Indígenas, catequese e civilização no município da Vila do Prado, Bahia (1844-1888)

AutorEdilmar Cardoso Ribeiro
CargoPontificia Universidad Católica de Chile, Facultad de Teología, Santiago, Chile.
Páginas81-101
Esboços, Florianópolis, v. 30, n. 53, p.81-101, jan./abr., 2023.
ISSN 2175-7976 DOI http://doi.org/10.5007/2175-7976.2023.e90297
artigo
original
INDÍGENAS, CATEQUESE E CIVILIZAÇÃO
NO MUNICÍPIO DA VILA DO PRADO,
BAHIA (1844-1888)
Indians, Catechesis and Civilization in the Municipality of Vila do Prado,
Bahia (1844-1888)
Edilmar Cardoso Ribeiroa
https://orcid.org/0000-0002-7622-8891
E-mail: edilmar.cardoso@uc.cl
a Pontificia Universidad Católica de Chile, Facultad de Teología,
Santiago, Chile.
DOSSIÊ/DOSSIER/ISSUE
GLOBALIZAÇÃO E CATOLICISMO NA ÉPOCA MODERNA/GLOBALIZACIÓN Y CATOLICISMO EN
LA ÉPOCA MODERNA/GLOBALIZATION AND CATHOLICISM IN THE EARLY MODERN PERIOD
Esboços, Florianópolis, v. 30, n. 53, p.81-101, jan./abr., 2023.
ISSN 2175-7976 DOI http://doi.org/10.5007/2175-7976.2023.e90297
Edilmar Cardoso Ribeiro
____________________________________________________________________________________________________________
82/172
RESUMO
O presente artigo busca analisar a atividade de catequese e civilização dos “índios bravos”
(Pataxós, Botocudos e Maxakalis) no município da vila do Prado, no sul da Bahia, entre 1844 e
1888. A partir de uma abordagem histórico-descritiva, baseada em fontes primarias documentos
manuscritos e documentos editados , evidenciou-se que: as iniciativas de catequese e civilização
foram motivadas pela narrativa dos ataques dos “índios selvagens” realizadas pelas as autoridades
e fazendeiros da vila do Prado; o interesse dos promotores da catequese e civilização e dos
fazendeiros era controlar os grupos indígenas recalcitrantes ao processo de penetração e ocupação
dos territórios do sertão do município do Prado; todas as tentativas de aldear os indígenas faliram
pela ineficiência da administração pública, pela insalubridade dos lugares, por falta de missionários
e pela resistência dos indígenas ao sistema de aldeamento; os indígenas reagiram ao processo de
dominação com ataques esporádicos às propriedades e sítios dos colonos, fugindo e/ou enganando
o aliciamento dos agentes da catequese e civilização e adentrando cada vez mais para os sertões
para fugir das perseguições e os assassinatos perpetrados pelos colonos. Evidenciou-se uma
disputa pelo território: os promotores da catequese e civilização e os fazendeiros, que incentivavam
a penetração e a ocupação dos sertões em nome do progresso da agricultura e do comércio e os
indígenas que viam a cada dia seu habitat encolhendo e, portanto, sua fonte de alimentação. Para
aqueles era uma questão de progresso; para estes, uma questão de sobrevivência.
PALAVRAS-CHAVES
Pataxós. Botocudos. Catequese. Civilização.
ABSTRACT
The paper aims to analyze the activity of catechesis and civilization of the "brave Indians" (Pataxó,
Botocudos, and Maxakalis) in the Prado village municipality in southern Bahia between 1844 and
1888. Based on a descriptive-historical approach of primary sources - handwritten and edited
documents it is evident that catechism and civilization initiatives were motivated by the stories of
attacks by "savage" Indians told by authorities and farmers from Prado village. Thus, the interest of
the promoters of catechesis and civilization, and of the farmers was to control the indigenous groups
who were defiant of penetration and occupation of the Prado hinterland. Furthermore, all attempts
to build villages for the Indians failed due to the inefficiency of the public administration, the
insalubrity of the places, the lack of missionaries, and the resistance of the Indians to the village
system. The Indians reacted to the domination process with sporadic attacks on settlers’ farms,
fleeing and/or tricking catechists, and moving further into the hinterland to escape persecution and
murder by the settlers. As a result, a territorial dispute became evident: on one side, catechists, and
farmers, who encouraged the penetration and occupation of the hinterlands for the progress of
agriculture and trade, and on the other side, the natives, who saw their habitat and source of food
decreasing every day. For the former, it was a question of progress; for the latter, a question of
survival.
KEYWORDS
Pataxó. Botocudo. Catechesis. Civilization.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT