A fabricação dos corpos dóceis na pós-graduação brasileira: em cena o produtivismo acadêmico

AutorAnderson Luis da Paixão Café, Núbia Moura Ribeiro, Roberto Leon Ponczek
Páginas76-89
75
v. 22, n. 49, 2017.
p. 75-88
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n.49, p. 75-88,
maio/ago., 2017. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n49p75
A fabricação dos corpos dóceis na pós-graduação brasileira:
em cena o produtivismo acadêmico
The manufacturing docile bodies in the Brazilian post-graduation: scene
in the academic productivism
Anderson Luis da Paixão CAFÉ (anderson.cafe@bol.com.br)*
Núbia Moura RIBEIRO (nubiamouraribeiro@gmail.com)**
Roberto Leon PONCZEK (ponczek@gmail.com)***
* Servidor do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
** Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
*** Professora do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento UFBA.
Resumo
Trata sobre o produtivismo banal que se apossou sobre mentes e corpos na pós-graduação brasileira.
Para abordar o tema, recorreu-se às concepções teóricas de Michel Foucault que é um dos grandes
intelectuais franceses que se dedicou aos estudos relacionados ao saber, ao poder e à ética,
questionando os papéis desempenhados por diferentes instituições sociais na disciplinarização dos
corpos daqueles que eram colocados nesses lugares por meio da imposição de padrões de conduta. O
objetivo deste trabalho consiste em m ostrar como cada uma das técnicas de disciplinarização dos
corpos, trabalhadas na perspectiva foucaultiana, corrobora para o surgimento de distorções, inclusive
éticas, no processo de construção e difusão de conhecimentos científicos. Para atingir a este objetivo
desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória, associando-se às técnicas de clausura,
quadriculamento, controle do tempo, sanção normatizadora, exercício e exame às práticas acadêmico-
científicas vivenciadas pelos docentes e discentes na pós-graduação brasileira. Os resultados
revelaram, dentre outros aspectos, que ainda há um forte predomínio da avaliação punitiva em
detrimento da formativa no momento da apreciação do desempenho dos corpos nos programas de pós-
graduação. Por fim, encerra-se o artigo na esperança de contribuir para ampliar as discussões sobre o
atual movimento de fabricação dos corpos dóceis na pós-graduação brasileira, colaborando para incitar
os acadêmicos a pensarem novas rotas de fuga que tornem a pós-graduação mais criativa, inovadora e
ética, permitindo aos corpos que nela operam viver a vida como uma verdadeira obra de arte, isto é,
sem necessidade de praticarem imposturas intelectuais como forma de sobrevivência acadêmica.
Palavras-chave: Relações de Poder; Domesticação dos Corpos; Produtivismo Acadêmico; Avaliação de
Docentes
Abstract
It deals with the banal productivism that took possession of minds and bodies in the Brazilian
graduate. To address the issue, appealed to the theoretical concepts of Michel Foucault is one of t he
great French intellectuals who devoted himself to studies related to knowledge, power and ethics,
questioning the roles played by different social institutions in bodies of disciplining those who they
were placed in these places b y imposing standards of conduct. The objective of this work is to show
how each of disciplining techniques of bodies worked in Foucault's perspective, confirms to the
emergence of distortions, including ethics, in the construction and dissemination of scientific
knowledge process. To achieve this goal developed a bibliographical and exploratory research,
associating the cloistered techniques quadriculamento, time control, normalizing sanction, exercise
and take to the academic-scientific practices experienced by teachers and students in the Brazilian
graduate. The results showed, among other things, that there is still a strong predominance of punitive
evaluation at the expense of training when assessing the performance of the bodies in graduate
programs. Finally, closes the article in the hope of contributing to broaden discussions about the
current movement of manufacturing docile bodies in Brazilian graduate, he lping to encourage
academics to think new escape routes that make the most creative graduate, innovative and ethical,
allowing bodies that it operates live life as a true work of art, that is, without the need to practice
intellectual impostures as a form of academic survival.
Keywords: Power Relations; Domestication of Bodies; Academic Productivism; Teacher Evaluation
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
11/06/2016
Aceito em:
10/04/2017

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