Informação e o acesso ao ensino superior público por cidadãos excluídos

AutorMarcela Arantes Ribeiro, Marta Lígia Pomim Valentim, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior
CargoDoutoranda em Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências, PPGCI, Marília, Brasil. Técnica em Assuntos Educacionais / Doutora em Ciências da Comunicação Professora Titular, Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências, PPGCI, Marília, Brasil Líder do grupo de pesquisa: Informação, ...
Páginas48-62
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaç ão, Florianópolis, v. 27, p. 01-16, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83994
Artigo
Original
INFORMAÇÃO E O ACESSO AO ENSINO
SUPERIOR PÚBLICO POR CIDADÃOS EXCLUÍDOS
Information and access to Public Higher Education by excluded citizens
Marcela Arantes Ribeiro
Doutoranda em Ciência da Informação
Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e
Ciências, PPGCI, Marília, Brasil.
Técnica em Assuntos Educacionais
Universidade Federal de Rondônia, PROGRAD, Porto Velho,
Brasil.
marcela.arantes@unesp.br
https://orcid.org/0000-0003-4135-9725
Marta Lígia Pomim Valentim
Doutora em Ciências da Comunicação
Professora Titular, Universidade Estadual Paulista Faculdade
de Filosofia e Ciências, PPGCI, Marília, Brasil
Líder do grupo de pesquisa: Informação, Conhecimento e
Inteligência Organizacional
valentim@valentim.pro.br
https://orcid.org/0000-0003-4248-5934
Oswaldo Francisco de Almeida Júnior
Doutor em Ciências da Comunicação
Professor Associado
Universidade Estadual de Londrina, Brasil.
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em
Ciência da Informação
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, PPGCI,
Marília, Brasil.
Líder do grupo de pesquisa: Informação: Mediação, Cultura,
Leitura e Sociedade
ofaj@ofaj.com.br
https://orcid.org/0000-0003-3629-7435
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Aborda a importância da informação para o acesso ao ensino superior em instituições públicas federais de
cidadãos historicamente excluídos, como ação humana essencial que visa amenizar a s desigualdades sociais e
ressignificar o papel social dessas instituições.
Método: A pesquisa é natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, mais especificamente no qu e se refere a
abordagem da L ei 12.711, de 29 de agosto de 2012 , que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas
instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.
Resultado: Os resultados revelam que a informação é um elemento absolutamente fundamental para o acesso desses
cidadãos excluídos, bem como para despertar a compreensão sobre a importância da formação no âmbito do ensino
superior para todos.
Conclusões: Identificou-se múltiplas maneiras de se discutir a informação, nessa pesquisa destacou-se a perspectiva de
ação, que possibilita a apropriação, por parte do usuário de uma determinada informação, levando-o a compreender o
processo seletivo discente e a escolha por qualquer curso de graduação, em instituições federais de ensino, que lhe
possibilitará sua ascensão social e atuação profissional.
Palavras-chave: Informação. Apropriação da Informação. Acesso ao Ensino Superior Púb lico. Cidadãos Excluídos.
Brasil.
ABSTRACT
Objective: It addresses the importance of information for ac cess to higher education in federal public institutions for
historically excluded citizens, as an essential human action that aims to alleviate social inequalities and re-signify the social
role of these institutions.
Methods: With regard to methodological procedures, the research is qualitative in nature, of a bibliographic and
documentary type, more specifically with regard to the address of Law 12.711, of August 29, 2012, which provides for
admission to federal universities and federal institutions of secondary technical education and other measures.
Results: The results reveal that information is an absolutely fundamental element access for these excluded citizens, as
well as to awaken an understanding of the importance of educations in higher education for all.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT