Francis Bacon: teoria, método e contribuições para a educação

AutorRoberto Carlos Simões Galvão
CargoMestre em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), bacharel em Direito pela Universidade Norte do Paraná, professor de Filosofia
Páginas32-41
32
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.4, p. 32- 41, jul./dez. 2007.
FRANCIS BACON: TEORIA, MÉTODO E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO.
FRANCIS BACON: THEORY, METHOD AND CONTRIBUTIONS TO THE EDUCATION.
FRANCIS BACON: TEORÍA, MÉTODO Y CONTRIBUCIONES PARA LA EDUCACIÓN.
Roberto Carlos Simões Galvão
i
Resumo
No presente artigo, propomos uma breve análise do pensamento de Francis Bacon (1561-
1626) e suas contribuições para a educação. Com Bacon o antigo caráter religioso ou
metafísico do conhecimento foi substituído pela objetividade da ciência experimental, algo
até então desconhecido. A ciência passou a representar um meio em busca de um fim,
qual seja, o domínio do homem sobre a natureza. O desejo de Bacon de promover uma
reorganização do domínio do conhecimento humano, baseando-se não no antigo
conhecimento escolástico, mas no novo conhecimento científico foi partilhado por
educadores, filósofos e estadistas de seu tempo. À educação escolar caberia assegurar a
disseminação deste novo conhecimento que, devidamente unificado, estaria ao alcance
de todas as crianças.
Palavras-chave: Filosofia da educação, método indutivo, ciência.
Abstract
In the present article, we propose a brief analysis of Francis Bacon’s thought (1561-1626)
and his contributions to the Education. With Bacon, the old religious or metaphysical
character of knowledge was substituted by the objectivity of the experimental science,
something unknown until then. The science started to represent a means in search of an
end, i.e., man’s control over nature. The desire of Bacon to promote a reorganization of
the power of the human knowledge, not based on the old scholastic knowledge, but in the
new scientific knowledge, was shared by educators, philosophers and statesmen of his
time. The role of the school would be to assure the dissemination of this new knowledge
which, properly unified, would be within reach of all the children.
Key Words: Philosophy of the education, inductive method, science.
Resumen
En el presente artículo nosotros proponemos un breve análisis del pensamiento de
Francis Bacon (1561-1626) y sus contribuciones para la educación. Con Bacon el antiguo
carácter religioso o metafísico del conocimiento fue sustituido por la objetividad de la
ciencia experimental, algo hasta entonces desconocido. La ciencia empezó a representar
iMestre em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduado em
Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), bacharel em Direito pela Universidade Norte do
Paraná, professor de Filosofia. E-mail: rcsgalvao@bol.com.br

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT