Engajamento e Satisfação nos Sites de Internet

AutorClóvis Reis - Giselle Bähr - Christian Falaster
CargoUniversidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, SC, Brasil - Universidade do Vale do Itajaí, MBA em Branding, SC, Brasil - Universidade Nove de Julho, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, SP, Brasil
Páginas106-113
106
UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v.16, n.2, p.106-113, Set. 2015.
REIS, C.; BÄHR, G.; FALASTER, C.
Clóvis Reisa; Giselle Bährb; Christian Falasterc*
Resumo
O engajamento é um fator de grande importância para as estratégias de relacionamento das marcas no meio on-line. Este artigo tem o propósito
de analisar o engajamento dos usuários de sites da internet no contexto de suas implicações para a publicidade. Desta maneira, observamos
as relações entre a satisfação atingida pelos usuários por meio do engajamento e a percepção da interação e sociabilidade fornecidas pelo site.
Para isto, realizou-se uma pesquisa com usuários da homepage de uma emissora de rádio de alta audiência, para compreender seus hábitos de
engajamento. Este trabalho contribui para a avaliação das características de engajamento dos usuários de sites da internet, a qual revela que
ambos os fatores, sociabilidade e interatividade, têm forte relação com a satisfação, sendo a sociabilidade o fator preponderante.
Palavras-chave: Mídia. Engajamento. Satisfação. Internet. Publicidade.
Abstract
Engagement is a factor of great importance to the relationship strategies of brands in the online media. This article intends to analyze
the user´s engagement on internet websites in the context of their implications for advertising. Thus, we analyzed the relationship between
satisfaction achieved by users through the engagement and the perception of interaction and sociability provided by the site. For this, we
carried out a survey with users´ home page from a radio station, to understand their engagement habits. This work contributes to the evaluation
of the engagement characteristics of internet sites users, which reveals that both interactivity and sociability factors have a strong connection
with satisfaction, being sociability the most important factor.
Keywords: Media. Engagement. Satisfaction. Internet. Advertising.
Engajamento e Satisfação nos Sites de Internet
Engagement and Satisfaction on Internet Websites
a Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, SC, Brasil
b Universidade do Vale do Itajaí, MBA em Branding, SC, Brasil
c Universidade Nove de Julho, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, SP, Brasil
*E-mail: christianfalaster@gmail.com
1 Introdução
Os avanços tecnológicos têm provocado profundas
mudanças na sociedade. Devido a estas mudanças, as
plataformas digitais fomentam uma explosão de conteúdos
e soluções instantâneas. A web passou da leitura para a
participação, de estática para dinâmica, e atualmente da
reação para o engajamento (GABRIEL, 2010). O engajamento
pressupõe a análise dos componentes cognitivos e afetivos
dos usuários dos sites na internet, visto que as marcas
interagem com diferentes tipos de clientes e buscam destacar-
se frente aos concorrentes para tornarem esta uma vantagem
competitiva. A partir desta abordagem, a compreensão se
torna mais aprofundada e completa sobre os tipos de clientes
e suas expectativas (BOWDEN, 2009).
A partir de uma perspectiva publicitária, as principais
características do engajamento contemplam conhecer as
individualidades dos consumidores, produzir delidade à
marca, conquistar a conança e promover compartilhamento de
experiências entre marca e usuários. Para Brodie et al. (2013),
as principais consequências incluem a lealdade, a satisfação,
os direitos dos consumidores, a conexão emocional e a união, a
conança e o compromisso dos consumidores com as marcas.
O engajamento sugere que os membros estão interessados em
ajudar outros membros, em participar de atividades conjuntas,
em agir por vontade que os liga à comunidade, de forma a
aumentar o valor das marcas para si e para os outros (WIRTZ,
2013). De acordo com Brodie et al. (2013), a importância da
análise do engajamento está em entender como o consumidor
se envolve em comunidades de marca especícas e quais as
consequências desse compromisso. Os consumidores mais
“comprometidos” com os veículos ou tipo de mídia podem
ser mais sensíveis à publicidade (CALDER; MALTHOUSE;
SCHAEDEL, 2009).
Neste contexto, o presente trabalho aprofunda a discussão
sobre os fatores determinantes para o engajamento. Este
artigo investiga um conjunto de experiências do engajamento
que geram satisfação com o site. Para isso, adaptou-se o
modelo de Calder, Malthouse e Schaedel (2009) para a
realidade brasileira, visto que sites buscam cada vez maior
identidade e engajamento com públicos especícos. O site da
emissora de rádio, objeto do presente estudo, foi selecionado
intencionalmente por ser referência interativa junto a seu
público. Trata-se da maior rede de emissoras de rádio
destinadas ao público jovem no sul do Brasil.

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