Fatores determinantes das intenções de empreender dos acadêmicos da área de negócios: um estudo sob o enfoque da teoria do comportamento planejado

AutorRafaela Sousa, Januário José Monteiro, Daiane Antonini Bortoluzzi, Rogério João Lunkes
CargoGraduada em Ciências Contábeis (UFSC), Florianópolis/SC, Brasil / Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (UFSC), Florianópolis/SC, Brasil / Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (UFSC), Florianópolis/SC, Brasil / Pós-doutorado em Contabilidade pela Universidade de Valencia - Espanha Professor...
Páginas43-57
43
Artigo
Original
Artigo
Original
Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 19, n. 53, p. 43-57, out./dez., 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DO I: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e82652
Fatores determinantes das intenções de empreender dos
acadêmicos da área de negócios: um estudo sob o enfoque
da teoria do comportamento planejado
Determining factors of business students’ entrepreneurial intention: a study from the perspective of
the theory of planned behavior
Factores determinantes de la intención emprendedora de los estudiantes de negocios: un estudio
desde la perspectiva de la teoría del comportamiento planificado
Rafaela Sousa
Graduada em Ciências Contábeis (UFSC),
Florianópolis/SC, Brasil
Rafaela_Sousa_1998@hotmail.com
https://orcid.org/000-0001-9404-209x
Daiane Antonini Bortoluzzi*
Doutora em Administração pelo Programa de
Pós-Graduação em Administração (UFSC),
Florianópolis/SC, Brasil
daianeantonini@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-5350-4235
Januário José Monteiro
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
(UFSC), Florianópolis/SC, Brasil
januariomonteiromonteiro@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-7000-4256
Rogério João Lunkes
Pós-doutorado em Contabilidade pela
Universidade de Valencia - Espanha
Professor no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
(UFSC), Florianópolis/SC, Brasil
rogeriolunkes@hotmail.com
https://orcid.org/0000-0003-4232-5746
Endereço do contato principal para correspondência*
Rua. Roberto Sampaio Gonzaga - Trindade, CEP: 88040-900. Florianópolis/SC, Brasil
Resumo
O estudo teve por objetivo investigar as intenç ões em preendedoras dos acadêmicos da área de negócio s
de universidades federais brasileiras. Para a sua realização foi aplicado um questionário com os estudantes
dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia de Univ ersidades Federais do Brasil que
resultou em 423 respostas vá lidas. Para análise utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações
Estruturais (MEE). Os resultados mostram que a atitude e o controle comportamental p ercebido influenciam
positivamente na intenção dos acadêmicos em se tornarem empreendedores. Já a norma subjetiva não
influenciou na intenção empreendedora. A partir da subdivisão da amostra em dois grupos (fases iniciais x
fases finais), verificou-se que para acadêmicos no início do curso a n orma subjetiva influenciou
positivamente nas intenções de se tornarem empreendedores. Entretant o, para aqueles no final do c urso a
relação não foi significativa. Esses achados contribuem para uma melhor compreensão da intenção de
empreender dos acadêmicos da área de negócios, e sugere maior aprimor amento da educação
empreendedora.
Palavras-chave: Empreendedorism o; Atitude; Controle Comportamental; T eoria do Comportamento
Planejado
Abstract
The study investi gated entrepreneurial intentions of business students in Brazilian f ederal universities. A
questionnaire was applied to undergraduate students of administration, accounting, and economics resulting
in 423 valid answers, analyzed using structural equation modeling. The results show that attitude and
perceived behaviora l control positively influence students’ entrepreneurial intention, wher eas the subjective
norm did not influence entrepreneurial intention. From the subdivision of the sample into two groups (first
semesters vs. last semesters), it was found that the subjective norm positively influenced entrepreneurial
intention for students in the first semesters of the undergraduate program, while this relationshi p is not
significant for students in the last s emesters. These findings contribute to a deeper understanding of
business students’ entrepreneurial intention, and suggest im provement to entrepreneurial education.
Keywords: Entrepreneurship; Attitude; Behavioral Control; T heory of Planned Behavior

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT