A exclusão digital e sua interferência no processo de desenvolvimento em competência informacional dos usuários da biblioteca do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI/MG) do município de Matozinhos

AutorAlejandro de Campos Pinheiro
CargoServiço Nacional de Aprendizagem Industrial
Páginas157-173
157
v. 19, n. 41, 2014.
p. 157-174
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n.41, p.
157-174, set./dez., 2014. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.20 14v19n41p157
A exclusão digital e sua interferência no processo de
desenvolvimento em competência informacional dos
usuários da biblioteca do Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI/MG)
do município de Matozinhos
The digital exclusion and its interference in the development
process in information literacy of the users of the National
Service of Industrial Learning Minas Gerais (SENAI/MG)
library city of Matozinhos
Alejandro de Campos PINHEIRO1
RESUMO
O artig o discute como a exclusão digital pode prejudicar os usuários da biblioteca do Serviço
Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MG) do município de Matozinho s no seu processo
de desenvolvimento em competência informacional. Com o intuito em descobrir, identificar os
interesses e conhecer os hábitos de seus usuários, a bibliotec a do SENAI/MG de Matozinhos, em
parceria com a biblioteca do SENAI/MG de Pedro Leopoldo elaborou e aplicou um questionário
para todos os alunos de forma a ap erfeiçoar os produtos e serviços ofer ecidos. Dentre as
diversas questões aplicadas haviam algumas relacionadas sobre o conhecimento da área de
informática, as quais foram essenciais para fundamentar as relações entre exclusão digital e a
competência informacional. Por meio da análise dos res ultados identificou-se que o consulente
possui dúvidas, dificuldades e ausência de conhecimento básico suficiente para a utilização do
computador e dos softwares nele encontrados. Esses fatores inibem a sua iniciativa em
descobrir o funcionamento dessa f erramenta e o impedem de possuir autonomia suficiente para
realizar pesquisas na internet, desenvolver os trabalh os escolares e conhecer as fontes de
informação adequadas.
PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca. Competênci a Informacional. Estudo de Usuários. Exclusão
Digital. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
1 Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - alejandrocampos29@gmail.com
ARTIGO
Recebido em:
27/12/2013
Aceito em:
14/08/2014
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ABSTRACT
The article discusses how the digital exclusion can harm users of the National Industrial
Apprenticeship Service (SENAI/MG) of the city of Matozinhos library on your development
process in information literacy. In order to discover, identify interests and know the habits of its
users, the library of SENAI/MG Matozinhos, in partnership with the library of SENAI/ MG Pedro
Leopoldo developed and applied a questionnaire to all students in order to improve the
products and services off ered. Among the various issues had applied some related knowledge
about the inf ormation technology area, which were essential to establish the relationship
between the digital exclusion and information literacy. Through the analysis of the results
identified that the asker has doubts, difficulties and lack sufficient for the use of computer
software and found it basic knowledge. These factors inhibit its initiative to uncover the
workings of this tool and keep you from having enough time to conduct research on the
Internet, develop their homework and know the appropriate information sou rces autonomy.
KEYWORDS: Library. Information Literacy. Study Users. Digital E xclusion. National Industrial
Apprenticeship Service.
1 INTRODUÇÃO
As evoluções dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos são
obtidas por meio de constantes pesquisas realizadas em laboratórios, com o
objetivo em satisfazer o cliente e estimulá-lo na aquisição do produto mais atual
e moderno. Cientistas, engenheiros e pesquisadores têm desenvolvido cada vez
mais para a sociedade, produtos inovadores, sensíveis, compactos, dinâmicos
que permitem o seu transporte com comodidade, conforto e segurança. As
novas tecnologias têm proporcionado à humanidade inúmeras vantagens em
diferentes esferas, seja na medicina, engenharia, inclusive na área educacional.
Por ser um ambiente de intermediação entre o usuário e a informação, as
bibliotecas também participam deste processo de inovação, no qual o uso dos
recursos digitais perde o estigma de concorrência e passa a ser um forte aliado.
A criação de blogs, sites, páginas em redes sociais são as novas estratégias
utilizadas pelas unidades de informação muito eficie ntes para transmitir a
informação necessária, além de ser um ambiente interativo, lúdico que permite
uma maior interação e aproximação com o usuário. Não há dúvidas de que as
tecnologias de informação e comunicação tornaram parceiras das unidades de
informação para a busca, uso e recuperação da i nformação, mas vale ressaltar,
que é necessária a orientação do bibliotecário para o seu usuário, quanto ao uso
correto da tecnologia, para que seja utilizada de forma adequada em todo o seu
potencial.

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