A FEMINILIZAÇÃO DA FILANTROPIA

AutorAna Paula Vosne Martins
Páginas13-28
GÊNERO | Niterói | v.15 | n.2 | p. 13 - 28 | 1.sem.2015 13
A FEMINILIZAÇÃO DA FILANTROPIA
Ana Paula Vosne Martins
Universidade Federal do Paraná
E-mail: ana_martins@uol.com.br
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar o processo histórico no qual as
práticas de caridade e de filantropia passaram a ser definidoras da feminilida-
de nos séculos XIX e XX. Partimos de uma discussão sobre a questão social
conforme ela se caracterizou no contexto do sistema de fábrica na Europa,
sublinhando a política dos sentimentos no gerenciamento social, para então
analisar a participação das mulheres das elites naquele contexto por meio das
associações de caridade e do trabalho filantrópico. O artigo problematiza os
efeitos políticos e culturais do gênero na questão social, bem como seus múl-
tiplos significados para as mulheres, abrangendo o conformismo e a manu-
tenção do status social até possibilidades de autoconsciência e agência social.
Palavras-Chave: Gênero; Mulheres; Filantropia; Agência.
Abstract: The aim of this paper is to discuss how charity and philanthropy be-
came part of women agency in the 19th and 20th centuries. Two interrelated
topics will be in focus: first I shall discuss how social issues were part of Eu-
ropean industrial system and how sensibilities were managed in this context.
Then I shall focus on how upperclass women agency were developed linked to
charity and philanthropy. Finally, the paper will discuss the political and cul-
tural eects on class and gender and also their dierent meanings to women,
regarding the privileges and status quo or even mindfulness and the possibility
of political agency.
Keywords: Gender; Women; Philanthropy; Agency.

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