Editorial.
Autor | de Mello, Adriana Marotti |
Cargo | Editorial |
Prezados leitores e leitoras,
Todos nos, pesquisadores, temos por objetivo escrever e publicar artigos que apresentem os resultados de nossos esforcos de pesquisa. O volume de publicacao de artigos passou a ser usado nos ultimos anos como um d os principais indicadores da produtividade de pesquisadores e de suas respectivas instituicoes. Mas, como pesquisador(a), voce ja parou para pensar seriamente qual e o objetivo de se publicar um artigo cientifico? Alguns autores apontam que, em media, apenas 10 pessoas leem um dado artigo cientifico. (1)
Publicar um artigo e muito mais do que atingir uma dada metrica. E contribuir para a construcao de conhecimento, para o avanco da ciencia e da pratica em administracao. E esse passo so e possivel se os artigos forem efetivamente lidos, se atingem seu publico alvo e sejam efetivos em comunicar sua mensagem. Podemos dizer que ha um ciclo de vida em um artigo cientifico, que nao se encerra com sua publicacao - um artigo, para ser considerado bem-sucedido, deve ser lido e, mais ainda, citado por outros pesquisadores.
Por isso, as metricas atuais de desempenho de pesquisadores e revistas cientificas levam em consideracao o indice de citacao de um trabalho ao longo do tempo. E uma metrica tambem sujeita a discussao e criticas, mas que certamente representa um avanco.
Nos, da REGE, temos como preocupacao atual aumentar a visibilidade e o impacto de nossos artigos. Nossa base de dados tem acesso livre e gratuito; nos esforcamos para fazer parte dos principais indexadores globais de periodicos e usamos ferramentas como as redes sociais e a imprensa especializada (Facebook e Jornal da USP) para divulgar nossos trabalhos. Como autores, podemos melhorar a visibilidade de nossos trabalhos, divulga-los em plataformas como o Research Gate (https://www.researchgate.net/home).
Neste terceiro numero de 2017, trazemos oito artigos de cinco areas de conhecimento em administracao, com ampla diversidade de metodos e abordagens de pesquisa.
No artigo no. 1, os autores Thiago Henrique Moreira Goes, Helder Henrique Martins e Claudio Antonio Pinheiro Machado Filho discutem as diferencas entre o desempenho financeiro de empresas com caracteristicas familiares listadas em bolsa vis-a-vis as empresas nao familiares.
O segundo artigo, dos autores Luciano de Santana Medeiros e Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone, traz uma discussao sobre a lideranca em gestao em uma empresa do ramo imobiliario.
O artigo no. 3, de Israel...
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