O filme 33 e as confissões contemporâneas
Autor | Marlen Batista De Martino |
Cargo | Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. |
Páginas | 319-328 |
319
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.11, n.98, p. 319-328, jan/jun. 2010
O filme “33” e as confissões contemporâneas
The movie “33” and the contemporary confessions
Marlen Batista De Martino1
RESUMO
Abordaremos neste ensaio a emergência de confissões na cena artística
contemporânea, através da análise do filme documentário 33 do cineasta brasileiro
Kiko Goifman e da obra da artista inglesa Tracey Emin. Testemunhamos a profusão
de relatos em primeira p essoa no momento em que a vida e todo o peso da
intimidade apresentam-se como temas essências a serem pensados. A existência
passa a s er entendida como obra de arte em um pensamento que equivale vida e
arte, indivíduo e artista. Na tentativa de estabelecer relações entre a psicanálise e o
universo biográfico dos artistas problematizaremos os processos de subjetivação do
eu quando a invenção biográfica confere novas possibilidades à arte.
Palavras-chaves: Autobiografia. Confissão. Arte Contemporânea. Psicanálise.
ABSTRACT
This assay analyzes the emergency of the confessions in the contemporary artistic
scene. We analyse the documentary film “33” of the Brazilian movie maker Kiko
Goifman and the work of the English artist Tracey Emin. W e undertake the attempt
to establish relations between the psychoanalysis, the biographical universe of the
artists where the life and all the weight of the privacy, figure as the main subject. The
existence passes to be understood as work of art, in a thought that associates life
and art, individual and artist. We intend problematize the process of the subjetivation
of the "self" where the biographical invention confers new possibilities to the art.
Key-words: Autobiography. Confession. Contemporary Art. Psicanalysis.
1 Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do grupo de
pesquisa Arte e Psicanálise. Professora de História e Teoria de Arte d a Universidade do Estado de
Santa Catarina. demartino.marlen@gmail.com
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO