O impacto da Quarta Revolução Industrial na estruturação da cultura política entre os jovens do Brasil

AutorMarcello Baquero - Ana Julia B. Bernardi - Felipe B. Zorzi
Páginas11-38
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7984.2021.84415
1111– 38
Direito autoral e licença de uso: Este artigo está licenciado sob uma Licença Creative
Commons. Com essa licença você pode compartilhar, adaptar, para qualquer fim, desde que
atribua a autoria da obra, forneça um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações.
O impacto da Quarta Revolução
Industrial na estruturação da cultura
política entre os jovens do Brasil
Marcello Baquero
Ana Julia B. Bernardi
Felipe B. Zorzi
Resumo
O século XXI trouxe a institucionalização de sociedades democráticas como um direito no plano
formal, negligenciando-se os aspectos sociais mais prementes para a maioria da população. Nesse
sentido, pode-se constatar uma assimetria entre procedimentos formais da democracia represen-
tativa que aparentemente funcionam e uma situação social que se mantém substancialmente
estagnada. Tal é o caso do Brasil onde ainda não se constituíram as bases econômicas e pedagó-
gicas de uma cultura política assertiva que viabilizariam uma democracia socialmente integrada.
Num mundo que entra na Quarta Revolução Industrial (QRI), surge uma questão: qual o tipo de
cultura política emergente e qual o papel da educação para gerar uma mentalidade democrática
permanente? Embasados em dados comparativos de pesquisa survey com jovens de diferentes
tipos de escola de Porto Alegre/RS, buscamos observar a interação entre atitudes de cultura política
e o uso dos espaços do mundo digital. Argumentamos que, quando os avanços tecnológicos não
são acompanhados por uma mudança de qualidade na educação pública, o resultado não pode ser
outro senão uma turbulência democrática derivada da manutenção de uma cultura política híbrida.
Se o Estado não age, os jovens desprivilegiados cam presos à situação de sua trajetória histórica.
No contexto brasileiro da QRI, a desigualdade penetra o mundo digital.
Palavras-Chave: Cultura política. Democracia. Educação. Tecnologia. Internet.
1. Introdução
As adversidades as quais o Brasil atravessa no seu processo de constru-
ção democrática, nas últimas duas décadas, têm produzido um conjunto
O impacto da Quarta Revolução Industrial na estruturação da cultura política entre os jovens do Brasil | Marcello Baquero, Ana
Julia B. Bernardi, Felipe B. Zorzi
12 11 – 38
de diagnósticos a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.
Um aspecto comum a esses estudos se refere à diculdade de fortalecer a
democracia num contexto de crescente desigualdade econômica, aumento
da pobreza, concentração de renda em uma minoria e um mal-estar ge-
neralizado da população em relação à política. Está claro que os paradig-
mas tradicionais não são sucientes para explicar a “crise da democracia
no país”. Torna-se importante, portanto, em nossa opinião, com base na
institucionalização de novos contextos, avaliar porque as diculdades do
fortalecimento democrático permanecerão no futuro. Tais contextos, nes-
te artigo, se referem especicamente a: [1] o papel da Quarta Revolução
Industrial (QRI) e da sociedade de conhecimento no avanço ou na estag-
nação democrática, [2] a necessidade de pensar na construção de uma nova
cultura política, e [3] a intervenção crucial da qualidade da educação para
enfrentar esses desaos.
O objetivo geral deste artigo é o de examinar como os aspectos rela-
cionados à Quarta Revolução Industrial se articulam com o tipo de cultura
política e com a qualidade de educação e qual é o tipo de democracia que
se vislumbra no futuro do Brasil. A nossa hipótese é de que as más utili-
zações das tecnologias geradas por esta revolução contribuem para manter
uma cultura política híbrida e uma população pouco preparada, do pon-
to de vista da educação formal, para agir como cidadãos transformado-
res de uma democracia representativa para uma democracia deliberativa e
participativa.
O artigo está estruturado em três partes. Na primeira parte, discuti-
mos as características da quarta revolução industrial. Na segunda parte,
examinamos o processo de construção da democracia no Brasil e as carate-
rísticas da cultura política no regime democrático. Na terceira parte, ana-
lisamos o papel da desigualdade de educação na geração de cidadãos mais
participativos. A população com a qual trabalhamos é composta por jovens
de ensino médio entrevistados via amostragem probabilística na pesquisa
“Democracia, Mídia e Capital Social: um estudo de socialização políti-
ca no Sul do Brasil”, realizada pelo Núcleo de Pesquisa sobre a América
Latina (NUPESAL), conduzida com 876 jovens entre 13 e 24 anos na
cidade de Porto Alegre/RS em 2019.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT