organizacional ou inteligência competitiva é aplicada em diferentes
contextos, e propicia diferencial que promove produtividade e qualidade, ambas
fundamentais para o mundo contemporâneo. Gerar inteligência em contextos
organizacionais não é uma tarefa fácil, caso não haja a valorização da informação e do
conhecimento, uma vez que ambos são elementos-chave para sua efetividade. Nesse
contexto, é preciso trabalhar fortemente a cultura informacional dos sujeitos
organizacionais, de modo que se sensibilizem quanto a importância da informação e do
conhecimento para gerar inteligência, ou seja , a cultura informacional é o alicerce da
inteligência organizacional ou competitiva, uma vez que sem esse trabalho inicial junto
aos sujeitos organizacionais, a implantação da inteligência organizacional ou
competitiva não obterá os resultados pretendidos. Além disso, é necessário desenvolver
várias atividades de gestão da informação e do conhecimento, sem as quais não é
possível propiciar as condições adequadas para a aplicação da inteligência
organizacional ou competitiva. Nessa perspectiva, a gestão da informação e do
conhecimento são os pilares da inteligência competitiva e, como tal, também são
essenciais para sua efetividade. Este número especial da revista Encontros Bibli
congrega alguns artigos que exploram desde os conceitos até modelos e metodologias
aplicados à inteligência organizacional ou competitiva.
O primeiro artigo Inteligência organizacional: conceitos, modelos e metodologias
apresenta as principais semelhanças e diferenças entre os conceitos inteligência
organizacional e inteligência competitiva bem como apresenta alguns modelos
utilizados no contexto empresarial destacando suas limitações.
O texto Gestão do conhecimento e inteligência competitiva: delineamento de estratégias
de competitividade e inovação para pequenas empresas evidencia a importância da
gestão do conhecimento e da inteligência competitiva para que as empresas possam
formular estratégias de ação, visando alcançar posição sustentável no mercado
competitivo em que atuam. Destaca que a gestão do conhecimento e a inteligência
competitiva quando trabalhadas de forma integrada promovem o alinhamento entre as
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