Ética, política e Serviço Social

AutorSérgio Lessa
CargoDoutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP/SP.
Páginas256-266












55
55
5



A tese central do artigo é que a
definição de uma sociedade emancipada,
como o objetivo estratégico da práxis dos
Assistentes Sociais, é um grande avanço
para a profissão. E, como todo avanço,
enfrenta uma reação conservadora que
não deve ser subestimada. Todavia, este
avanço não foi realizado sem problemas.
Em especial, ao assumir a forma de um
projeto ético-político, sugere uma
complementaridade entre a ética e a
política que apresenta graves problemas
e que, em última análise, é incompatível
com definição estratégica da profissão.
Argumenta-se que, no horizonte marxiano,
não há ação política que seja ética. Há,
entre estes dois complexos, um
antagonismo ontológico. A plena
vigência ética apenas é possível em uma
sociedade para além do capital e, portanto,
para além da política. Argumenta-se,
também, que esta complementaridade
entre ética e política apenas é possível na
concepção de mundo (Weltanschauung)
idealista, burguesa, com todos os
problemas daí decorrentes.
Palavras-chave: ética e política, Marx,
Lukács.



Doutor em Ciências Sociais pela
Universidade Estadual de Campinas-
UNICAMP/SP.
Professor do Dep. de Filosofia da
Universidade Federal de Alagoas-UFAL.
Membro da Editoria da Revista Crítica
Marxista.
$$
$$
$



The central thesis of this article is that
the definition of the strategic objective of
the praxis of social worker as an
emancipated society represents a great
advance for the profession. As does any
advance, it has confronted a conservative
reaction that should not be
underestimated. In addition, this advance
was not made without difficulties. In
particular, by assuming the form of an
ethical-political process, it suggested a
complementarity between ethics and
politics that has serious problems and
which, in the final analysis, is
incompatible with the strategic definition
of the profession mentioned above. The
paper argues from a Marxist perspective
that no political action is ethical. There is
an ontological antagonism between ethics
and politics. A completely ethical position
is only possible in a society that is not
based on capital and therefore, beyond is
politics. It is also argued that a
complementarity between ethics and
politics is only possible in an idealist and
bourgeois world view (Weltanschauung)
with all of the related problems.
Key words: Ethics and politics, Marx,
Lukács.




  
  
    ! " #    !" #
    !" #     !"#
    !" #

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT