Em foco a classificação: abordagens conceituais na Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia

AutorAna Cristina de Albuquerque
CargoUniversidade Estadual de Londrina
Páginas20-46
20
v. 20, n. 43, 2015
p. 20-46
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de bibliotecono mia e ciência da informação, v. 20, n. 43, p.
20-46, mai./ago., 2015. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518- 2924.2015v20n43p20
Em foco a classificação: abordagens conceituais na
Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia
Classification on focus: conceptual approaches in Archival, Library
and Museum studies
Ana Cristina de Albuquerque
Universidade Estadual de Londrina
albuanati@yahoo.com.br
Resumo
A classificação se caracteriza pelo processo de agrupar e dividir o conhecimento por
suas semelhanças, dispor as informações de modo que as relações de analogia se
sobressaiam, para que as ciências, o saber ou a informação possam ser apreendidos
de forma precisa. Neste artigo analisa-se a noção de classificação a partir da
abordagem nas áreas da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, partindo-se do
pressuposto de que tanto em sua perspectiva intelectual como aplicada a
classificação para os três campos remonta a organizar e estruturar as informações e
o conhecimento. Cada campo tem sua especificidade, no entanto, no que tange ao
conceito de classificação, é possível inferir trocas e diálogos necessários ao debate
conceitual que se torna relevante ao serem observados os objetivos comuns destas
áreas do conhecimento: o acesso às informações por seus usuários, a organização do
conhecimento e a sistematização e disseminação de conteúdos.
Palavras-chave: Classificação arquivística. Classificação bibliográfica. Classificação
museológica. Classificação – Conceito.
Abstract
The classification is assorted due to the process of gathering and sharing knowledge
by its similarities, display information in a way that the analogy relations excels so
that sciences, knowledge or information may be accurately learnt. This article will
analyze the idea of classification the according to the approach in the Archival
Science, Librarianship and Museology, based on the fact that as much as in its
intellectual perspective as in the physical, the classification for three fields leads to
organizing and structuring information and knowledge. Each field has its
specifications, however, concerning the concept of classification, it is possible to
infer exchanges and essencial dialogues to a conceptual debate which is relevant
when these common knowledge goals are observed: users access to information,
knowledge organization and systematization and content dissemination.
Keywords: Archival classification. Bibliographical classification. Museology
classification. Classification – Concept.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
22/02/2015
Aceito em:
28/05/2015
21
1 INTRODUÇÃO
Um conceito, de acordo com Comte-Sponville (2003), em
verbete do seu Dicionário Filosófico, é uma ideia abstrata de algo, mas que é
definida e construída com precisão, pois é o resultado de uma prática e o
elemento de uma teoria, seja esse conceito filosófico ou científico. Dessa
forma, estudar um determinado conceito torna-se tarefa interessa nte no
momento em que percebe-se que este passou por uma rica elaboração para
se firmar durante o desenvolvimento social. Um conceito é como um
instrumento em que, mentalmente, é possível definir diversas realidades,
assim, pode-se compreender algo a partir do conjunto de propriedades que
se elabora através dele. Portanto, os desenvolvimentos sociais são também
fruto da elaboração de conceitos pelas pessoas, para melhor apreender e
compreender o meio em que vivem e poder ter significados coerentes com
suas aspirações.
Tendo sua raiz etimológica no latim conceptus, do verbo concipere,
conceito significa “conter completamente” e “formar dentro de si”. É uma
ideia que mentalmente se concebe e se pode entender, ou seja, é uma
representação de uma realidade, mas abstrata e geral. De acordo com
Abbagnano (2000, p. 164) conceito é: “[...] todo processo que torne possível a
descrição, a classificação e a previsão dos objetos cognoscíveis. Assim
entendido, este termo tem significado generalíssimo e pode incluir qualquer
espécie de sinal ou procedimento semântico [...]”. Uma característica de um
conceito é que este tem uma história própria, pois ao mesmo tempo em que
pode ser expresso por muitos “nomes” e significar a mesma coisa, é um
emaranhado que se monta a partir de outros conceitos, é uma multiplicidade
porque é construído constantemente.
De acordo com Shera (1957), um conceito é uma rede de associações,
inferências, relacionamentos que se dão através do ato de categorização, pois,
para o autor, se visto pelo ângulo da teoria do pensar, é um aspecto do
processo do pensamento humano, ou seja, ao formar um conceito,
determinada pessoa não o separa das funções inerentes do pensamento, pois
essa atividade está ligada ao processo de organização da memória e outras
funções mentais que acontecem naturalmente. Assim, a memória cria
referências em que um padrão de relacionamentos é designado, fazendo com

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT