Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física

AutorKatemari Rosa, Maria Ruthe Gomes da Silva
Páginas83-104
GÊNERO | Niterói | v.16 | n.1 | p. 83 - 104 | 2.sem. 2015 83
FEMINISMOS E ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE IMAGENS DE
LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA
Katemari Rosa
Universidade Federal de Campina Grande
E-mail: katemari@gmail.com
Maria Ruthe Gomes da Silva
Universidade Federal de Campina Grande
E-mail: ruthe1010@gmail.com
Resumo: O artigopretende oferecer uma introdução aos estudos feministas para o
público da educação científica por intermédio de uma discussão sobre a história dos
movimentos e teorias feministas. Mostra como esses movimentos e teorias influen-
ciaram a educação de maneira geral e, em particular, a ciência e o ensino de ciências.
O texto propõe ainda uma análise de imagens em livros didáticos de Física. Os re-
sultados mostram que os livros didáticos de Física selecionados trazem imagens que
reforçam estereótipos de gênero, apresentando mulheres em ambiente doméstico e
homens em situações de protagonismo no fazer científico.
Palavras-chave: feminismo; ensino de ciências; livro didático
Abstract: This paper provides an introduction to feminist studies for science educators
through a discussion of the history of feminist movements and theories. It shows how
these movements and theories influenced education in general, science and science
education. Based on this theoretical discussion, it is proposed an analysis of images/
illustrations of Physics textbooks. Findings show that selected Physics textbooks
bring images that reinforce gender stereotypes, portraying women in domestic
environments and men in situations in the scientific work.
Keywords: feminism; science education; physics textbooks

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT