Estudo das práticas de gestão do conhecimento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

AutorNilzete Melo Lima - Fabricio Ziviani - Roberts Vinicius de Melo Reis
CargoIFMA - Universidade FUMEC - IETEC
Páginas105-125
105
v. 19, n. 41, 2014.
p. 105-126
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n.41, p.
105-126, set./dez., 2014. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.20 14v19n41p105
Estudo das práticas de gestão do conhecimento no
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Maranhão
Knowledge management practices study at Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Brazil
(Federal Institution of Education, Science and Technology of
Maranhão/BR)
Nilzete Melo LIMA1
Fabricio ZIVIANI2
Roberts Vinicius de Melo REIS3
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo analisar as práticas de gestão do conheci mento
adotadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolog ia do Maranhão – IFMA,
órgão da admin istração indireta do Poder Público. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva,
utilizando-se o método quantitativo e como estratégia de pesquisa o estudo de caso. O
instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário que adotou o modelo de gestão
do conhecimento proposto por Terra (2005). Os resultados obtidos possibilitaram verificar que
as práticas de gestão do conhecimento no IFM A ainda se constituem um processo incipiente. São
práticas isoladas associadas à gestão do conhecimento; apenas começam a ser discutidas com
maior efetividad e no momento atual. O estudo aponta qu e é con dição fundamental para
implantação do processo de Gestão do Conhecimento na administração pública o
comprometimento da alta administração, o foco para uma política de desenvolvimento de
recursos humanos, maior transparência, uso e compartilhamento de tecnologia de informação e
comunicação e principalmente um ol har dirigido ao cidadão/cliente/consumidor/parceiro. Esse
comprometimento deve repercutir no sentido de unir esforços a fim de incentivar as melhores
práticas de gestão do conhecimento na administração pública.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão do Conhecimen to. Conhecimento. Dimensões do Conhecimen to.
Instituto Federal de Educação.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
1 IFMA - nilzetemlima@yahoo.com.br
2 Universidade FUMEC - fazist@hotmail.com
3 IETEC- robertsreis@terra.com.br
ARTIGO
Recebido em:
05/08/2014
Aceito em:
11/09/2014
106
ABSTRACT
The following study aims to analyze the knowledge management practice adopted by the
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Federal Institution of
Education, Science and Technology of Maranhão) - IFMA, part of the Public Authority
indirect administration. It's a descriptive research using a quantitative method and as a research
strategy, the case study. The instrument used for the data gathering was a survey that adopted
the knowledge management model proposed by Terra (2005). The obt ained results enabled
verifying that the practices of the knowledge management at IFMA still consti tutes of an
incipient process. They are isolated practices associated with the knowledge m anagement;
which are just discussed with effectiveness nowadays. The study shows that the main condition
for the Knowledge Management process implementation in the public administration is the
commitment of the top managemen t, the focus for a development of the human resources, more
transparency, use and share of the technology information and communication, and mainly,
focus for the citizen/client/consumer/partner. This commitm ent should work to unite efforts so
it could encourage the best knowledge management practices in the public administ ration.
KEYWORDS: Knowledge Manag ement. Knowledge. Knowledge Dimensions . Federal Institute of
Education.
1 INTRODUÇÃO
As organizações, por muitos anos, foram conduzidas, para operarem
segundo um modelo de gestão baseado em hierarquias rígidas. Entretanto, com
o advento de novas tec nologias de informação, do processo de globalização e de
mudanças constantes que vêm ocorrendo no mundo atual, advindas da
internacionalização da economia, tem sido exigido dessas organizações a adoção
de novos modelos de gestão.
De acor do com Figueiredo (2005), a organização deverá buscar a
integração e a criação de uma cultura participativa, na qual cada um e o todo se
interessem em colaborar para a criação de um ambiente propício à inovação e
ao aprendizado contínuo, no qual se busquem e disseminem novos
conhecimentos para sobrevivência e evolução da organização, bem como para o
crescimento profissional das pessoas envolvidas.
Assim sendo, no sentido de contribuir com a Instituição Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), órgão do Poder Executivo,
Administração Pública Indireta, vinculado ao Ministério Público, sediado em São
Luís/Ma, implantado a partir da edição da Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de
2008, aplicou-se esta pesquisa com o objetivo de analisar as práticas de gestão
do conhecimento adotadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e

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