Estado educador: uma nova pedagogia da hegemonia nas Reservas Extrativistas

AutorCláudia Conceição Cunha - Carlos Frederico B. Loureiro
CargoInstituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Páginas52-61
52
Estado educador: uma nova pedagogia da hegemonia
nas Reservas Extrativistas
Cláudia Conceição Cunha
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
(ICMBio)
Estado educador: uma nova pedagogia da hegemonia nas Reservas Extrativistas
Resumo: Este artigo analisa o papel desempenhado por um projeto de cooperação internacional (Projeto Resex) na implementação das
Reservas Extrativistas na década de 1990. Através da análise dos documentos e relatórios referentes à negociação e execução da primeira
fase do Projeto, no período de 1995-1999, demonstra-se a contraposição dos princípios contidos nos sujeitos coletivos que originaram
as Reservas Extrativistas e aqueles produzidos, transmitidos e difundidos através do Projeto Resex. Discute-se a presença do Estado,
em uma pedagogia da hegemonia, operando na desconstrução das conquistas objetivadas pelos seringueiros nas décadas de 1970-1980,
e utilizando, para isso, o Projeto Resex como um espaço pedagógico privilegiado.
Palavras-chave: Reserva Extrativista. Políticas ambientais. Amazônia. Pedagogia da hegemonia. Estado educador.
Educator State: a New Pedagogy of Hegemony in Extractive Reserves
Abstract: This article analyzes the role performed by an international cooperation project (Projeto Resex) in the implementation of
Extractive Reserves in the 1990s. Through the analysis of documents and reports referring to the negotiation and execution of the first
phase of the Project in 1995-1999, the paper demonstrates the conflicting principles held by the collective subjects that participated in
the formation of the Extractive Reserves and those produced, transmitted and promoted through the Projeto Resex. The presence of the
state is discussed, found in a pedagogy of hegemony, operating in the deconstruction of the conquests sought by the rubber tappers in
the 1970s and 1980s, and using Project Resex as a special pedagogic space.
Keywords: Extractive Reserve. Environmental Policy.Amazon. Pedagogy of hegemony. Educator State.
Recebido em 29.09.2011.Aprovado em 15.12.2011.
PESQUISA
R. Katál., Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 52-61, jan./jun. 2012
Carlos Frederico B. Loureiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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