Gestão sistêmica de bibliotecas universitárias e o repertório científico sobre indicadores de gestão na ciência da informação

AutorDayane Dornelles, Jorge Moíses Kroll do Prado
CargoMestrado em andamento Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação, Florianópolis, Brasil / Doutor em Ciência da Informação Professor no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Brasil
Páginas328-348
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 27, p. 01-21, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https: //doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e85906
Artigo
Original
GESTÃO SISTÊMICA DE BIBLIOTECAS
UNIVERSITÁRIAS E O REPERTÓRIO CIENTÍFICO SOBRE
INDICADORES DE GESTÃO NA CIÊNCIA DA
INFORMAÇÃO
Systemic management of university libraries and the scientific repertoire about management indicators
in information science
Dayane Dornelles
Mestrado em andamento
Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de
Biblioteconomia e Gestão da Informação, Florianópolis, Brasil
dayane.dornelles@udesc.br
https://orcid.org/0000-0002-4171-6502
Jorge Moíses Kroll do Prado
Doutor em Ciência da Informação
Professor no Programa de Pós-Graduação em Gestão da
Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina
(UDESC), Florianópolis, Brasil
jorge.exlibris@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-7287-81332
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Trazer o panorama da literatura científica internacional na Ciência da Informação sobre indicadores de gestão
em bibliotecas universitárias com vistas à gestão sistêmica. Método: Utilizou-se da pesquisa bibliográfica, exploratória e
descritiva. Foram adotados procedimentos para a seleção de literatura a ser analisada: definição do escopo da pesquisa,
critérios d e inclusão e exclusão, definição das estratégias de buscas conforme cad a base de dados, e xportação dos
metadados para compor o banco de resultados, filtragem dos resultados quanto ao alinhamento do título, palavras-chave,
resumo, disponibilidade, texto integral e exclusão dos duplicados . Resultado: O banco de resultados foi formado por 70
publicações (artigos, trabalhos de eventos, dissertações e teses), sendo o foco da pesquisa a análise bibliográfica. Foram
analisadas 1939 referências com o auxílio da ferramenta de planilhas do Google. O periódico com maior relevância foi o
Performance Measurement and Metrics c om 14,28%. Há um crescimento mais constante nas publicações sobre a
temática a partir de 2013. A fonte de informação mais representativa é o periódico com 70% da amostra, sendo o inglês
o idioma mais presente. O principal subtema observado foi o indicador de desenvolvimento, seguido da ISO 11620 e de
indicadores de qualidade. Os autores que mais publicaram foram a Organização Internacional para Padronização (ISO),
Town, S., Poll, R. e Lancaster, F. W. Conclusões: A literatura demonstrou um elenco de indicadores dedicados à gestão
da qualidade e avaliação de desempenho do que propriamente à gestão sistêmica da biblioteca universitária, o que
demonstra a necessidade de evoluir com esta temática em específico.
PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca universitária. Indicadores de gestão. Gestão sistêmica. Produtividade científica.
ABSTRACT
Objective: Presents an overview of the international scientific literature in Information Science about management
indicators in University libraries with a view to systemic management. Methods: The authors used the bibliographic,
exploratory and descriptive research. Procedures were adopted for the selection of literature to be analyzed: definition of
the research scope, inclusion and exclusion criteria, definition of search strategies according to each database, export of
metadata to compose the results database, filtering of results regarding the title alignment, keywords, abstract, availability,
full text and exclusion of duplicates. Results: The results database consisted of 70 publications (articles, event papers,
dissertations and thesis), with the focus of the research being the bibliographic analysis. The Google sheets were used to
analyse 1,939 references. The most relevant journal was Performance Measurement and Metrics with 14,28%. There is a
more constant growth in publications on the subject from 2013 onwards. The most representative information source is the
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaç ão, Florianópolis, v. 27, p. 01-21, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e85906
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journal with 70% of the sample, with English being the most present language. The main sub -theme observed was the
development indicators, followed by the ISO 11620 and quality indicators. The most published authors were the
International Organization for Standardization (ISO), Town, S., Poll, R. e Lancaster, F. W. Conclusions: The literature
has shown a list of indicators dedicated to quality management and performance evaluation rather than to s ystemic
management of University libraries, which demonstrates the need to evolve with this specific theme.
KEYWORDS: University library. Management indicators. Systemic management. Scientific productivity.
INTRODUÇÃO
Pela perspectiva do planejamento estratégico são adotadas ferramentas, técnicas e
métodos que auxiliem qualquer organização (privada, pública ou mista) a alcançar seus
objetivos. É uma tarefa delicada, visto que dependendo da dimensão e complexidade de
um objetivo, diferentes atores, contextos e recursos são movimentados e engajados em
prol do que se almeja. Somado a isso entra em questão o uso eficiente da estrutura que
uma organização tem à sua disposição, que se materializa em recursos humanos (equipe
de colaboradores, público real e potencial), financeiros (investimento externo, orçamento
próprio, custos, despesas), tecnológicos (hardware e software) e até mesmo intelectuais
(produção técnica, científica e cultural bem como o capital intelectual de cada um).
Para uma utilização mais responsável dos recursos, os gestores precisam de
informações confiáveis e disponíveis para uma tomada de decisão mais assertiva e não
necessariamente sua quantidade. Para tal, é necessário saber como gerar, adquirir,
organizar, armazenar, processar, recuperar e disseminar toda a produção informacional
conforme as necessidades dos gestores, zelando por sua segurança, privacidade,
confiabilidade e precisão (FREUND et al., 2019). Esse processo está diretamente ligado
com a escolha de quais ferramentas, métodos ou técnicas serão adotadas para o manejo
dessas informações.
Nas organizações do setor público, em especial as instituições de ensino superior,
há um movimento em direção a maior responsabilidade com os recursos, diante disso a
avaliação da gestão é fundamental para determinar se estão trabalhando efetiva e
eficientemente (COTTA-SCHONBERG; LINE, 1994). Como destaca Kyrillidou (2001, p.1,
tradução nossa) “[...] há uma grande necessidade de demonstrar até que ponto as
instituições estão atingindo suas metas e objetivos, e se essas metas e objetivos estão
alinhados com as necessidades da sociedade”.
As bibliotecas universitárias inseridas no contexto das instituições de ensino superior
também devem ser avaliadas. Pimenta (2016, p. 25) afirma que “para avaliar a qualidade
em unidades de informação, usam-se indicadores de desempenho, que têm se tornado

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