Análise do perfil dos estudantes de um curso Lato Sensu utilizando ferramenta RapidMiner

AutorJuliana Leonardi - Araci Hack Catapan - Rogério Cid Bastos
CargoUniversidade Federal de Santa Catarina
Páginas19-42
19
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 18, n. 37, p.
19-42, mai./ago., 2013. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n37p19
Análise do perfil dos estudantes de um curso Lato Sensu
utilizando ferramenta RapidMiner
Analysis of the profile of students in a course Lato Sensu using
RapidMiner tool
Juliana LEONARDI
1
Araci Hack CATAPAN2
Rogério Cid BASTOS3
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo levantar o perfil dos participantes selecionad os num curso em
vel Lato Sensu na modalidade EaD realizado pela Universidade Federal de San ta Catarina
(UFSC). Foi utilizada a ferramenta RapidMiner de extração de co nhecimento. A ferramenta
também foi utilizada para observar e est ruturar os dados (usando algoritmos de classificação
baseado na t écnica de árvore ID3 numérico) com relação a formação, a experiência em EaD e a
produção acadêmica dos ca ndidatos selecionados. Com tal análise, foi proposta uma abordagem
pedagógica do curso congruente com o perfil dos selecionados , facilitando o desenvolvimento de
situações de aprendizagem e formação de professores na interação de duas grandes áreas:
gestão e docência. A organização do curso preocupa-se em preservar a unidade d o
conhecimento na formação dos participantes. Nesta perspectiva, as disciplinas se integram pelos
quatro e ixos temáticos que constituem a organização curricular. Os eixos e os temas tratados
como disciplinas propõem o cruzamento e a complementaridade durante o decorrer do curso,
contemplando o olhar prismático da interdisciplinaridade e transversalidade.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores. T ransversalidade. Extração de co nhecimento.
Educação à distância. RapidMiner.
1 Universidade Federal de Santa Catarina leonardiadm@gmail.com
2 Universidade Federal de Santa Catarina aracihack@gmail.com
3 Universidade Federal de Santa Catarina rogerio@reitoria.ufsc.br
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
ARTIGO
Recebido em:
05/02/2013
Aceito em:
18/07/2013
v. 18, n. 37, 2013.
p. 19-42
ISSN 1518-2924
20
ABSTRACT
This paper aims to raise the profile of the participants selected a course-level Lato Sensu in EaD
mode by the Unive rsity Federal de Santa Catarina (UFSC). It was used RapidMiner tool for
knowledge extract. It was also used to observe and structure the data (us ing ranking algorithms
based on the technique of numerical tree ID3) w ith respect to training, experience in EaD and
research of selected candidates. With this analysis, was proposed a pedagogical approach of th e
course congruent with of the selected profile, facilitating the d evelopment of learning situations
and teacher education in the interaction of two major areas: management and teaching. The
organization of the course is concerned with preserving the unity of knowledge in the training
of participants. In this perspective, the disciplines are integrated by four axes tha t constitute the
curriculum organiza tion. The axes and themes treated as disciplines propose the crossing and
the complementarity during to elapse of the course, contemplating th e prismatic look of
interdisciplinarity and transversality.
KEYWORDS: Teacher educa tion. Ttransversality. Knowledge extraction. Distance education.
RapidMiner.
1 INTRODUCÃO
A Educação a Distância (EaD) começou a desenvolver e ampliar a sua
abrangência em ritmo acelerado a partir de meados do século XX. O
desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs)
constituiu o fator de base viabilizando a oferta de educação em todos os níveis.
No Brasil a EaD vem crescendo significativamente nos últimos anos. Da posição
bastante restrita que ocupava no final do século XX cresceu exponencialmente
na última década, representando novas oportunidades às demandas
(BARRETTO, PINTO, MARTINS, 1999).
A partir do lançamento de programas de educação na modalidade a
distância, pelo Ministério da Educação, ampliando a oferta e democratizando
acesso a cursos de formação (Rede e-Tec Brasil) desencadeou-se num processo
inovador e abrangente, permitindo o ingresso à formação técnica a milhares de
brasileiros, que de outra forma certamente não teriam tal possibilidade. A Rede
e-Tec Brasil, como uma das ações do PRONATEC tem como meta atender
aproximadamente 600 mil estudantes até o final de 2014. Tal processo

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