Expectativas de carreira em acadêmicos do mestrado profissional em Administração: Estudo em uma instituição comunitária de ensino superior
Autor | Rosana Marques da Silva Rampazzo - Gabriela Keller de Moura - Iúri Novaes Luna |
Cargo | Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
Páginas | 64-79 |
Rosana Marques da Silva Rampazzo • Iúr i Novaes Luna • G abriela Keller de Moura
R C A
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
5
RESUMO
O estudo objetivou analisar expectativas de carreira dos
acadêmicos de um programa de mestrado prossional em
administração em relação à entrada e término do mestrado
e suas concepções sobre sucesso na carreira, bem como
vericar associações entre variáveis de carreira e variáveis
sociodemográficas e educacionais. Caracteriza-se como
pesquisa de método misto, exploratório-descritiva, realizada
com 62 mestrandos que responderam a um questionário. Os
dados foram tratados pela estatística descritiva e inferencial
e análise de conteúdo. Os resultados indicaram expectativas
de carreira relacionadas à prática prossional, ao alcance de
objetivos pessoais e prossionais, com destaque à carreira
docente e desenvolvimento de competências. Quanto ao
sucesso na carreira, 69,4% o associaram à dimensão subjetiva,
4,8% a fatores objetivos. De acordo com o teste qui-quadrado,
não foram observadas associações signicativas entre variáveis
de carreira e as demais variáveis investigadas. O mestrado pro-
ssional representa desenvolvimento na carreira e transição
parcial ou total à carreira acadêmica.
Palavras-Chave: Mestrado prossional, expectativa prossio-
nal, sucesso na carreira, administração.
ABSTRACT
The study aimed to analyze career expectations of academics
from a professional master’s program in administration in
relation to entering and completing the master’s degree, and
their conceptions of career success, as well as verifying asso-
ciations between career variables and socio-demographic and
educational variables. It is characterized as a mixed-method,
exploratory-descriptive research, carried out with 62 master’s
students who responded to the questionnaire. The data were
processed using the descriptive and inferential statistics and
content analysis. The results indicated career expectations
related to professional practice, the achievement of personal
and professional goals, with emphasis on the teaching career
and competence development. Regarding career success,
69.4% associated it with the subjective dimension, 4.8% with
objective factors. According to the chi-square test, no signi-
cant associations were observed between career variables
and the other investigated variables. The professional master’s
represents career development and a partial or complete
transition to an academic career.
Key-words: Professional master’s, professional expectation,
career success, administration.
Expectativas de carreira em acadêmicos do mestrado
profissional em administração: estudo em uma
instituição comunitária de ensino superior
Career expectations in academic professional master’s
in administration: study in a community college
Rosana Marques da Silva Rampazzo
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
email: marques@univali.br
Iúri Novaes Luna
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
email: iuri.luna@ufsc.br
Gabriela Keller de Moura
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
email: gabrielakellerm@hotmail.com
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e77950
Recebido: 28/10/2020
Aceito: 28/09/2021
Marcador automático dos rodapés. Editar as informações aqui. Não apagar!
Revista de Ciências da Administração • v. 23, n. 61, p. 64-79 , set.-dez. 2021
Revista de Ciências da Administração • v. 23, n. 61, p. 64-79, set.-dez. 2021 65
R C A
Expectativas de carreira em acadêmicos do mestrado prossional em administração: estudo em uma instituição comunitária de ensino superior
1 INTRODUCTION
As mudanças observadas nas últimas décadas
no mundo de trabalho ensejaram uma série de es-
tudos sobre o tema carreira, resultando em novos
modelos teóricos, com destaque aos processos de
desenvolvimento dos indivíduos no decorrer de suas
trajetórias prossionais. (BARROS, CAPPELLE e
GUERRA, 2019; SEWAYBRICKER, 2018; SILVA e
ANDRADE, 2019). Associada aos novos modelos de
carreira (BENDASSOLLI, 2009), a educação continu-
ada tornou-se uma exigência para o desenvolvimento
prossional e, nesse contexto, diversas modalidades
de formação emergiram ou se fortaleceram, tais
como os mestrados prossionais (MARQUEZAN e
SAVEGNAGO, 2020).
O Mestrado Prossional foi reconhecido pela
Portaria CAPES nº 080, de 16 de dezembro de 1998
(BRASIL, 1998), que revogou a Portaria CAPES nº
47, de 17/10/95 (BRASIL, 1995). Essa nova portaria
considerou a necessidade de prossionais pós-gradu-
ados aptos a elaborar novas técnicas e processos, com
desempenho diferenciado de egressos dos cursos de
mestrado que visem preferencialmente o aprofun-
damento de conhecimentos ou técnicas de pesquisa
cientíca, tecnológica ou artística.
Os objetivos do mestrado prossional envolvem
a capacitação prossional, o atendimento de deman-
das sociais, organizacionais, prossionais e do mer-
cado de trabalho; a transferência de conhecimentos
à sociedade com vistas ao desenvolvimento nacional,
regional ou local. Ainda, a promoção da articulação
prossional com organizações públicas e privadas,
com foco em sua ecácia e eciência; aumento da
competitividade e produtividade, conforme Art. 2º
da Portaria CAPES nº 389, de 23/03/2017.
Desde a sua regulamentação no país, a procura
pelo mestrado prossional cresceu de forma signica-
tiva, sendo que em 2008 havia 9.073 matriculados, en-
quanto em 2017 esse número aumentou para 37.568.
Quanto à titulação, em 2008 o Brasil possuía 2.654
mestres e, em 2017, 10.841 prossionais pós-gradu-
ados no mestrado prossional (GEOCAPES, 2020).
Tais dados indicam acréscimo de mais de 400% em
uma década. Especicamente em Santa Catarina,
em 2017, o número de matriculados em cursos de
mestrado prossional era de 1.264, sinalizando a
necessidade de maiores estudos com esse público.
Destarte, a entrada em um programa de mes-
trado apresenta-se como uma possível estratégia de
carreira para lidar com os desaos impostos pelo
mercado de trabalho contemporâneo. A escolha por
cursar um programa de pós-graduação stricto sensu
pode ser motivada pelo interesse em desenvolver
uma carreira acadêmica na educação superior ou em
institutos de pesquisa como docente e pesquisador
(GEREMIA, LUNA e SANDRINI, 2015). Pode,
também, se congurar como uma forma do indivíduo
atrasar a entrada no mundo do trabalho por não saber
o que fazer prossionalmente ou em decorrência do
fenômeno do alongamento da escolarização diante
do estreitamento de oportunidades profissionais
(MATTOS, 2011).
Ainda, por estarem, muitas vezes, vinculados
a processos de transição de carreira, os cursos de
mestrado prossional têm sido procurados por pros-
sionais inseridos no mundo do trabalho, como forma
de aumentar o autoconhecimento e redirecionar a
carreira prossional (MACIEL e NOGUEIRA, 2012).
Diante desse cenário, este estudo objetivou analisar
as expectativas de carreira dos acadêmicos de um
programa de mestrado prossional em administração
em relação à entrada e término do mestrado e suas
concepções sobre sucesso na carreira. Adicional-
mente, buscou vericar associações entre variáveis
sociodemográcas e educacionais e variáveis rela-
cionadas às expectativas de carreira.
Inicialmente, apresenta-se a revisão teórica
sobre estudos relacionados a programas de mestrado
prossional, com ênfase na área da administração. Na
sequência, discutem-se os conceitos de expectativa de
carreira e sucesso na carreira, assim como pesquisas
sobre tais construtos, envolvendo diferentes públicos.
Os participantes, instrumentos e procedimentos da
pesquisa são descritos no método. Em seguida, são
apresentados os principais resultados, a discussão e
as considerações nais.
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO
COPYRIGHT Universidade Federal de Santa Catarina