Estratégias de crescimento e a governança de redes horizontais de empresas: o caso da maior rede cooperativa de varejo de alimentos na Alemanha

AutorDouglas Wegner - Antonio Domingos Padula
CargoDoutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRGS. Professor Adjunto do Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. End.: Rua Adão de Moura, 581, Bairro Universitário, Santa Cruz do Sul ? RS. CEP 96815-544 - Brasil - Doutor em Administração de Empresas pela Université de ...
Páginas220-248
220 Revista de Ciências da Administração • v. 13, n. 30, p. 220-248, maio/ago 2011
Douglas Wegner • Antonio Domingos Padula
Estratégias de Crescimento e a Governança de
Redes Horizontais de Empresas: o caso da maior
rede cooperativa de varejo de alimentos na Ale-
manha
Douglas Wegner1
Antonio Domingos Padula2
Resumo
Diversas estratégias de crescimento podem ser adotadas por redes cooperativas
do varejo, mas essas estratégias trazem consigo dilemas sobre como organizar
redes com muitos participantes equais adaptações são necessárias no sistema de
governança para que o crescimento seja viável. O artigo analisa como as estratégias
de crescimento adotadas por uma rede horizontal de empresas estão relacionadas
com seu sistema de governança. Neste trabalho analisa-se o caso da centenária
rede Edeka, líder no varejo de alimentos na Alemanha, suas estratégias de
crescimentoe implicações em termos de estrutura. O estudo de caso foi baseadoem
dados secundários de diversas fontes e foca a rede – e não as empresas – como
unidade de análise. Os resultados apontam que, para crescer, a rede modificou
sua estrutura de governança e o processo de participação dos associados na
tomada de decisões, criando uma estrutura hierárquica com uma gestão
profissional. O artigo contribui para as discussões sobre governança cooperativa,
demonstrando que os sistemas de governança são transitórios e adaptam-se às
estratégias da rede. Do ponto de vista gerencial, os resultados demonstram os
efeitos das estratégias de crescimento adotados pelas redes de empresas, no que
se refere ao papel de gestores de redes e empresários na gestão da rede.
Palavras-chave: Estratégias de crescimento. Redes interorganizacionais.
Governança. Cooperação. Varejo.
DOI: 10.5007/2175-8077.2011v13n30p220
1 Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor Adjunto do Mestrado Profissional em Administração
da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. End.: Rua Adão de Moura, 581, Bairro Universitário, Santa Cruz do Sul – RS. CEP 96815-544 -
Brasil. E-mail: dwegner@unisc.br.
2 Doutor em Administração de Empresas pela Université de Sciences Sociales de Grenoble. Professor Associado do Programa de Pós-Graduação
em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. End.: Rua Washington Luiz, 855, Centro, Porto Alegre – RS. CEP 90.010-
460 – Brasil. E-mail: adpadula@ea.ufrgs.br.
Artigo recebido em: 15/09/2010. Aceito em: 20/07/2011. Membro do Corpo Editorial Científico responsável pelo processo editorial: Thomas G.
Brashear.
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
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Estratégias de Crescimento e a Governança de Redes Horizontais de Empresas: o caso da maior rede cooperativa ...
1 Introdução
A cooperação interorganizacional tem uma longa tradição em muitos
países da Europa, ao contrário do movimento relativamente recente de for-
mação de redes empresariais no Brasil. Algumas redes europeias têm uma
história de mais de um século de existência: a pressão da indústria sobre o
varejo, o surgimento de grandes redes de filiais e a existência de movimentos
cooperativos em outros setores são fatores que estimularam a formação de
arranjos interorganizacionais cooperativosno continente europeu
(OLESCH;EWIG, 2003). Entre os casos de sucesso destacam-se algumas re-
des de grande porte do varejo de alimentos como a Edeka e a Rewe, na
Alemanha,e a Eroski, na Espanha (ISHIZUKA, 2001), com expressiva parti-
cipação de mercado e competitividade em seus países. Essas redes represen-
tam interessantes casos de estudo para compreender o processo de desen-
volvimento da cooperação empresarial, as mudanças organizacionais neces-
sárias para manter as redes competitivas ao longo do tempo e as implicações
do crescimento para a cooperação.
Atualmente, o varejo de alimentos na Alemanha é dominado por pou-
cas redes – cooperativas e proprietárias. Em 2002, por exemplo, os cinco
maiores grupos respondiam por 65,6% de todo o faturamento do setor. Con-
siderando as 20 maiores do setor, o percentual chegava a 96,4% (STEINER,
2007). Em dados de 2007, a rede cooperativa Edeka já aparece como líder
do setor, com uma participação de mercado de 20,6% (TRADE
DIMENSIONS, 2008). O prognóstico é o de que em 2010 as cinco maiores
empresas respondam por um faturamento equivalente a mais de 80% do
setor. O crescimento das principais redes não se dá apenas por meioda am-
pliação das operações internas, de fusões ou deaquisições, mas também atra-
vés de alianças cooperativas internacionais que aumentam o poder de mer-
cado e ao mesmo tempo desestimulam a entrada de novos grupos estrangei-
ros no mercado alemão.
Este artigo descreve as estratégias de crescimento adotadas pela maior
rede cooperativa do varejo de alimentos na Alemanha, analisando as mu-
danças que esse crescimento gerou no modelo de organização e nos meca-
nismos de governança formal da rede. A compreensão do processo de de-
senvolvimento e as soluções encontradas pela rede na estruturação do seu
modelo de governança podem oferecer indicativos que as redes aindase en-
contram em estágios iniciais de desenvolvimento. Em paralelo, procura-se

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