Estudos e ações em informação e educação - 2010

AutorDanielly Oliveira Inomata - Francisco das Chagas de Souza - Gregorio Jean Varvakis Rados - Katiusa Stumpf - Ketry Gorete Farias dos Passos - Sirlene Pintro
Páginas157-174
Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 16, n. 31, p.157-174, 2011. 157
ESTUDOS E AÇÕES EM INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO 2010
STUDIES AND ACTIONS IN INFORMATION AND EDUCATION 2010
Relatório final do III Seminário Estudos e Ações em Informação e Educação.
Florianópolis, 06, 07 e 13 de dezembro de 2010.
Danielly Oliveira Inomata
Mestranda em Ciência da Informação UFSC
inomata.danielly@gmail.com
Francisco das Chagas de Souza
Professor do Departamento de Ciência da Informação - UFSC
chagas@cin.ufsc.br
Gregorio Jean Varvakis Rados
Professor do Departamento de Ciência da Informação UFSC
grego@deps.ufsc.br
Katiusa Stumpf
Mestranda em Ciência da Informação UFSC
belabruxinha.13@gmail.com
Ketry Gorete Farias dos Passos
Mestranda em Ciência da Informação UFSC
ketry2003@gmail.com
Sirlene Pintro
Mestranda em Ciência da Informação UFSC
sirlene23@gmail.com
1 INTRODUÇÃO
Este texto expõe as atividades e discussões realizadas nos dias 06, 07 e 13 de dezembro de 2010, por
ocasião da realização do III Seminário Estudos e Ações em Informação e Educação. Este evento, que
já está em sua terceira edição, foi concebido para atender a dois propósitos fundamentais: 1
socializar a produção do conhecimento desenvolvido e em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa
Informação, Tecnologia e Sociedade GRITS; 2 atrair o interesse de outros estudantes, potenciais
pesquisadores nas temáticas exploradas pelos membros do Grupo. Assim, esta comunicação visa a
traduzir o sentido que se dá ao evento, ou seja, patentear as atividades de pesquisa e atuação para a
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
DOI 2010 10.5007/1518-2924.2011v16n31p157
Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 16, n. 31, p.157-174, 2011. 158
sociedade, que são cumpridas no Grupo, sob a coordenação e/ou orientação de pesquisadores,
docentes e estudantes de Mestrado e de Graduação nele integrados.
O evento foi promovido e realizado pelo GRITS, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em
Ciência da Informação PGCIN/UFSC. Sua programação foi realizada no auditório Valpi Costa do
Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC) e teve como público alvo os estudantes de graduação e
pós-graduação em Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação, Pedagogia, além da
comunidade externa. Os trabalhos apresentados para debate trataram da produção de pesquisa
realizada e em desenvolvimento no grupo, no período de 2007 a 2010, dentro das abordagens que
compõem as suas duas linhas temáticas. Um objetivo co mplementar que se pretende atingir com este
texto é difundir o perfil e a atuação do GRITS, sua dinâmica de trabalho e os temas que desenvolveu
no período em questão. Isso poderá ser conhecido, em parte, através dos tópicos a seguir.
2 GRUPO DE PESQUISA: INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE - GRITS
O Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (GRITS) existe desde 1996, sediado no
Departamento de Ciência da Informação da UFSC. Atualmente conta com a liderança dos professores
Francisco das Chagas de Souza e Gregório Jean Varvakis Rados.
Informações sobre atividades do grupo estão disponíveis na página do Núcleo de Informação,
Pesquisas e Estudos em Educação e Educação Bibliotecária NIPEEB (http://nipeeb.blogspot.com).
Para conhecer o Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade GRITS e a produção e
orientação de pesquisas nele realizadas, pode ser acessada a homepage do Diretório de Grupos do
CNPq (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0043607JCBUJDZ).
O GRITS conta com duas linhas de pesquisa:
a) Gestão da Informação, qualidade e tecnologia com o objetivo de desenvolver investigações na
área de sistemas produtivos e suas bases informacionais, com ênfase especial na gestão da informação.
Esta linha conta com a participação de dois pesquisadores: Gleisy Regina Bóries Fachin e Gregório
Jean Varvakis Rados, além de sete estudantes: Danielly Oliveira Inomata; Jacqueline Alexandre
Martins; Katia Regina Starck; Ketry Gorete Farias dos Passos; Sirlene Pintro; Sulamita Maria Souza
Morini; Tassiane Luckemeyer Altíssimo.
b) Informação, comunicação, educação e sociedade com o objetivo de estudar os processos de
comunicação imbricados na formação de profissionais das ciências da informação, comunicação e
educação, levando em conta as características do ensino superior brasileiro e as infraestruturas e meios

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT