Gyorgy Lukács e Agnes Heller: uma relação discipular?

AutorLiana Amaro Augusto de Carvalho
CargoDoutorado em Serviço Social pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN)
Páginas149-157
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2023.e89962
ESPAÇO TEMA LIVRE
149
R. Katál., Florianópolis, v.26, n. 1, p. 149-157, jan./abr. 2023 ISSN 1982-0259
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-
Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins
comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.
Gyorgy Lukács e Agnes Heller: uma relação
discipular?
Liana Amaro Augusto de Carvalho1
https://orcid.org/0000-0003-2697-5466
1
Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Campina
Grande, PB, Brasil.
Gyorgy Lukács e Agnes Heller: uma relação discipular?
Resumo: Este artigo discute a relação entre Gyorgy Lukács e Agnes Heller. Apresenta-se como resultado de pesquisa
desenvolvida em torno da filosofia da Agnes Heller, através da metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa, de
procedimentos bibliográficos com fontes primárias e de análise imanente deste material, interpretado à luz da perspectiva
crítico-dialética marxiana. Frequentemente, a relação entre Lukács e Heller é reduzida a uma mera relação discipular, de modo
que esta seria uma seguidora daquele por ter sido uma contribuição sempre presente nos estudos desenvolvidos por Lukács e pela
Escola de Budapeste. No entanto, demonstra-se que as escolhas teórico-filosóficas e o entendimento acerca dos acontecimentos
históricos e políticos que sucederam na formação social húngara suscitaram interpretações e posicionamentos díspares entre
ambos, inaugurando desacordos importantes, evidenciando, portanto, a impossibilidade de referir a uma relação discipular.
Palavras-chave: Gyorgy Lukács; Agnes Heller; Escola de Budapeste.
Gyorgy Lukács and Agnes Heller: a disciplic relationship?
Abstract: The article discusses the relationship between Gyorgy Lukács and Agnes Heller. It is presented as a result of
research developed around Agnes Heller’s philosophy, through qualitative research methodology, bibliographic procedures
with primary sources and immanent analysis of this material, interpreted in the light of the Marxian dialectical critical
perspective. Often, the relationship between Lukács and Heller is reduced to a mere disciplic relationship, so that the latter
would be a follower of the former for having been an ever-present contribution in the studies developed by Lukács and the
Budapest School. However, it is shown that the theoretical-philosophical choices and the understanding of the historical and
political events that took place in the Hungarian social formation gave rise to different interpretations and positions between
them, inaugurating important disagreements, evidencing, therefore, the impossibility of referring to a relationship disciple.
Keywords: Gyorgy Lukács; Agnes Heller; Budapest School.
Recebido em 01.07.2022. Aprovado em 10.10.2022. Revisado em 02.12.2022.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT